Ar-condicionado split branco ao centro de uma parede verde bem larga. Abaixo do ar-condicionado está um sofá amarelo.

3 funções do ar-condicionado que ajudam a economizar energia no verão

Confira funções para economizar na conta de luz e veja sugestões de ar-condicionado econômico

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Com as temperaturas frequentemente ultrapassando os 40 graus no verão, ter um ar-condicionado na estação mais quente do ano passou a não ser mais visto como um artigo de luxo, mas sim como uma maneira de enfrentar o calor com mais conforto. Porém, isso traz uma preocupação extra: os altos custos da conta de luz.

Como o verão é a época do ano é que mais se gasta energia, é importante ter alguns cuidados para economizar energia elétrica. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas funções e tecnologias dos ares-condicionados que podem te ajudar a economizar na conta de luz. Confira e aproveite para ver alguns aparelhos de ar-condicionado que são bem econômicos!

Está pensando em comprar um ar-condicionado novo? Confira desse guia de como escolher um ar-condicionado.

Tecnologia Inverter x Dual Inverter

A tecnologia Inverter é a maior aliada de quem pensa em economizar na conta de luz. E isso só é possível graças ao seu processo de economia que exclui os picos de energia. Ou seja, o método de ligar e desligar o motor a todo instante - que é comum dos aparelhos tradicionais - não acontece nos aparelhos inverter. Por isso, esses modelos também costumam ser mais silencioso.

O ar-condicionado Inverter também é 60% mais econômico, de acordo com as fabricantes, pois, além de não ter picos de energia, ele também consegue manter a temperatura do ambiente e precisa retirar menos calor do local, gerando menos esforço e gasto de energia.

Um modelo que está valendo a pena é o Samsung WindFree, lançamento da Samsung que chega com o objetivo de ser um ar-condicionado inverter sem jato de vento direcionado, já que vem com 23.000 microssaídas de ar na parte da frente.

Já a tecnologia Dual Inverter, lançada em 2019 pela LG e exclusiva da marca, é ainda mais silenciosa e econômica que os modelos apenas inverter, prometendo uma economia de até 70% na conta, de acordo com a fabricante. Os aparelhos com tecnologia Dual Inverter têm um compressor rotativo duplo, que garante mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido. Aquele tempo de esperar o ambiente esfriar já ficou para trás!

Ar-condicionado Split - modelo Dual Inverter da LG (Imagem: Reprodução/LG)
Ar-condicionado Split - modelo Dual Inverter da LG (Imagem: Reprodução/LG)

Se você quer economizar sem passar calor, conheça o ar-condicionado LG Dual Inverter, que promete até 70% de economia de energia.

Inclusive, a marca lançou uma nova linha Dual Inverter Voice, que são os aparelhos com tecnologia Dual Inverter e que chegam também com comando de voz.

Conheça os aparelhos de ar-condicionado LG Dual Inverter Voice: novos aparelhos chegam com comando de voz.

Função Sleep

Apesar de muitos já estarem familiarizados e utilizarem esse modo ao dormir, não são todos que conhecem a verdadeira vantagem dessa tecnologia. A função Sleep ajuda a economizar na conta de luz e a manter o ambiente sempre em uma temperatura agradável pois, quando você aciona o botão “dormir”, a temperatura do ambiente aumenta 1ºC após a primeira hora, e mais 1ºC na segunda hora.

Isso faz com que tenha menos gasto de energia, já que essa função faz com que o ar-condicionado diminua a potência gradualmente e, consequentemente, exija “menos esforço” do aparelho para gelar ou aquecer o ambiente.

Gostou dessa função? Confira modelos de ar-condicionado com a função Sleep.

A função Sleep está presente também em aparelhos que não têm muitos recursos tecnológicos. Se você busca um ar-condicionado de janela e quer usar o modo Sleep, esse modelo Gree 7.500 BTUs pode ser uma boa escolha:

Função Timer

Imagina aquele dia abafado. Você sai do trabalho, entra no transporte com ar-condicionado e fica feliz pela surpresa. Mas já começa a pensar que adoraria chegar em casa com a sala geladinha e sem sofrer um roubo no final do mês com a conta de luz. Seria isso possível?

Sim. Isso é realidade com a ajuda da função Timer. Com o controle remoto do ar-condicionado, é possível programar que horas o aparelho vai ligar ou desligar automaticamente, sem gastar energia excessivamente. Ou seja, você pode programar o ar para ligar apenas 15 minutos antes de você chegar em casa, todos os dias.

O ar-condicionado split Electrolux Ecoturbo de 9.000 BTUs é um aparelho com vários recursos que ajudam na economia de energia, inclusive a função Timer. Confira as melhores ofertas para ele aqui no Zoom:

Sabia que escolher corretamente a potência do ar-condicionado pode te ajudar a economizar? Veja como calcular a potência ideal para quartos.

Extra: Selo Procel A

Além das tecnologias que ajudam a economizar na conta de luz, alguns modelos de ar-condicionado são mais econômicos e contam com o Selo Procel - que é dado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Ele é uma forma de indicar quais produtos apresentam melhor eficiência energética e, consequentemente, menos gasto de energia dentro de cada categoria.

Ar-condicionado Consul com etiqueta Procel A (Imagem: Reprodução/Consul)
Ar-condicionado Consul com etiqueta Procel A (Imagem: Reprodução/Consul)

Dentro de ar-condicionado, por exemplo, a classificação é dividida em A, B, C, D, E, F e G, sendo os aparelhos com Selo Procel A em eficiência energética os mais eficientes e econômicos. Já os que recebem a G são os que mais gastam energia. Essa classificação é possível ser encontrada na etiqueta que vem no ar-condicionado.

Ao adquirir um aparelho com o Selo Procel A, automaticamente, você estará garantindo uma economia na conta de luz e uma maior vida do ar-condicionado.

Para entender melhor quanto gasta um ar-condicionado, confira nosso artigo de como calcular o consumo de energia dos aparelhos.