Melhor ar-condicionado em 2020: modelos split, de janela e portáteis estão presentes na lista

Modelos portáteis, de parede, econômicos e poderosos entram na lista

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Hoje em dia temos uma diversidade de características em aparelhos de ar condicionado. Tem os portáteis, os de fácil instalação, os mais econômicos, os amigos do meio ambiente, entre tantos outros.

Diante das opções, é sempre bom levar em consideração as suas prioridades, o quanto quer gastar com o novo aparelho e, o mais importante: saber qual é o tamanho do espaço, para que você compre o modelo com a capacidade correta para esfriar - ou esquentar - a casa! Se você não sabe como calcular a capacidade do ar condicionado ideal, a gente te conta nesse artigo.

E, para te ajudar a tomar essa decisão, separamos os melhores modelos de ar condicionado em 2020 em três versões: split, de janela e portátil, com uma variedade de características e vantagens. Nessa lista, escolhemos opções das melhores marcas de ar condicionado. Continue com a gente e descubra qual é o modelo ideal para a sua casa.

Melhores aparelhos de ar condicionado split

(Imagem: Reprodução/Shutterstock)
(Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você procura por aparelhos econômicos e que tenham muitas funções para melhorar o ar do ambiente e deixar o clima ainda mais confortável, então modelos de ares-condicionados split vão te atender muito bem.

O que vale levar em consideração ao adquirir esse tipo de produto é que você precisa ter espaço suficiente para encaixar o ar-condicionado. Isso porque ele é composto de duas partes: a que fica na parte interna (evaporadora), dentro dos quartos e salas, e a externa (condensadora), que pode ficar na varanda ou em um espaço aberto fora do cômodo escolhido, por exemplo.

Separamos os melhores splits para você escolher o aparelho ideal, com base no melhor custo-benefício e nas funções extras que cada um apresenta. E se você quiser ver ainda mais modelos, é só clicar aqui!

1. LG Dual Inverter Voice: ar-condicionado com comando de voz

O LG Dual Inverter Voice ganha nossa medalha de ouro por ser um modelo econômico e inteligente. Mas o que chama a atenção mesmo para esse aparelho é que você pode controlá-lo por comando de voz, através do aplicativo da marca, o LG ThinQ.

Esse modelo é um recente lançamento da marca e basta você falar “Ok Google, ligar ar condicionado”, com o app da marca, que ele vai ligar sozinho, sem você precisar clicar em nenhum botão. É muito tecnologia, não acha?

Ele ainda vem com a tecnologia Dual Inverter, rotor duplo que faz com que a velocidade de rotação seja maior, e que garante além de uma economia de até 70% de energia, uma refrigeração 40% mais rápida, quando comparado a modelos tradicionais, de acordo com a marca.

Além disso, o ar-condicionado LG tem outras funções bem legais, como a Comfort Sleep, que regula a temperatura do ambiente durante o sono, para que não fique frio ou quente demais, e o Ionizador, capaz de nivelar deixar o ambiente mais úmido e confortável.

Ficha técnica do ar-condicionado Split LG Dual Inverter Voice:

  • Tipo de ciclo: Quente/Frio
  • 12.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Dual Inverter
  • Compatível com Google Assistente e Alexa
  • Pode ser controlado por comando de voz, através do app LG ThinQ
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²

2. Samsung WindFree Plus: ar-condicionado sem vento

Na segunda posição da nossa lista de melhores ares-condicionados temos um modelo split da Samsung, que chega com tecnologia exclusiva da marca, a WindFree, que faz com que não tenha sensação de vento direcionado. Composto por as 23.000 micros saídas de ar, elas conseguem deixar o ambiente agradável bem similar ao ambiente externo.

Indicado para ambientes de até 15m², esse ar-condicionado Samsung também tem suporte para comando de voz, assim como o modelo anterior, e pode ser controlado através do aplicativo exclusivo da marca, o SmartThings, que pode ser baixado tanto em smartphones Android quanto iOS.

Além disso, ele vem com a função Fast Cooling, que resfria o ambiente 43% mais rápido quando comparado com modelos convencionais, e o filtro de ar Easy Filter Plus, que garante que a parte interna do aparelho fique sempre limpa, mantendo o ar fresco e eliminando 99% das bactérias, de acordo com a fabricante.

Ficha Técnica do ar-condicionado Samsung WindFree Plus:

  • Tipo de ciclo: quente/frio
  • Potência: 9.000 BTUs
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: sim
  • Comando de voz: sim

3. O Split Elgin 18.000 BTUs tem sensor de temperatura no controle

Se você está procurando por um modelo com um pouco mais de potência, uma ótima opção é esse ar condicionado Elgin que tem 18.000 BTUs, ideal para cômodos que tenham de 20 a 25m².

Esse modelo vem com a tecnologia inverter, ciclo quente/frio, filtro ION AIR, capaz de eliminar 99,9% de vírus, bactérias e ácaros, segundo a fabricante, e que o torna um ótimo aliado contra doenças respiratórias. E, para quem busca uma refrigeração mais rápida, ele ainda vem com o sistema Turbo, que agiliza o processo.

Um detalhe interessante desse ar condicionado split é que ele tem o sensor de temperatura localizado no controle remoto. Dessa forma, você pode manter o controle por perto e ele terá uma noção mais exata de como está a temperatura naquele local.

Ficha técnica do ar-condicionado Split Elgin 18.000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Quente/Frio
  • 18.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Inverter
  • Ideal para ambientes de 20 a 25m²

4. O Split Springer Midea 12000 BTUs é uma ótima opção para os alérgicos

O destaque desse ar-condicionado Springer Midea fica por conta do seu sistema de filtragem AR+ PURO HD ION, que, segundo a marca, elimina até 99,9% das bactérias e vírus do ambiente, inclusive o vírus H1N1.

E aí fica a dúvida: como vou saber qual o momento ideal para limpar o filtro? Então, esse modelo te avisa quando a hora certa para você fazer a limpeza do filtro! Ou seja, um ótimo modelo para os alérgicos de plantão!

Seu motor é do tipo inverter e, além de economizar os 60% de energia esperados em modelos assim, ele ainda conta com a função EcoNoite, capaz de ajustar a temperatura automaticamente durante a noite e subir essa economia para 74%, de acordo com a fabricante.

Ficha técnica do ar-condicionado Split Springer Midea 12000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 12.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Inverter
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²

5. O Split Electrolux 9000 BTUs ajusta a temperatura durante seu sono

Na categoria de ambientes menores temos aqui uma ótima opção, que é esse ar-condicionado Split Electrolux, ideal para ambientes de 12 a 15m². Sua função Eco Turbo faz com que ele ajuste a temperatura automaticamente durante o sono, economizando energia.

E se você está pensando em contribuir com o meio ambiente, saiba que esse modelo usa o gás ecológico R410a, que não agride a camada de ozônio. Além disso, ele conta com o sistema de tripla filtragem, que retém até 99% das bactérias que causam alergia, segundo a fabricante

Por fim, sua função Turbo faz com que ele possa refrigerar de forma mais rápida para aqueles dias mais quentes.

Ficha técnica do ar-condicionado Split LG 12000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 9.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

Leia também: Os Melhores Aparelhos de Ar Condicionado Split em 2019

Melhores ares-condicionados de janela

(Imagem: Reprodução/Shutterstock)
(Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para você que não tem espaço em casa para encaixar uma condensadora de um aparelho split, então a melhor opção é comprar um ar-condicionado de janela/parede.

Com ele, você só precisa ter um buraco na parede ou na janela para encaixá-lo, de modo que ele fique com a parte de trás para fora do do casa ou apartamento. Esse modelo é muito usado em prédios, por exemplo.

Fizemos uma lista com os 5 melhores aparelhos de ar-condicionado de janela/parede para você escolher a opção que melhor se encaixa na sua casa. Os modelos têm diferentes funções, capacidades e tamanhos! E, se você quer ver ainda mais aparelhos, é só clicar aqui!

1. LG Dual Inverter: ar condicionado capaz de economizar até 70% de energia

Na primeira posição da nossa lista de melhores aparelhos de ar-condicionado de janela temos o recente lançamento da LG, que vem com a tecnologia Dual Inverter e é compatível com o Google Assistente e Alexa, ou seja, você pode controlá-lo por comando de voz. Ele é feito através do aplicativo da marca, o LG ThinQ.

Como dito anteriormente, o ar condicionado Inverter é capaz de economizar 70% de energia e refrigerar o ambiente 40% mais rápido do que um aparelho tradicional (não inverter). Além disso, vale ressaltar que esse ar-condicionado de janela é bem silencioso, então não vai te atrapalhar na hora da soneca.

Ele ainda vem com filtro lavável e removível. E você não precisa se preocupar em ter que ficar limpando-o toda hora, já que o aparelho tem um aviso luminoso que irá acender quando for necessário fazer a limpeza. Por fim, o design desse LG Dual Inverter Voice também chama bastante atenção, já que é mais sofisticado e todo branquinho, para combinar com qualquer cômodo.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela LG Dual Inverter Voice:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 10.000 BTUs
  • Voltagem: 127V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Tecnologia Dual Inverter
  • Compatível com Google Assistente e Alexa
  • Pode ser controlado por comando de voz, através do app LG ThinQ
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

2. Tenha um ambiente fresco mais rápido com o ar-condicionado Springer Midea Duo

Por ser um ar condicionado de janela, assim como o modelo anterior, esse Midea tem instalação bem fácil, pois muitos apartamentos já contam com o local para encaixá-lo, por exemplo.

Além disso, ele conta com dupla saída de ar, capaz de refrigerar de forma rápida e eficaz, e vem com um sistema de renovação do ar ambiente, para deixar o local onde está instalado ainda mais saudável.

Esse modelo também é ótimo para quem pensa no meio ambiente, já que usa o fluido refrigerante ecológico R410-A que é atóxico, não inflamável e não agride a camada de ozônio.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Springer Midea Duo:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 10.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

3. Ar-condicionado para ambientes de até 25m²: Consul CCI18EB 18.000 BTUs

Na quarta posição da nossa lista temos mais um ar-condicionado de janela Consul, boa opção para quem precisa de um modelo para cômodos maiores, de 20 a 25m².

Ele utiliza fluido refrigerante ecológico R-410A, que não agride a camada de ozônio, e vem com filtro de proteção ativa, que impede a proliferação de bactérias e fungos no ambiente. Uma boa opção para os alérgicos de plantão!

Esse ar-condicionado 18.000 BTUs também é um aparelho econômico, pois conta com o selo Procel A em eficiência energética. No mais, ele é um modelo simples, mas uma boa opção para quem precisa de um aparelho potente e econômico.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Consul CCI18B:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 18.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Filtro de proteção ativa
  • Ideal para ambientes de 20 a 25m²

4. Gree 10.000 BTUs: ar-condicionado com ótimo custo/benefício

Esse Gree é um ar condicionado para quem procura eficiência por um ótimo custo-benefício. Ele é um dos modelos mais recentes da marca e chega com um design compacto, para você encaixar no cômodo que precisar, desde que tenha o buraco na parede. Por ser um ar-condicionado 10.000 BTUS, ele é ideal para ambientes de até 15m².

Ele vem com filtro removível, que consegue filtrar poeiras e outras partículas existentes no ar, tubos de cobre com proteção Gold Layer, que são mais resistentes e duradouros, de acordo com a fabricante, e selo Procel A em eficiência energética, para você economizar na conta de luz.

Ficha técnica do ar-condicionado de janela Gree 10.000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • 10.000 BTUs
  • Voltagem: 127V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

Leia também: Os Melhores Aparelhos de Ar Condicionado De Janela em 2019

Melhores ares-condicionados portáteis

(Imagem: Reprodução/Shutterstock)
(Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se o que você procura é facilidade, chegou a sua hora. Um ar-condicionado portátil permite, por exemplo, que você assista um filme na sala fresquinha e, na hora de dormir, leve o aparelho para o quarto e espante o calor de lá também.

Vai fazer uma viagem para a praia? Esse modelo de ar-condicionado pode ser um bom companheiro neste momento também.

Por isso, separamos 3 modelos que juntam custo-benefício e algumas funções interessantes, como ter o tipo de ciclo quente/frio, para você escolher a melhor opção! Se quiser mais opções, confira todos os nossos ares-condicionados portáteis aqui.

1. Leve e use em qualquer estação do ano: ar-condicionado Portátil Philco 11.000 BTUs

Se você mora em um lugar que realmente faz frio nas estações com temperatura baixa, talvez o ideal pra você seja escolher um modelo que tenha ciclo quente e frio. Assim, vai garantir a melhor temperatura independente da época do ano.

Esse modelo de ar-condicionado Philco além de conseguir resfriar ou aquecer, ainda é portátil, o que facilita na hora de transportar para outros locais. Com potência de 11.000 BTUs, ele funciona melhor em ambientes mais compactos, de até 15m².

Com a função Timer, você pode programar o tempo de funcionamento em até 24 horas, dando mais liberdade para fazer suas atividades sem preocupação.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Philco 11000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: Quente/Frio
  • 11.000 BTUs
  • Voltagem: 127V ou 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²

2. Portátil Gree Koobes 12.000 BTUs, refresca espaços maiores

Se você busca as facilidades e o preço baixo do portátil Koobes, mas quer um aparelho para ambientes um pouco maiores, a opção certa é o modelo de 12.000 BTUs, capacidade suficiente para cômodos com até 20 m².

Outra facilidade desse modelo é no caso de uma possível falha do aparelho. O próprio ar-condicionado portátil reconhece o problema e exibe o código correspondente à falha, facilitando a manutenção. O fluido refrigerante é o R410A, aquele que não agride a camada de ozônio.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Gree 12.000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: frio
  • 12.000 BTUs
  • Ideal para ambientes de 15 a 20m²
  • Controle remoto: sim

3. Portátil Gree Koobes 10.000 BTUs, no tamanho certo para espantar o calor

Se a portabilidade é uma das principais características de um aparelho de ar-condicionado portátil, ele deve tem um tamanho adequado para quando for preciso fazer a mudança de ambiente. O portátil Koobes, da chinesa Gree, é um bom exemplo. Ele é bem compacto e ainda conta com rodinhas para facilitar o transporte.

Com 10.000 BTUs, o aparelho tem capacidade para refrescar um ambiente pequeno, de 15 m². O painel com display LED na parte superior também agrada pela facilidade em visualizar a temperatura e pelo fácil acesso aos controles. Ele também conta com controle remoto para deixar a vida do usuário ainda mais fácil.

Ficha técnica do ar-condicionado portátil Gree 10.000 BTUs:

  • Tipo de ciclo: frio
  • 10.000 BTUs
  • Ideal para ambientes de 12 a 15m²
  • Controle remoto: sim

Leia também: