O que é ar-condicionado Inverter?

Ar-condicionado Inverter alia a refrigeração à tecnologia para garantir um resultado eficiente e econômico

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Ar-condicionado Inverter é um nome que você já deve ter visto algumas vezes nos anúncios desse tipo de eletrodoméstico. Essa tecnologia já existe há alguns anos para diferentes modelos de ar-condicionado split e é uma grande aliada de quem quer refrescar diferentes cômodos da casa e economizar na conta de luz ao mesmo tempo.

Ainda assim, nem todo mundo conhece o ar-condicionado split Inverter ou sabe, exatamente, como ele funciona. Por isso, hoje essa é a missão do Zoom: vem descobrir como funciona a tecnologia Inverter para ar-condicionado!

O que é ar-condicionado Inverter?

O ar-condicionado Inverter é um aparelho idealizado para diminuir o consumo de energia elevado, que é muito comum em regiões quentes e épocas de temperaturas elevadas. Enquanto os modelos tradicionais de ar-condicionado funcionam com o compressor ligando e desligando automaticamente ao longo do uso, o Inverter permanece ligado até que o aparelho seja manualmente desligado.

Isto evita os picos de voltagem que aumentam o consumo. Outra grande vantagem desse tipo de aparelho é emissão de ruídos reduzida que esse funcionamento constante pode proporcionar - um ponto positivo para quem mora em apartamentos e não quer atrapalhar os vizinhos.

Quer saber quais são os melhores modelos e ar-condicionado Inverter para 2021? Descubra nessa matéria!

O ar-condicionado inverter une o design clean com a economia e a eficiência. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O ar-condicionado inverter une o design clean com a economia e a eficiência. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que significa ar-condicionado split Inverter?

A tecnologia desse tipo de aparelho faz o consumo de energia elétrica ser minimizado com a constância do compressor, mas ela não para por aí - e o nome "Inverter" tem bastante sentido. É que o ar-condicionado Inverter também inverte a frequência que controla a velocidade de compressão do ar do aparelho.

Por isso, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor vai ser a velocidade do compressor e, consequentemente, menor também vai ser o consumo de energia. Assim, fica fácil explicar porque o ar-condicionado split Inverter, em comparação com o modelo que não tem essa tecnologia, é responsável por 60% de economia na conta de luz.

Além disso, como o compressor do ar-condicionado Inverter sempre está atuando, não há oscilações na temperatura. Ou seja, você não passa frio ou calor a cada instante, porque depois que o cômodo atinge a temperatura desejada, o eletro trabalha na manutenção dela até o momento em que for desligado.

Ah, vale ressaltar que a tecnologia Inverter é bem mais popular nos aparelhos de ar-condicionado split, mas ela também já pode ser encontrada em alguns modelos de ar-condicionado de janela (e, até mesmo, em outros tipos de eletrodomésticos). Assim, você fica mais livre para escolher o que for mais prático no seu caso!

Ar condicionado Inverter
Essa é a diferença de funcionamento dos compressores de diferentes tipos de ar-condicionado. 

Para refrescar o home office, descubra qual é o ar-condicionado mais econômico para trabalhar de casa.

Ar-condicionado Inverter ou tradicional?

Por trazer os benefícios da tecnologia, é comum que um ar-condicionado split Inverter seja mais caro, e, por isso, muita gente se questiona, qual o ar-condicionado mais econômico entre ele e o tradicional.

Vale reforçar que a relação de custo/benefício do Inverter compensa, especialmente se você levar em consideração o menor consumo de energia. Ainda não está convencido de que vale a pena comprar um ar-condicionado Inverter? Veja as vantagens dele em relação ao ar-condicionado tradicional.

Quais as vantagens de um ar-condicionado Inverter?

Por trazer os benefícios da tecnologia, é comum que um ar-condicionado split Inverter seja mais caro, mas o custo/benefício compensa, especialmente se o menor consumo de energia for levado em conta. Ainda não está convencido de que vale a pena comprar um ar-condicionado Inverter? Veja as vantagens dele em relação ao ar condicionado tradicional.

 Ar Condicionado InverterAr Condicionado Comum
Consumo energéticoEconomiza até 60% de energia, já que o compressor aumenta e diminui a rotação gradativamenteCompressor liga e desliga constantemente, gerando picos de energia
Controle de temperaturaAtinge a temperatura desejada rapidamente e a mantém estável, sem oscilação entre calor e frioTem maior variação de temperatura, pois o comrpessor só volta a trabalhar depois que o ambiente está quente
Tipo de gásUsa gás ecológico, que não prejudica a camada de ozônioUsa o gás comum (R-22)
Emissão de ruídoMais silencioso, pois o compressor trabalha em baixa rotação quando estabiliza a temperatura, diminuindo o ruído da condensadoraCompressor costuma fazer mais barulho ao ligar e desligar
DurabilidadeMaior durabilidade, pois o desgaste do compressor é evitado, uma vez que o motor não fica ligando e desligando o tempo todoMaior desgaste por causa do trabalho pesado do compressor

Antes de fazer qualquer compra de valor alto, você deve, sim, levar em conta o quanto pode gastar e as vantagens dos aparelhos que vão ser considerados. Mas quando se trata de um ar-condicionado, não há dúvidas de que vale mais a pena investir na tecnologia Inverter - mesmo que, a princípio, o investimento pareça ser muito mais alto. A união de economia na conta de luz e conforto no seu dia a dia faz valer a pena!

Leia mais: