Entenda antes de comprar em Ar Condicionado

O que é ar condicionado Multi Split?

Conheça o ar condicionado Multi Split e suas vantagens.

Ar Condicionado Multi Split
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O Multi Split é um sistema de climatização que refrigera mais de um ambiente com apenas uma unidade condensadora - que fica do lado de fora - e múltiplos evaporadores distribuídos nos cômodos a serem resfriados. Tudo isso, é claro, com ótima relação custo-benefício.

Ideal para quem precisa manter vários ambientes com temperatura controlada, seja em casa ou no escritório, a quantidade de evaporadores do ar condicionado Multi Split pode variar conforme as fabricantes, ficando a maioria dos modelos entre duas ou três unidades.

Está interessado em comprar um ar condicionado Multi Split? Confira neste artigo algumas informações importantes!

 

Leia também: A invasão do ar condicionado split

Entenda como o Multi Split funciona

A principal diferença enter o Ar Condicionado Multi Split e os modelos convencionais é que o gás refrigerado de todas as evaporadoras circula por uma única unidade condensadora do lado de fora de casa. Assim, para climatizar dois quartos e uma sala, por exemplo, você não precisa comprar três aparelhos de ar condicionado separados.

Um ponto positivo do ar condicionado Multi Split é que tanto a instalação, quanto a manutenção, podem ser feitas de uma única vez ou em único dia, uma vez que todas as evaporadoras estão conectadas ao mesmo aparelho.

Aliás, esse tipo de ar condicionado funciona igual e dispõe das mesmas vantagens dos outros modelos de ar condicionado de parede/janela, portátil ou o split comum.

Como é a potência do Multi Split com apenas uma condensadora?

Em relação à potência, os aparelhos Multi Split podem oferecer uma divisão por igual ou independente para cada uma das evaporadoras (unidades internas).

Assim, você poderá encontrar aparelhos Multi Split com 18.000 BTUs, como esse Springer Midea, que tem 2 unidades internas de 9.000 BTUs ou 1 unidade interna de 9.000 BTUs + 1 unidade interna de 12.000 BTUs.

Você deve ter reparado que a soma das evaporadoras do último exemplo ultrapassam os 18.000 BTUs, certo? E sim, isso pode acontecer. Neste caso, a capacidade da segunda unidade interna pode sofrer uma redução para se adequar à capacidade total de 18.000 BTUs da condensadora, que é a unidade externa. Então você não poderá resfriar os dois ambientes simultaneamente na capacidade máxima.

Esse é um detalhe muito importante, então confira exatamente qual é a capacidade de cada evaporadora que você vai instalar antes de fazer a compra, ok?

E a instalação do ar condicionado Multi Split?

Indicado para quem não tem muito espaço na parte externa para colocar mais de uma condensadora, o Multi Split não está livre de pequenas obras como nos modelos de ar condicionado portátil, sendo preciso fazer furos na parede para passar os dutos que ligam a condensadora aos evaporadores.

Lembrando que a presença de um técnico especializado e autorizado pela marca do Multi Split que você comprou é essencial.

Assim como o ar condicionado split, o ar condicionado Multi Split é mais silencioso que modelos de Janela ou Parede, justamente porque o compressor fica instalado do lado de fora de casa.

Agora que você já conhece as vantagens do Multi Split, aproveite para refrescar todos os ambientes da sua casa.

Confira ofertas de aparelhos de ar condicionado Multi Split:

 

Leia também: Melhores Aparelhos de Ar Condicionado

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado