Zoom indica em Ar Condicionado

Qual ar condicionado é mais econômico?

Descubra quais funções economizam energia elétrica no ar condicionado.

ar condicionado econômico
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Está em busca de um ar condicionado econômico para o verão 2019? Para economizar durante todo o ano, e não somente na estação mais quente, é preciso levar alguns pontos em consideração antes de escolher o melhor aparelho para a sua casa, apartamento ou escritório.

Além de procurar por aparelhos com recursos bem modernos, é indicado prestar atenção nas funções e tecnologias desenvolvidas para entregar ao consumidor produtos, como o Selo Procel A e tecnologia Inverter, que otimiza o consumo de energia.

Pensando na sua comodidade e também no seu bolso, veja quais características não podem faltar no seu próximo aparelho de ar condicionado.

Ar condicionado Inverter é mais econômico


Leia também: Como escolher ar condicionado com a capacidade certa?

Ar condicionado Inverter e Dual Inverter

Um ar condicionado Inverter utiliza o compressor de forma mais inteligente. No lugar do condicionador de ar desligar o compressor ao atingir a temperatura desejada, o compressor e a frequência do motor ficam em um giro mais lento, sem parar completamente.

Assim, não existe mais o pico de liga/desliga, mas sim um funcionamento gradual até atingir novamente a temperatura. Pesquisas indicam que essa função garante redução de até 30% no consumo, oferecendo a você um ar condicionado econômico.

É importante destacar que apenas os modelos de ar condicionado split, como o LG Líbero E+, contam com a tecnologia Inverter.

E, por falar em LG, a marca também foi pioneira em trazer a tecnologia Dual Inverter para o Brasil. O ar condicionado Dual Inverter conta com rotor duplo, que traz ainda mais estabilidade. Segundo a fabricante, a economia de energia chega a 70%, se comparado com modelos tradicionais.

Qual é a melhor marca de ar condicionado Inverter? Tire suas dúvidas no nosso fórum!

Ar condicionado com função Sleep

Outro recurso bem interessante presente em um ar condicionado econômico é a função Sleep. Disponível em aparelhos de diversas marcas, inclusive nos modelos de ar condicionado portátil, essa função é ideal para as noites de sono.

Enquanto dormimos, a temperatura do nosso corpo diminui, já que trocamos menos calor com o ambiente e, além disso, a maioria dos aparelhos eletrônicos e lâmpadas estão desligados, o que gera menos calor.

Sendo assim, um ar condicionado com função Sleep é capaz de regular a temperatura do ambiente, aumentando a temperatura do aparelho automaticamente. Ao controlar a temperatura de acordo com o ciclo do sono, o aparelho gasta menos energia e ainda oferece uma noite mais confortável.

O Electrolux Eco Turbo possui tal função e pode ser um ar condicionado econômico com recursos bem úteis para o seu cômodo.

Ar condicionado com Selo Procel A

Já o Selo Procel não é exatamente uma tecnologia, mas sim uma certificação determinada pelo INMETRO com Eletrobras e Petrobras, que determina o nível de eficiência energética do ar condicionado.

Quando um condicionador de ar é classificado e alcança o nível de eficiência "A", o aparelho ainda recebe o Selo Procel, ou seja: um ar condicionado com Selo Procel A oferece menos consumo de energia enquanto trabalha.

O Consul CCN10DB é um dos aparelhos que receberam Selo Procel A na sua certificação, sendo mais uma opção de ar condicionado econômico para você.

Ao conhecer melhor essas informações, fica bem mais prático comprar um ar condicionado econômico. Assim, além de garantir a melhor temperatura no seu ambiente, você ainda terá um aparelho capaz de ajudar na conta de luz.

Leia também: Melhores Aparelhos de Ar Condicionado

Mais sobre o /deumzoom:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ar condicionado