Qual ar condicionado é mais econômico?

Comprar um ar-condicionado econômico vai ficar muito mais fácil com essas dicas

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A busca por um ar condicionado econômico é muito comum nas épocas mais quentes do ano, mas tem se tornado uma constante antes de qualquer compra desse tipo de eletro. Afinal de contas, escolhendo os modelos com mais tecnologia e algumas funções específicas, você consegue aproveitar o conforto garantido por eles sem precisar se preocupar muito com a conta de luz no final do mês.

Por isso, hoje o Zoom vai te ajudar a descobrir qual ar-condicionado consome menos energia: tecnologia Inverter, Selo Procel A e a função Sleep devem guiar a sua busca. Dá só uma olhada e descubra como cada uma dessas funcionalidades trabalham para aumentar sua economia!

Ar condicionado Inverter é mais econômico
Ar-condicionado econômico alia conforto térmico a conta de luz sem grandes surpresas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quer descobrir como economizar com o ar-condicionado no verão? Dá uma olhada nessas dicas!

Ar-condicionado Inverter

Tecnologia do ar-condicionado Inverter muda o funcionamento do compressor para diminuir consumo de energia

Quem está procurando um ar-condicionado que gasta menos energia, certamente, já ouviu falar nos modelos Inverter. Essa tecnologia utiliza o compressor de forma mais inteligente: ao invés de desligar ao atingir a temperatura desejada, ele e a frequência do motor ficam em um giro mais lento, sem parar completamente, até que você desligue o ar-condicionado. Isso evita o pico de liga/desliga, comum aos aparelhos tradicionais, e essa simples mudança pode oferecer a você um ar condicionado econômico, que consome, em média, 60% menos energia.

Assim que surgiu, a tecnologia Inverter só podia ser encontrada em modelos de ar-condicionado split, mas hoje em dia é possível adquirir aparelhos diferentes com a funcionalidade (mesmo que de forma mais rara). Inclusive, fica a dica: você também pode encontrar a tecnologia Inverter em outros eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas e lavar.

Ar-condicionado Dual Inverter

Se colocando um passo a frente de outras marcas, a LG trouxe para o Brasil a tecnologia Dual Inverter, que, de acordo com o fabricante, aumenta a economia no uso do ar-condicionado para 70%. A diferença desses para outros modelos é que o compressor é duplo e, portanto, mais estável e rápido - ele atinge a temperatura ideal em menos tempo e, depois só trabalha para manter o cômodo do jeito que você deseja.

Função Sleep

Aumento de temperatura gradual ajuda na eficiência de um ar-condicionado econômico

Outro recurso bem interessante presente em um ar-condicionado econômico é a função Sleep. Disponível em aparelhos de diversas marcas, inclusive nos modelos de ar-condicionado portátil, essa função é ideal para as noites de sono. Enquanto dormimos, a temperatura do nosso corpo diminui, já que trocamos menos calor com o ambiente. Além disso, a maioria dos aparelhos eletrônicos e lâmpadas estão desligados, o que gera menos calor.

Um ar-condicionado com função Sleep é capaz de regular a temperatura do ambiente, aumentando a do aparelho gradativamente. Ao controlar a temperatura de acordo com o ciclo do sono, o aparelho gasta menos energia e ainda oferece uma noite mais confortável, sem que você acorde com muito frio.

Precisa economizar com o ar-condicionado no home office? Confira nossa seleção de modelos ideais para isso

Selo Procel A

Selo de eficiência energética determina qual o ar-condicionado mais econômico

O Selo Procel não é exatamente uma tecnologia, mas sim uma certificação determinada pelo INMETRO o Ministério de Minas e Energia. Ele determina o nível de eficiência energética de diferentes eletrodomésticos, inclusive os aparelhos de ar-condicionado.

Um ar-condicionado com Selo Procel A passou por diversos testes e funciona da forma mais econômica possível. Isso garante, ao consumidor, transparência no momento da compra e estimula nas marcas a fabricação de produtos sustentáveis e que consomem menos energia.

Com acesso a todas essas informações, fica bem mais fácil comprar um ar condicionado econômico. Assim, além de garantir a melhor temperatura no seu ambiente, você ainda terá um aparelho que não vai pesar ainda mais na conta de luz.

Leia também: