Tecnologia Inverter: como economizar energia elétrica com ela em diferentes tipos de eletrodomésticos

Conheça a tecnologia que te ajuda e economizar na conta de luz

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A tecnologia Inverter tem se tornado cada vez mais popular em vários eletrodomésticos. Ela surgiu nos aparelhos de ar-condicionado, mas já pode ser encontrada em geladeiras e máquinas de lavar, eletros que consomem bastante energia durante seu uso. Ela é bem conhecida pela economia que causa na conta de energia elétrica, mas também pode ser responsável pela diminuição do ruído dos aparelhos e por um aumento na vida útil de cada um deles.

Ainda assim, muita gente se pergunta se a tecnologia inverter vale a pena. Por isso, hoje o Zoom vai te explicar como ela funciona e mostrar como economizar energia elétrica com ela na sua casa. Vem ver!

Está pensando em economizar na conta de luz? Dá uma olhada nas nossas dicas de como fazer isso no verão!

O que é tecnologia Inverter?

A tecnologia Inverter, em geral, atua uniformizando o fluxo de energia dos aparelhos que têm esse tipo de compressor. Dessa forma, ela garante que eles vão ser usados de acordo com a necessidade (sem se esforçar e gastar mais do que o necessário) e também evita as oscilações que consomem ainda mais energia. Como os aparelhos de ar condicionado, geladeiras e máquinas de lavar roupa funcionam de forma diferente, é comum que a tecnologia Inverter atue de maneira adaptada em cada um deles.

A geladeira Inverter atinge a temperatura mais rápido e estabiliza o motor (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A geladeira Inverter atinge a temperatura mais rápido e estabiliza o motor (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como economizar energia elétrica: a ação da tecnologia Inverter nos eletrodomésticos diferentes

Ar-condicionado Inverter e Dual Inverter

O ar-condicionado Inverter é mais eficiente: graças à inversão do compressor, o ambiente em que ele está instalado alcança a temperatura desejada bem mais rápido e, depois disso, o motor se estabiliza e segue funcionando dessa maneira até você desligar o eletro. Nesse momento, um ar-condicionado que não é Inverter diminuiria a velocidade de ação do compressor até o ponto em que ele precisasse ser "ativado" novamente, gerando um pico de energia que aumenta o consumo.

A tecnologia Dual Inverter, por sua vez, usa um compressor duplo, que é ainda mais rápido para chegar à temperatura desejada, estável e eficiente. Por isso, ele também acaba sendo mais econômico no fim do mês.

Geladeira Inverter

Ao pesquisar sobre geladeira Inverter, muita gente se confunde com os modelos Inverse, que têm o refrigerador em cima e o freezer embaixo. Preste atenção: a tecnologia Inverter, que economiza energia, pode ser encontrada em geladeiras com diferentes modelos de portas. Nesse caso, o funcionamento é bem parecido com o dos aparelhos de ar-condicionado: quando a geladeira atinge a temperatura desejada, o compressor se mantém constante, evitando os picos de energia que são muito comuns em modelos mais antigos.

Máquina de Lavar Inverter

A diferença maior de funcionamento da tecnologia Inverter aparece nas máquinas de lavar roupa. Nesse caso, ao invés do esforço do motor ser o mesmo em todos os ciclos e quantidades de peças sendo lavadas, há uma adaptação que é responsabilidade dessa tecnologia. A rotação é controlada e a lavagem acontece de forma mais econômica, eficiente e silenciosa. Na prática, isso significa que uma lavadora Inverter não vai fazer o esforço que faria na lavagem de um edredom king size quando for lavar apenas algumas peças infantis. No fim do mês, a diferença aparece na conta de luz.

A máquina de lavar Inverter é mais silenciosa e econômica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A máquina de lavar Inverter é mais silenciosa e econômica (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Selo Procel também deve ficar no seu radar na hora de escolher aparelhos econômicos: conheça mais sobre ele na nossa matéria!

Tecnologia Inverter vale a pena?

Mesmo com o funcionamento comprovado, na hora de comprar um eletrodoméstico com tecnologia Inverter muita gente pondera por causa do preço: é comum que esses aparelhos tenham outros tipos de recursos que otimizam o uso e, por isso, sejam mais caros do que a média. Com a necessidade de investir mais dinheiro logo de cara, eles podem sair do seu orçamento, mas se você colocar na ponta do lápis, com economia na conta de luz e maior tempo de vida útil do aparelho, pagar a diferença de preço num aparelho Inverter, compensa, sim. Mesmo assim, não deixe de pesquisar, comparar os valores e escolher o produto que vai ser útil e eficiente na sua casa.

Leia também:

  • Melhor máquina de lavar roupa de 2021
  • Melhor geladeira Side by Side de 2021
  • Melhor ar-condicionado de 2021