Entenda antes de comprar em Armário e Balcão de Cozinha

Como organizar uma cozinha pequena?

Confira dicas de como organizar uma cozinha pequena de maneira prática.

como organizar uma cozinha pequena
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Saber como organizar uma cozinha pequena é necessário não apenas para manter a ordem no ambiente, como também para preservar de maneira ideal utensílios, objetos, eletrodomésticos e, até mesmo, alimentos. Mas nem todo mundo acerta na tarefa, achando que o pouco espaço é um problema.

Nós discordamos! E vamos mostrar como organizar cozinhas pequenas de maneira simples, prática e muito eficaz.

Passo a passo para organizar uma cozinha pequena

Seguir uma simples lista pode ajudar bastante a deixar uma cozinha pequena organizada e facilitar o uso no dia a dia. Veja alguns passos:

  • retire tudo do lugar;
  • limpe armários, prateleiras e utensílios;
  • jogue fora (ou separe para doação) o que você não usa mais;
  • separe pratos e copos que você usa do dia a dia e coloque-os à mão (em armários ou prateleiras);
  • invista em prateleiras e armários suspensos (são ótimas para panelas e formas);
  • instale barras para pendurar facas, colheres e itens semelhantes com ganchos;
  • guarde as tábuas e assadeiras sempre na vertical para economizar espaço;
  • na pia, mantenha apenas utensílios usados diariamente, como escorredor, lixeira e artigos de limpeza;
  • otimize os espaços nas gavetas deixando os objetos organizados;
  • use os nichos dos armários como organizadores de mantimentos.

Como organizar a geladeira

De nada adianta organizar a cozinha e se esquecer da geladeira, não é mesmo? A primeira dica é planejar as compras. A segunda, jogar fora embalagens desnecessárias.

Além disso, é importante, por exemplo, manter ovos, iogurtes, carnes e queijos na parte superior da geladeira, pois esses alimentos precisam de mais refrigeração.

Outra dica é manter os mesmos tipos de alimentos sempre nas mesmas prateleiras. Se você tem hábito de colocar frutas na gaveta, garanta que todas estejam sempre nesse local. O mesmo vale para verduras, panificações e demais itens de alimentação.

Ah, aqui vai mais uma dica importante: jamais coloque panelas com sobras de comida na geladeira. Elas ocupam muito espaço. Opte por potes de vidro e os mantenha bem fechados não apenas para conservar por mais tempo, mas também para evitar contaminação.

Bebidas, condimentos (mostarda e ketchup) e alimentos de uso mais frequente devem ficar na porta da geladeira, para serem acessados mais rapidamente.

Armários e prateleiras

Para garantir a organização da cozinha, é necessário investir um tempo nos armários. Não jogue os itens de qualquer maneira. É importante adquirir cestinhos e organizadores para otimizar o espaço.

Além de garantir a durabilidade dos itens guardados, você vai economizar tempo ao manter tudo que precisa sempre à mão e organizado. Mas como o seu espaço é restrito, opte por cestas em formato quadrado ou retangular, para garantir melhor encaixe.

Vai colocar copos em prateleiras? Jamais faça pilhas. Opte por enfileirar os itens, de forma a não quebrá-los. Vai guardar panelas de teflon? Remova as tampas e coloque-as empilhadas, lembrando de usar papel toalha entre elas para evitar danos.

Agora que você viu como é simples organizar uma cozinha pequena, que tal expandir seus dotes e colocar ainda mais a mão na massa? Leia as nossas dicas e aprenda como decorar uma sala pequena ou mesmo o quartinho do bebê agora mesmo!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!