Aspirador de pó inteligente: o que é? Como funciona? 4 opções para você conhecer

O aspirador de pó inteligente é mais um dos eletros responsáveis por automatizar a sua casa

Ariel Cristina BorgesEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O aspirador de pó inteligente é a solução de limpeza para quem não se importa em aumentar o uso de tecnologia no dia a dia de casa. Assim como outros eletrodomésticos e eletroportáteis smart, eles costumam ser bem mais caros do que outros modelos mas oferecem uma série de vantagens no dia a dia para compensar o alto investimento. Aqui no Brasil ele ainda não é tão popular quanto os modelos verticais, por exemplo, mas é uma questão de tempo: foi assim com uma série de outros aparelhos que deixam sua casa automatizada.

Se você ainda não sabe muito sobre os modelos de aspirador de pó inteligente, hoje a gente vai te ajudar: dá uma olhada nas características comuns a esse tipo de aparelho aqui embaixo e conheça quatro opções que você pode comprar!

Aspirador de pó inteligente: por aqui, eles são mais comuns na versão robô

Nessa notícia aqui, a gente contou que no início desse ano a LG lançou um modelo de aspirador de pó inteligente na versão vertical que esvazia o reservatório de pó depois do uso sozinho - mas a versão ainda não chegou aqui no Brasil. Nas nossas terras, o esse tipo de aparelho chega, geralmente, na versão de aspirador de pó robô. Você pode considerar "inteligente" qualquer versão que tenha tecnologias que garantem independência para o aparelho e autonomia para você: assim, vai ser possível focar em outras coisas enquanto a limpeza de casa fica por conta do robô. Quer saber das funções comuns desses aparelhos? Olha só:

Controle por smartphone

Não dá para negar que os nossos celulares já se tornaram muito mais do que apenas aparelhos de uso específico. Na palma da mão, além de controlar compromissos e relações sociais, também é possível ligar, desligar e programar geladeiras, máquinas de lavar roupa, televisões e, também, o robô aspirador de pó. E você nem precisa estar no mesmo lugar que ele: basta manter o aparelho conectado à rede Wi-Fi e usar os aplicativos respectivos de cada marca. Dá para programar a limpeza sempre para o mesmo horário em dias seguidos ou alternados, para ativar o uso enquanto você está na rua e garantir que vai estar tudo limpo quando chegar e uma série de outras funções específicas para cada aspirador robô.

O controle por smartphone é uma das principais características de um aspirador de pó inteligente (Foto: Shutterstock)
O controle por smartphone é uma das principais características de um aspirador de pó inteligente (Foto: Shutterstock)

Guia por voz

Se você é do tipo que gosta de saber o que está acontecendo ao seu redor mesmo quando precisa manter a atenção em uma tarefa específica, o guia por voz de alguns modelos de aspirador de pó inteligente vai te ajudar muito. Ele funciona te atualizando, de tempos em tempos, sobre seus modos de programação e limpeza. Assim você consegue mudar as configurações se for necessário e saber sempre onde o aparelho está durante a faxina. A funcionalidade pode ser desativada se você preferir um ambiente mais silencioso.

Quer saber como escolher o aspirador de pó robô? Veja as nossas dicas aqui!

Mapeamento dos ambientes

Enquanto funciona, o robô aspirador de pó fica andando pela sua casa e boa parte dos modelos têm sensores antiqueda e de obstáculos, mas os robôs inteligentes levam essa tarefa a outro nível: conforme circulam, alguns modelos mapeam o posicionamento de paredes, degraus e móveis para traçar a rota de limpeza mais eficiente para o dia a dia. Afinal de contas, se ele souber para onde está indo, vai ser mais objetivo no caminho, economizar bateria e ter energia para limpar uma área maior da sua casa. Incrível, né?

Carregamento automático

Deixamos essa função por último porque ela não é exclusiva dos modelos de aspirador de pó inteligente, mas é mais comuns nele. Com sensores de direção, ao perceber que a bateria está acabando, os aspiradores robô com essa funcionalidade voltam para a base carregadora automaticamente. Isso significa que você não vai precisar ficar procurando o aparelho descarregado entre os cômodos da casa para colocar para carregar. Parece um detalhe pequeno, mas ele aumenta muito a praticidade no uso desse eletroportátil.

Agora, conheça os modelos de aspirador de pó inteligente que fazem sucesso aqui no Zoom e a gente indica:

1. Aspirador de Pó Robô Xiaomi Roborock S50

O RoborockS50 da Xiaomi é uma das principais opções de aspirador de pó inteligente do mercado. Ele pode ser controlado pelo seu celular com o aplicativo Mi Home, tem sensor de distância a laser que mapeia a sua casa e mostra no app o trajeto que ele fez, programas de limpeza diferentes e sensor antiqueda. Além disso, ele ainda tem bateria com autonomia de duas horas e meia e as funções de varrer, aspirar e passar pano na casa.

2. Aspirador de Pó Robô Samsung Powerbot VR7200

O modelo de aspirador de pó inteligente da Samsung Powerbot VR7200 tem uma série de diferenciais. A escova autolimpante Soft Action, que garante a eficiência da limpeza de qualquer tipo de piso, é um deles, mas além disso o aparelho também conta com um triturador autolimpante que impede que a escova fique entupida, mapeamento dos ambientes, guia por voz e uma tecnologia específica para limpeza dos cantinhos da casa. Tudo isso pode ser controlado pelo app Smart Things, exclusivo da marca.

Afinal de contas, o aspirador de pó robô vale a pena? Dá uma olhada nos prós e contras do modelo aqui!

3. Aspirador de Pó Robô iRobot Roomba 675

O aspirador de pó inteligente da iRobot Roomba 675 é um dos principais do mercado e faz muito sucesso aqui no Zoom. Ele pode ser controlado por smartphone, volta para a base recarregadora sozinho, funciona em pisos frios, carpetes, tapetes e pisos de madeira e tem sensores antiqueda. Mas não para por aí: esse modelo tem uma tecnologia de detecção de sujeira que gasta mais tempo concentrado em áreas do ambiente que estão mais sujas e também é compatível com a Google Assistente e com a Alexa, assistente da Amazon, ou seja: também pode ser controlado por voz.

4. Aspirador de Pó Robô Ropo Smart

O modelo mais barato dessa nossa pequena seleção é o aspirador de pó inteligente Ropo Smart. Como todos os outros, ele tem controle por smartphone, ciclos de limpeza pré-programados, sensor antiqueda, sensor de poeira e volta sozinho para a base de recarga. O Ropo Smart varre, aspira, passa pano, tem sistema de navegação que evita obstáculos e duas horas de autonomia de bateria para a limpeza de casa.

Leia Mais: