Aspirador de pó Robô Mondial RB-01 vale a pena em 2020?

Confira a análise de ficha técnica desse modelo robô e saiba se compensa ou não investir no aparelho!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O aspirador de pó robô Mondial é uma opção com bom custo-benefício que vai te ajudar a manter a casa limpa, sem pelos de animais ou poeira da rua, por exemplo. Ele é um modelo muito buscado aqui no Zoom e, como qualquer outro, tem suas vantagens e desvantagens.

Pensando nisso, nós fizemos uma análise da ficha técnica do aspirador de pó robô Mondial RB-01 para saber se vale a pena comprar este aspirador em 2020. Por isso, é importante destacarmos que não testamos o produto, apenas analisamos as informações apresentadas pela fabricante e comparamos com as tecnologias recentes no mercado.

Já vamos adiantar que ele é um aspirador de pó robô bem básico, funciona bem em locais pequenos e tem ótimo custo-benefício. Seu funcionamento é rotativo, então fica um pouco difícil para o robô andar em linha reta, o que pode afetar a limpeza dos cantinhos em espaços maiores. Para saber mais detalhes, continue com a gente!

Saiba mais:

Pontos positivos do aspirador robô Mondial:

  • Sensor antiqueda
  • Limpeza programada
  • Autonomia da bateria de 2 horas
  • Modelo 3 em 1: limpa, aspira e varre
  • Vem com 2 escovas giratórias
  • Design Superslim

Pontos negativos do aspirador robô Mondial:

  • Reservatório com baixa capacidade
  • Não aspira água
  • Não aspira grandes áreas
  • Não possui retorno automático à base para recarga

Ficha técnica do aspirador Robô Mondial RB-01:

  • Tipo: aspira apenas pó
  • Tipo de uso: doméstico
  • Potência: 30W
  • Utiliza saco descartável: Não
  • Capacidade do reservatório: 140 ml
  • Voltagem: Bivolt

Design

Modelo bem baixo e resistente

O robô aspirador de pó Mondial Fast Clean RB-01 é vermelho com laterais emborrachadas pretas, redondo e um dos mais baixos da categoria, já que vem com apenas 8 cm de altura. Esse tamanho é estratégico para que o aspirador de pó acesse locais que acumulam muita poeira, como embaixo de camas, sofás e outros móveis.

Além disso, ele ainda vem com mini cerdas, para limpar os cantinhos e frestas, já que seu design arredondado faz com que ele não consiga alcançar os cantinhos sem a ajuda dessas vassourinhas.

O aspirador de pó robô Mondial RB-01 vem com cerdas laterais, para melhor limpeza dos cantinhos e frestas. (Imagem: Divulgação/Mondial)
O aspirador de pó robô Mondial RB-01 vem com cerdas laterais, para melhor limpeza dos cantinhos e frestas. (Imagem: Divulgação/Mondial)

Apesar do design Superslim, ele é um modelo nacional robusto e fabricado com plásticos firmes e bom acabamento, o que lhe garante maior resistência. Os modelos mais baratos costumam apresentar menor resistência devido aos materiais de baixo custo usados na fabricação, mas a Mondial não abriu mão da qualidade da matéria, prima combinada ao preço acessível.

Acessórios e tipo de uso

Varre com 2 escovas giratórias, limpa com o pano embutido e aspira pó

Os recursos desse aspirador de pó Mondial incluem duas escovas laterais que retiram a sujeira de vãos e frestas, a flanela embutida e a versatilidade 3 em 1: varre, limpa e aspira pó. A flanela embutida é capaz de secar respingos de água, sem riscar os pisos. A boa notícia é que ela é removível e pode ser lavada separadamente, sem preocupações. Ponto de atenção: esse não é um aspirador de pó e água, mesmo tendo a flanela para auxiliar, já que ele não consegue limpar poças de água, por exemplo.

Aspirador Mondial vem com flanela, para auxiliar na limepza da casa. (Imagem: Divulgação/Mondial)
Aspirador Mondial vem com flanela, para auxiliar na limepza da casa. (Imagem: Divulgação/Mondial)

Outros recursos desse modelo de entrada são os 3 sensores que auxiliam a movimentação do robô aspirador de pó. O sensor infravermelho superior desacelera o aparelho e desvia de obstáculos como móveis e paredes, evitando o choque.

O sensor de colisão, ou anti-risco, funciona como pára-choque emborrachado e é responsável por alterar a direção, e frear quando necessário. Já o sensor infravermelho posterior consegue evitar que o aspirador de pó robô Mondial caia de uma altura fatal e coloque seu funcionamento em risco.

Potência e reservatório

Autonomia de 2 horas de bateria, mas reservatório com pouca capacidade

Outro grande destaque desse modelo de aspirador robô é a bateria, uma das mais altas em autonomia da categoria, podendo funcionar 2 horas até a próxima recarga, segundo a fabricante. Mas nem tudo é perfeito, e infelizmente o robô da Mondial não é smart e não traz a função de retorno automático à base para recarga.

Diferente de modelos mais recentes, o aspirador robô Mondial não efetua o mapeamento do local sujo e acaba se “perdendo” em ambiente maiores. Outra limitação está ligada ao poder de sucção, já que a potência é de apenas 30W e por isso ele pode “engasgar” com resíduos maiores como papel e comidas. Todos esses fatores só reforçam que o aspirador Robô Mondial é para manutenção mais simples da casa, já que ele é capaz de limpar apenas poeira e pelos.

A capacidade do reservatório só comportar apenas 140 ml de resíduos sólidos, mas tem a vantagem de não usar sacos descartáveis ou reutilizáveis. Basta retirar o reservatório, esvaziar e limpar para que o robô continue a limpeza. Mas, lembrando que como esse robô não é smart, ele não te avisa quando o reservatório atinge o máximo de poeira. Fique atento pois quando isso acontecer, ele não para de funcionar e pode sujar mais do que limpar de fato.

Custo-benefício

Vale a pena comprar o aspirador de pó robô Mondial?

O aspirador de pó Robô Mondial é bom para ambientes menores e é considerado um excelente modelo nacional da categoria de entrada devido à alta resistência e autonomia de 2 horas da bateria. Portanto, ele é ideal para quem procura um aparelho mais simples e com bom custo-benefício.

Já para aqueles que buscam um robô mais inteligente e que seja capaz de aspirar locais maiores com mais autonomia, recomendamos que procure outros modelos um pouco mais caros e inteligentes, mas que vão atender melhor essas necessidades do que o aspirador de pó robô Mondial.