Quando o assunto é tecnologia, você pensa em quais produtos? Um smartphone com configuração potente, uma TV 4K, um relógio inteligente... ufa! Opções não faltam, mas você já pensou em tecnologia para deixar sua casa limpa? Se na sua mente a possibilidade de limpar a casa com ajuda de robôs era tecnologia para um futuro distante, então você pode gostar de saber isto: produtos inovadores existem, e eles podem ir bem para a sua casa.

Robô de limpeza: imagine um desses na sua casa!

O mais conhecido desses eletroportáteis pra lá de modernos é o aspirador de pó robô. Já pensou sair de casa, passar o dia no trabalho, e quando voltar ter o chão da sua casa bem limpinho? Sim, isso é possível com esses aspiradores smart.

Há diversos modelos que permitem programar o horário, e eles podem faxinar sua casa toda, sem deixar nenhum cômodo de fora. Tem aspirador de pó robô que é capaz até de limpar superfícies molhadas, sabia? Bom para aquele copo d'água que você acidentalmente deixou cair no meio da cozinha.

Algumas versões desses aspiradores são tão inteligentes que você nem vai precisar se preocupar, caso more em uma casa com dois ou mais andares. Isso porque alguns modelos conseguem detectar escadas: eles chegam bem pertinho do degrau, mas reconhecem, por meio de sensores, que dali não podem ultrapassar. Para realizar a limpeza, o aspirador consegue "mapear" todos os cômodos – assim ele passeia por diferentes ambientes, eliminando toda a sujeira.

É claro que é preciso se lembrar disto: dia de faxina com o aspirador de pó robô não é dia de deixar objetos espalhados pelo chão, certo? Então, nada de esquecer o chinelo no meio da sala, jornal esquecido perto da porta de entrada... tudo isso pode "confundir" o aspirador.

Pronto, limpeza feita na sua casa, enfim chega a hora do aspirador retornar à "casa" dele. Depois do trabalho, o robô volta para a sua base (que fica ligada na tomada) para ser recarregado.

Várias empresas desenvolveram modelos de aspirador de pó, e a marca Ecovacs lançou recentemente o aspirador Deebot D35 Super Slim. O nome do produto, aliás, já deixa claro uma das suas vantagens: ser fininho. Como ele é compacto, consegue limpar embaixo de móveis, em uma altura de até 6cm. Com ele, você pode programar o horário para a faxina ser feita. Vai ter festa em casa hoje à noite? Então deixa que amanhã o Deebot D35 dá conta do recado!

Além do aspirador de pó robô, veja mais tecnologias:

Mas não pense que a tecnologia está presente só nos aspiradores robô. Tem muitos mais eletroportáteis inteligentes. Sabia que tem até purificador de ar que pode trabalhar na sua casa, deixando os cômodos com um ar mais saudável? Isso mesmo: o purificador Atmobot Ecovacs é capaz de reconhecer a poluição no ar e purificá-lo automaticamente. O produto smart vem com três filtros purificadores e você pode ver, por meio de diferentes cores, a qualidade do ar.

E calma que nossa lista ainda não acabou. A marca Ecovacs também é a responsável por lançar o Winbot W730, que é um limpa-vidros robotizado! Para usar esse limpa-vidros inteligente, basta posicionar o produto na janela (ou até no boxe ou uma porta de vidro). Pressione Start e pronto: o Winbot começa a limpeza.

Sensores conseguem detectar o tamanho da janela e também onde está mais ou menos sujo. Quando a limpeza termina, um aviso sonoro dispara e o limpa-vidros ainda volta para a posição original, onde você mesmo o posicionou. Bem inteligente, concorda?

Esses produtos inteligentes invadiram o mundo dos eletroportáteis. Apesar de não serem tão comuns aqui no Brasil, é interessante a gente saber que existem várias marcas investindo em produtos smart. De aspirador de pó a limpa-vidro, já deu para perceber que a tecnologia pode ser nossa aliada até na hora de deixar a limpeza da casa em dia.