Como limpar sofá: 6 dicas + 3 aspiradores potentes

O aspirador de pó é um grande aliado na hora de limpar o sofá; conheça mais dicas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O sofá é um dos móveis mais tradicionais de toda casa, afinal, ele é capaz de oferecer conforto em situações diversas como recepção de visitas, diversão com programação na televisão, descanso e pode ser até mesmo um espaço para a realização de trabalho, por exemplo, com o avanço do home office. Fato é que assim como qualquer outro móvel, os estofados também têm acúmulo de pó e sujeiras, por isso, saber como limpar um sofá é importante para a sua durabilidade e para mantê-lo confortável.

Além disso, a eliminação de poeira também pode contribuir para a saúde e bem estar físico, ao evitar a contração de doenças respiratórias e alérgicas. A notícia boa é que a limpeza do sofá pode ser feita de uma forma prática, como você descobrirá com as cinco dicas que reunimos para você e com informações sobre a diferença que um aspirador de pó potente pode fazer. Dê um Zoom!

Saiba quais foram os aspiradores de pó mais vendidos em janeiro de 2021 aqui no Zoom

O aspirador de pó é um eletrodoméstico de grande ajuda para a limpeza de sofás. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O aspirador de pó é um eletrodoméstico de grande ajuda para a limpeza de sofás. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

1. Leia a etiqueta do sofá

Os sofás costumam vir com manuais ou etiquetas com detalhes sobre o produto e recomendações de como mantê-lo limpo.

As recomendações podem variar de acordo com cada marca, modelo e material de estofado. Por isso é importante verificar as instruções adequadas para o seu modelo, que incluem informações sobre quais produtos e utensílios podem ser utilizados e quais não podem.

2. Saiba quais produtos devem ser evitados durante a limpeza

Essa informação pode ser encontrada no manual do produto, na etiqueta do sofá, ou até mesmo no site da fabricante. Mas, no geral, os seguintes produtos não devem ser utilizados para limpar o sofá:

  • Produtos com cloro;
  • Sabão em pó;
  • Água sanitária.

Os componentes presentes nesses produtos podem danificar o material do estofado.

3. Para tirar manchas, aposte em sabão neutro ou bicarbonato de sódio

Derrubou algum alimento ou outro produto no seu sofá? Fique tranquilo, porque é possível remover manchas com limpeza úmida ou seca.

Para a limpeza úmida, dilua detergente neutro ou bicarbonato de sódio na água e umedeça um pano para então passá-lo em cima da mancha. Se você optar pela limpeza seca, basta depositar o bicarbonato de sódio na área manchada, deixar agir por 30 minutos, e removê-lo com um pano seco.

4. Use e água e sabão de coco na limpeza úmida

Um pano, água e sabão de coco ou detergente neutro. Esses são os produtos necessários para limpar o seu sofá a úmido.

O próximo passo é umedecer o pano na mistura de água e sabão para, em seguida, passar o pano umedecido pelo sofá. Se o material do seu estofado permitir, também é possível acrescentar álcool a essa mistura. É importante deixar as janelas abertas para que o sofá seque mais rápido.

5. Caso opte pela limpeza a seco, atente-se aos itens essenciais

A limpeza a seco é ideal para sofás em que o tecido não pode entrar em contato com água. Nesse caso, a limpeza pode ser feita com aspirador de pó, seguida de um pano seco para finalizar.

Também é possível polvilhar bicarbonato de sódio pelo sofá e deixá-lo agir por 30 minutos, se necessário. Além de tirar manchas, o bicarbonato também é eficaz contra os ácaros.

6. Invista em aspiradores potentes para limpar sofá

Embora o aspirador de pó tenha sido mencionado para a limpeza a seco, ele também pode ser utilizado antes da limpeza úmida para garantir uma higienização mais completa.

O aspirador é um item prático e eficiente para limpar sofá, pois ele é capaz de remover toda a poeira sem muito esforço. Diferente do pano, que ainda pode deixar resquícios de poeira pelo sofá ou porque não a alcançou ou porque o pó subiu e depois retornou sobre o estofado, o aspirador suga a poeira, e suas diferentes peças permitem que até mesmo as regiões mais estreitas sejam aspiradas.

Veja a seguir três exemplos de aspiradores potentes para limpar sofá, listados pela ordem de preço, do menor para o maior:

1. Aspirador de Pó e Água Profissional Electrolux GT3000 Pro

O aspirador de pó e água profissional da Electrolux é indicado para limpezas pesadas. Esse modelo se destaca por aspirar água, além do pó, e pelo alcance de 7,7 metros, o que permite aspirar em lugares longes distantes da tomada.

Ele também conta com bocais para diferentes tipos de limpeza, inclusive os mais estreitos, ideais para limpar o sofá. Além disso, esse modelo utiliza saco para pó, que deve ser trocado regularmente.

Ficha técnica do Aspirador de Pó e Água Profissional Electrolux:

  • Tipo: Aspirador de Pó e de Água
  • Potência: 1300W
  • Capacidade do reservatório de pó: 8L
  • Capacidade do reservatório de água: 20L
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Destaques: Alça para transporte e alcance de 7,7 metros

2. Aspirador de Pó Philco Upright

O aspirador de pó Philco Upright é um modelo vertical que conta com um bocal para cantos e escova para limpar sofás e tapetes.

A capacidade do reservatório de pó desse modelo é de dois litros e ele não usa o saco descartável para poeira. O aspirador da Philco também se diferencia pelo pedal para ligar e desligar e pelo cabo que alcança até 4 metros.

Ficha técnica do Aspirador de Pó Philco Upright:

  • Tipo: Aspirador de Pó
  • Potência: 2000W
  • Capacidade do reservatório de pó: 2L
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Destaques: Não utiliza saco coletor e pedal para ligar e desligar

3. Aspirador de Pó Portátil Electrolux Ergorapido ERG 25

O aspirador de pó portátil da Electrolux se destaca por ser à bateria com duração de até 45 minutos, ou seja, ele não precisa ser conectado à tomada para funcionar.

O modelo também possui uma luz LED no bocal, o que pode auxiliar na limpeza de cantos escuros. Esse aspirador vertical pode, ainda, transformar-se em aspirador portátil de mão, mais prática para limpar móveis como sofás.

Ficha técnica do Aspirador de Pó Portátil Electrolux Ergorapido ERG 25:

  • Tipo: Aspirador de Pó
  • Potência: Não informado pelo fabricante
  • Capacidade do reservatório de pó: 0.46L
  • Tensão: 127V ou 220V
  • Destaques: Não utiliza saco coletor, triplo filtro e bateria 18V

Leia mais: