Banheira de bebê: como escolher a melhor banheira de bebê?

A escolha da melhor banheira de bebê deve levar em conta qualidade, resistência e segurança

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O primeiro banho do bebê é um dos mais momentos esperados pelos pais e, para isso, é necessário optar pela melhor banheira de bebê. A escolha de um item tão importante deve ser orientada por alguns cuidados, como o material e o tipo da banheira, o peso e a idade da criança e o espaço disponível para que ela seja instalada.

Atualmente, o mercado dispõe de diversos modelos como, por exemplo, a banheira de bebê com suporte e a banheira de bebê dobrável. Para entender como escolher a melhor banheira para o seu filho, dê um Zoom e saiba quais aspectos precisam ser levados em consideração na hora de encontrar a banheira perfeita para o seu pequeno.

Leia também: Melhor banheira de bebê de 2021: 10 modelos para comprar

Veja como escolher a melhor banheira de bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja como escolher a melhor banheira de bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual é o peso e a idade do bebê?

As banheiras de bebê possuem informações sobre o peso e também a idade recomendada

Uma decisão de compra assertiva da banheira de bebê deve ser orientada não só pelo peso da criança como também pela sua idade. Um bom exemplo disso é a banheira de bebê com suporte. Em geral, esse modelo possui capacidade máxima de até 20kg, aproximadamente. Aqui, vale uma dica importante: procure somar o peso do bebê com o peso da água.

Como resultado, esse tipo de banheira de bebê é recomendado para crianças com até 10kg. Normalmente, o bebê pode atingir esse peso com mais ou menos 12 meses. Conforme o avanço dos meses, é natural que a criança comece a se mexer mais e fazer mais movimentos na hora do banho. Por conta disso, é comum que muitos pais acabem optando por descartar o suporte e usar a banheira de bebê simples, apoiada no chão.

Onde colocar a banheira de bebê?

A banheira de bebê com suporte depende de um espaço mais amplo

A banheira de bebê pode ser colocada onde há espaço disponível (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A banheira de bebê pode ser colocada onde há espaço disponível (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Essa é uma dúvida bastante comum entre os pais: Comprar uma banheira de bebê com ou sem suporte? O primeiro passo é analisar a realidade de cada família, ou seja, pensar sobre o espaço que há disponível para a acomodação da banheira de bebê, seja ela uma banheira de bebê com suporte ou uma banheira de bebê simples.

Se você optar por deixá-la no box do banheiro, é importante se atentar às medidas. A boa notícia é que existem diferentes tamanhos de banheiras disponíveis no mercado, inclusive para ambientes reduzidos. Nesses casos, há alternativas de banheira de bebê dobrável ou até mesmo de banheira de bebê inflável.

O que é melhor: banheira ou ofurô para bebê?

A banheira de bebê traz mais segurança nos primeiros meses de vida

A banheira de bebê com assento é considerada uma das mais práticas, principalmente porque ela ajuda os pais a se sentirem mais seguros no momento do banho. Afinal, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem firmeza sobre seu próprio corpo.

Já o ofurô, que é parecido com um balde, é uma alternativa mais atual, que promove um banho relaxante para a criança. Isso é possível justamente porque o corpo do bebê fica totalmente imerso na água, algo que ajuda a recriar o ambiente do útero. Mas, vale destacar que, nesse caso, é preciso usar as duas mãos para não deixar que a cabeça da criança mergulhe na água.

Até quando usar a banheira de bebê com suporte?

O limite de peso da banheira de bebê com suporte deve ser respeitado para garantir a segurança da criança

A banheira de bebê com suporte deve ser usada até os 2 anos da criança (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A banheira de bebê com suporte deve ser usada até os 2 anos da criança (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A banheira de bebê com suporte pode ser usada desde o primeiro banho e pode acompanhar o crescimento da criança até os 2 anos. Essa é uma banheira de bebê com pé, e existem vários modelos dela com excelente custo-benefício. Há também a opção de apostar nesse mesmo modelo, mas com o diferencial de ter um assento.

As banheiras para bebê com suporte costumam ser grandes, principalmente se comparadas a outros modelos. Um outro diferencial desse tipo de banheira é que ela pode ser usada como trocador, pois muitas são vendidas com um tampo.

Até quando dar banho no bebê na banheira?

Cada criança pode passar pela transição para o banho em pé em um momento diferente

A transição da banheira de bebê para o banho em pé vai depender de cada criança. Isso é algo que será orientado a partir do momento que ela conseguir manter o equilíbrio por conta própria e ficar de pé, nem que seja por alguns minutos, sob a supervisão dos pais.

Além disso, crianças menores gostam de ficar sentadas e brincando enquanto tomam aquele banho gostoso. Por isso, nesses casos, a banheira de bebê simples, sem suporte e apoiada no chão, pode ser interessante para que essa transição seja mais tranquila.

Qual é o melhor tipo de banheira para bebê?

Veja os diferentes tipos de banheira para bebê e saiba qual comprar

Existem diferentes tipos de banheira de bebê no mercado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Existem diferentes tipos de banheira de bebê no mercado (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Não existe o modelo certo de banheira de bebê, mas sim a opção que se adequa às suas necessidades. O mais importante é certificar se o material da banheira é, de fato, seguro e resistente, e se atende à idade e ao peso da criança. Confira quais os tipos de banheira de bebê disponíveis no mercado:

  • Banheira de bebê de plástico: É uma das mais comuns no mercado. Pode ser apoiada no chão ou até mesmo ser acomodada na cama ou no lavabo.
  • Banheira de bebê com suporte: Essa banheira de bebê acompanha um suporte que a deixa em uma altura mais compatível com os pais. Alguns modelos também podem ser usados como trocador.
  • Banheira de bebê inflável: É muito recomendada para viajar ou até mesmo para quem não dispõe de muito espaço em casa. Ela possui um tamanho bastante compacto e também é confortável para os pequenos.

Leia também: