Pessoas treinando em bicicleta ergométrica

Bicicleta ergométrica emagrece? Veja como usar o aparelho para perder peso

Na academia ou em casa, a bicicleta ergométrica emagrece e melhora a sua disposição física - entenda!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você colocou a perda de peso como meta para os próximos meses e está em busca de atividades físicas que auxiliem nesse objetivo, provavelmente já se perguntou: será mesmo que a bicicleta ergométrica emagrece? A resposta para essa pergunta é sim - mas tudo depende de como você vai usar o aparelho no dia a dia, viu? Isso porque a frequência e o tipo de exercício feito na bicicleta ergométrica vão ser decisivos no resultado final.

E para entender como as pedaladas podem ajudar a elevar a queima de calorias, pedimos a ajuda do especialista Lucas Moreira. Ele é personal trainer, sabe tudo sobre o assunto e vai explicar a melhor forma de aproveitar esse exercício em uma rotina saudável de treinos. Continue lendo a matéria e aproveite!

Ainda na dúvida sobre comprar o aparelho? Confira 5 motivos para investir em uma bicicleta ergométrica.

A bicicleta ergométrica emagrece - mas, por quê?

A bicicleta ergométrica é um dos aparelhos mais populares para exercício cardio - e não é à toa! Esse é um dos tipos de atividade que mais aumentam a frequência cardíaca e respiratória, sabia?

"A bicicleta ergométrica é usada para exercícios aeróbicos, que são, comprovadamente há muitos anos, ótimos aliados do emagrecimento. Este tipo de exercício aumenta o gasto calórico, contribuindo para uma maior perda de gordura", explica Lucas.

Sendo assim, a vantagem de aliar o exercício aeróbico em bicicleta ergométrica é que ele pode, realmente, acelerar o processo de perda de peso. Além disso, ele é recomendada tanto para emagrecer como para desenvolver o condicionamento físico.

Mulher negra olhando o celular e segurando uma garrafa de água enquanto usa bicicleta ergométrica
Praticar exercícios na bicicleta ergométrica emagrece e ajuda a manter a rotina mais saudável (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que emagrece mais: bicicleta ergométrica ou bicicleta de spinning?

Que bicicleta ergométrica emagrece a gente já sabe - mas será que algum tipo de aparelho específico emagrece mais? Na prática, dá pra dizer que a bicicleta de spinning possibilita variações mais intensas de exercício. Afinal, ela tem regulações de resistência e inclinação para simular atividades ao ar livre e aumentar o esforço muscular e, por isso, costuma ser mais recomendada para emagrecimento.

Mas, se você tem alguma limitação física, já sofreu com lesões ou está começando a se exercitar agora, o modelo comum de bicicleta ergométrica ajuda a emagrecer da mesma forma. Na verdade, tudo vai depender da sua dedicação ao exercício e do seu limite de resistência. Aos poucos, você vai ganhando condicionamento e passando a alternar entre treinos mais intensos e de recuperação.

Entenda mais sobre os exercícios cardio e as diferenças entre a bicicleta ergométrica e a bike de spinning.

Qual parte do corpo a bicicleta ergométrica trabalha?

A bicicleta ergométrica emagrece de uma forma progressiva enquanto trabalha bem a região inferior do corpo. Ela pode até ser considerada uma atividade 'tranquila' se levar em conta a forma como o exercício é feito. Na bicicleta ergométrica, você fica acomodado no aparelho e suas pernas fazem a maior parte do esforço - especialmente as coxas.

No entanto, é possível 'dificultar' a atividade ao aumentar o ritmo das pedaladas ou o nível de resistência do aparelho, bem como se levantando do assento. Para realizar essas variações, a bicicleta de spinning é é uma boa opção por ser mais vertical e, assim, conseguir acionar mais os glúteos.

Close nos pés pedalando uma bicicleta ergométrica
Os membros inferiores são a parte do corpo mais trabalhada pelo uso da bicicleta ergométrica (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como usar a bicicleta ergométrica para emagrecer?

A bicicleta ergométrica emagrece mais rapidamente se você tiver constância no exercício. Assim, a dica de ouro é manter uma regularidade e aumentar a intensidade da pedalada conforme seu condicionamento evolui.

No entanto, o personal trainer tem uma dica que também pode ajudar: sabia que existem diversos tipos de variações de exercícios que podem ser executados na bicicleta ergométrica para aumentar a perda de peso? Entre eles, o que mais se destaca é o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).

"Para iniciantes, uma forma de potencializar os resultados é fazer um treino que alterne uma maior intensidade com uma menor. Por exemplo: em um treino de 15 a 20 minutos, pedalando rápido por 30 segundos e devagar por 1 minuto", indica o profissional.

Já para mais avançados, Lucas garante que um treino que é bem usado, e que traz muitos resultados, é o TABATA. "Ele é um treino HIIT, que é executado em apenas 4 minutos. Você deve executar 8 tiros de 20 segundos com a maior intensidade possível (unindo carga e velocidade) com intervalos de 10 segundos", detalha.

O importante é apostar em um treino direcionado às suas capacidades. Mas lembre-se, sempre respeite os seus limites e nunca faça exercícios sem acompanhamento. Consulte um profissional de educação física para desenvolver um treino adequado e não esqueça que a alimentação também é fundamental para emagrecer.

Quais os benefícios da bicicleta ergométrica?

Bicicleta ergométrica emagrece, fortalece as pernas, tonifica os músculos, aumenta a disposição e o condicionamento físico. Além de tudo isso, você desenvolve a sua capacidade cardiovascular, o que previne doenças cardíacas. Precisa de mais motivos para investir em uma bicicleta ergométrica?

Saiba se você deve escolher a bicicleta ergométrica ou a bicicleta de spinning para o seu treino.

Veja 4 melhores bicicletas ergométricas para o seu treino

Aproveitando que você já sabe que bicicleta ergométrica emagrece, que tal conhecer alguns dos modelos mais bem avaliados do mercado? Separamos abaixo uma lista de aparelhos que podem ser ótimos aliados de quem quer treinar em casa para perder peso e iniciar hábitos mais saudáveis. Veja só!

1. Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial KV 3.1i - Kikos

Essa bicicleta ergométrica emagrece de forma confortável. Ela é vertical, tem sistema de resistência magnético com funcionamento silencioso e oito níveis de regulagem de carga. O monitor de controle apresenta informações como tempo, velocidade percorrida, distância, calorias, frequência cardíaca e distância percorrida. Os pedais com correia garantem mais segurança e estabilidade, e a cinta mantém os pés estáveis durante a pedalada.

Características da Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial KV 3.1i - Kikos

  • Controles do exercício: tempo, velocidade, distância percorrida, calorias, frequência cardíaca
  • Resistência regulável
  • Banco regulável
  • Guidão ajustável
  • Altura: 110,5 cm
  • Largura: 51 cm
  • Profundidade: 90 cm
  • Peso suportado: 100 kg

2. Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial V100 - Podiumfit

Esse modelo da Podiumfut é um dos mais completos. Se você não deixá-la parada na sala, pode ter certeza que essa bicicleta ergométrica emagrece! Ela é confortável, segura e tem sistema de funcionamento Magnético HighTec. Essa tecnologia deixa os movimentos suaves e silenciosos, sem impacto ou trancos.

O controle de carga pode chegar até 8 níveis de intensidade, se adaptando a vários níveis de desempenho e resistência. Essa bicicleta ergométrica suporta até 120 kg e o fabricante indica o seu uso para pessoas de 1,50 m até 1,75 m.

Características da Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial V100 - Podiumfit

  • Controles do exercício: tempo, velocidade, distância, calorias e odômetro
  • Resistência regulável
  • Banco ajustável
  • Guidão ergonômico e emborrachado
  • Altura do produto: 111 cm
  • Largura do produto: 51 cm
  • Peso do produto: 18 kg
  • Peso suportado: 120kg

3. Bicicleta Ergométrica Spinning Residencial F5i - Kikos

Essa bicicleta ergométrica é uma ótima opção para casas e apartamentos. Seu sistema mecânico por atrito permite uma carga ajustável manualmente. Além disso, o assento e guidão possuem multirregulagens que proporcionam conforto durante as pedaladas.

A estrutura em aço carbono permite treinos aeróbicos para usuários com até 120kg e altura de 1,75m.

Características da Bicicleta Ergométrica Spinning Residencial F5i - Kikos

  • Controles do exercício: tempo, velocidade, distância, calorias e frequência cardíaca
  • Resistência regulável
  • Guidão ergonômico e emborrachado
  • Banco ajustável
  • Estrutura em aço carbono
  • Pedais em aço fundido para mais firmeza e estabilidade
  • Peso suportado: 120kg

4. Bicicleta Ergométrica Horizontal Residencial H100 - Podiumfit

Esse modelo horizontal de bicicleta ergométrica emagrece com conforto, viu? O assento que se assemelha a uma cadeira oferece suporte para as costas e tem o encosto vazado para não reter o suor. Ela tem resistência ajustável e recurso de monitoramento cardíaco. É ideal para quem tem limitações para praticar exercícios ou precisa se recuperar de lesões

Características da Bicicleta Ergométrica Horizontal Residencial H100 - Podiumfit

  • Controles do exercício: tempo, velocidade, distância, calorias e frequência cardíaca
  • Resistência regulável
  • Guidão ergonômico e emborrachado
  • Altura do produto: 101.5 cm
  • Largura do produto: 59 cm
  • Peso do produto: 26 kg
  • Peso suportado: 130 kg