Entenda antes de comprar em Bicicleta

Bicicleta elétrica é mais ecológico?

Conheça as vantagens da bicicleta elétrica para o meio ambiente.

Bicicleta elétrica ecológica
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

As bicicletas são uma ótima opção para a saúde. Mas você já parou para pensar que a bike também pode ser uma aliada do meio ambiente? Aliás, há tipos de bicicletas, como a bicicleta elétrica, que são bem modernos, mas não deixam de lado sua contribuição com a natureza.

A tecnologia, que em geral é associada à capacidade industrial de prejudicar o ambiente, dessa vez foi parceira de uma solução ecologicamente correta: as bicicletas elétricas.

Bicicleta elétrica: boa para o ambiente e para o seu bolso

Além de ser uma inteligente e barata solução de transporte (se você for comparar com um carro ou uma moto), a bicicleta elétrica pode ainda ajudar na diminuição dos constantes engarrafamentos nas grandes cidades, bem como colaborar com a redução da poluição ambiental e sonora.

Bicicletas elétricas para você

As bicicletas elétricas não poluem porque não utilizam combustível fóssil para se locomover, nem mesmo na partida, e assim não liberam monóxido de carbono.

O motor instalado na roda traseira é alimentado por uma bateria que trabalha com energia elétrica e pode ser recarregada em qualquer lugar, pois é removível. Mas fique atento ao lugar que você vai colocar a bateria: não coloque em locais molhados ou mesmo úmidos.

A maior vantagem da bicicleta elétrica é o custo, ou seja, é a opção ideal para os motoristas preocupados com o aumento do preço dos combustíveis. A bike gasta em torno de R$0,02 por quilômetro rodado. Alguns modelos, os que utilizam baterias de lítio, podem percorrer até 40 quilômetros sem precisar de recarga.

Mas, para ter uma bike elétrica, é preciso ter cuidado. Utilize sempre capacete e acessórios de segurança, como sinaleiras, farol e retrovisores para evitar acidentes. É preciso também prestar atenção à velocidade, já que ela pode atingir até 25 km/h. Alguns modelos, quando percebem que a velocidade máxima foi ultrapassada, desligam o motor e o passeio passa a ser controlado pelo condutor.

A bateria, após não aguentar mais cargas, pode ser reciclada. Além disso, nem a bateria e nem o motor liberam odores ou barulhos durante e após o uso. Enfim, tanta tecnologia e vantagens ecológicas fazem da bicicleta elétrica um meio de transporte adequado a muitas pessoas.

E aqui ainda vai uma grande dica: esteja por dentro das leis de trânsito e não se esqueça de que a bicicleta elétrica precisa ser usada com total segurança, tanto para você quanto para pedestres e outros meios de transporte que estão nas ruas. Sendo assim, se você quiser comprar uma bike desse tipo, veja no órgão da sua cidade como é a regulamentação da bicicleta elétrica, para você andar por aí numa boa.

Qual bicicleta elétrica escolher?

Diversas marcas investem em bicicletas elétricas, e aqui no Zoom você pode conferir diversos modelos como, por exemplo, uma bicicleta Track & Bikes ou uma bicicleta Blitz. Agora é só você escolher uma dessas e garantir que a sua locomoção pela cidade seja ainda uma aliada do meio ambiente.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta