Logo Zoom
Logo Zoom

Adquirir uma bicicleta ergométrica pode ser a solução para garantir uma boa rotina de exercícios sem sair de casa. Além de melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, o equipamento permite um treino de alto gasto energético e estímulo muscular. Na prática, isso significa que você pode não só cuidar da sua saúde, como também da sua forma.

Na busca por uma bicicleta ergométrica, é possível perceber que modelos de marcas como Dream Fitness, Kikos e Movement se destacam entre os consumidores. No entanto, é preciso observar além do status da fabricante e escolher a bike que atende às suas necessidades. Para te ajudar nessa tarefa, nós reunimos tudo o que você precisa saber para escolher uma boa bicicleta ergométrica. Dá só uma olhada!

Antes mesmo de começar, o personal trainer Lucas Moreira dá algumas dicas sobre o que levar em consideração na hora de comprar uma bicicleta ergométrica: "O ponto inicial é pensar no seu nível de atividade física. Um iniciante não precisa de uma bicicleta com recursos avançados, mas o mais experiente não vai ter suas necessidades supridas por uma bike básica".

"Também deve-se levar em consideração as funções disponíveis no equipamento (sistema de cargas, treinos pré-definidos e monitoramento do painel), e aspectos como segurança, garantia e peso suportado. Além disso, vale analisar o quanto você espera gastar, optando por modelos com bom custo-benefício".

Além da bicicleta ergométrica, existem outros equipamentos que podem ajudar na rotina de exercícios. Confira o nosso guia para montar a sua academia em casa!

Antes de escolher a sua bicicleta ergométrica, é importante analisar algumas características do equipamento (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ter uma bicicleta ergométrica ou de spinning?

Antes de mais nada, é preciso entender que tanto a bicicleta ergométrica quanto a de spinning são equipamentos práticos. Afinal, as duas podem ser utilizadas para se exercitar em casa sem problemas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, as duas possuem finalidades diferentes – o que deve ser considerado no momento da compra.

A bicicleta ergométrica, por exemplo, oferece uma pedalada linear e sem inclinações. Nesse caso, a intensidade do exercício é ditada pela resistência escolhida pelo usuário durante a pedalada. Justamente por isso, ela é o modelo mais indicado para iniciantes no mundo fitness ou com limitações nos joelhos.

Por outro lado, a bicicleta de spinning simula uma pedalada mais realista, já que traz inclinações e variação de resistência maior. Não é à toa que ela se popularizou nas academias com aulas coletivas, praticadas com música e coordenadas por um profissional. Por trazer um treino mais intenso, a bicicleta de spinning oferece uma queima calórica maior, variando entre 500 e 650 calorias perdidas por hora.

"As bicicletas de spinning são bikes voltadas para quem busca um exercício físico mais intenso (pessoas bem treinadas), ou para quem busca uma simulação do ciclismo de pista", comenta Lucas.

Ainda não entendeu o que difere entre os modelos? Explore o nosso artigo e veja as diferenças entre a bicicleta ergométrica e a spinning!

Conheça os tipos de bicicleta ergométrica

Muito se fala sobre as vantagens da bicicleta ergométrica, mas pouco se sabe sobre os seus  diferentes tipos. De maneira geral, o equipamento é dividida em três categorias: vertical, horizontal e dobrável. Embora todas tenham o mesmo objetivo de contirbuir para os exercícios do usuário, as mudanças nas suas estruturas podem influenciar diretamente nos benefícios adquiridos. Entenda, a seguir, as características dos tipos de bicicleta ergométrica:

Vertical

Dentre os três tipos de bicicleta ergométrica, a vertical se destaca por oferecer um trabalho muscular mais intenso. Isso porque o equipamento traz opções de regulagens que simulam morros, ladeiras e pedalas ao ar livre. Sendo assim, ela exige através da variação de intensidade um esforço maior por parte do usuário.

Para quem busca alcançar os resultados rápidos, a Dream Fitness EX450 é a nossa sugestão de bicicleta ergométrica vertical. Com um excelente custo-benefício, ela permite trabalhar coxas, abdômen e outras regiões do corpo.

"A bicicleta vertical é a mais comum, que vemos mais em academia e residências. Ela é indicada para a grande maioria das pessoas, mas, em especial, para quem busca um uso básico da bicicleta ergométrica, e que não tenha nenhuma limitação que impeça seu uso", afirma o personal trainer.

Horizontal

Diferente do modelo anterior, a bicicleta ergométrica horizontal não exige tanto preparo físico do usuário. Na verdade, ela consegue trabalhar toda a musculara causando menos desgaste e fadiga. O equipamento também é capaz de reduzir ainda mais os impactos nas articulações, ajudando na recuperação dos músculos e melhora da circulação.  

Além disso, essa bicicleta ergométrica é ideal para exercícios voltados para agilidade, o que beneficia os glúteos e o abdômen sem sobrecarregar a coluna. A Kikos KR 3.8, por exemplo, é ideal para treinos mais leves ou moderados. Combinando o guidão ergonômico com material emborrachado, ela traz mais firmeza e segurança para o usuário.

"Para o grupo com limitações, as bicicletas horizontais são as melhores, já que preservam melhor as estruturas, minimizando os impactos nas articulações. Tem como ponto fraco, entretanto, apenas o tamanho, que é costuma ser maior que os modelos verticais, por exemplo", diz Lucas.

Dobrável

Para quem deseja ter uma bicicleta ergométrica em casa mas não dispõe de espaço, esse modelo pode ser a solução. Isso porque a estrutura dobrável permite que o usuário possa guardar a bike em qualquer cômodo depois de utilizá-la - o que não pode ser feito com os modelos anteriores.

Quanto aos benefícios, a bicicleta ergométrica dobrável também contribui para melhora do condicionamento físico, assim como para queima de caloria e fortalecimento muscular. A PodiumFit X-Bike 10, por exemplo, traz toda a estrutura necessária para bons treinos - justificando o seu alto custo.

Entenda se a resistência é magnética ou mecânica

A resistência é um dos primeiros fatores que deve ser observado durante a compra de uma bicicleta ergométrica. Na busca, é possível encontrar modelos de dois tipos: mecânico e magnético. A primeira exige que o usuário coloque um pouco mais de força nos movimentos para que funcione. O motivo por trás disso é o seu sistema feito por atrito, acompanhando a velocidade do seu corpo.

Justamente por isso, uma bicicleta ergométrica com resistência mecânica tende a ser mais barata. Por outro lado, a resistência magnética permite um treino mais uniforme. Isso porque a regulagem do esforço é acionada por cabos e feita magneticamente pelos imãs internos.

Veja quais são os níveis de intensidade

Se o seu objetivo é investir pesado no treino em casa, saiba que é importante ficar atento aos níveis de intensidade da bicicleta ergométrica. Afinal, quanto mais opções de níveis a bike tiver, maiores serão as chances de variar nos exercícios.

Por isso, a nossa dica é opte sempre por bicicletas ergométricas que possibilitem a mudança em até oito níveis de intensidade. Dessa forma, você garante treinos mais completos e todos os benefícios oferecidos pelo equipamento.

Verifique as funções do painel de controle

O painel de controle é uma peça extremamente importante na bicicleta ergométrica. Além de tornar o manuseio do equipamento mais fácil, já que apresenta botões de ON/OFF, um painel completo pode trazer informações valiosas para o treino. Tempo, velocidade e distância percorrida, por exemplo, são alguns dados que podem tornar a sua rotina de exercícios mais eficaz.

Além disso, existem funções mais avançadas, como contagem de calorias e monitoramento cardíaco, que permitem uma avaliação mais precisa do treino. Essa peça, que deve ficar no guidão ou na mesa, pode ser encontrada até mesmo nos modelos mais baratos de bicicleta ergométrica. Por isso, antes de finalizar a sua compra, observe essas funções e veja se elas valem o investimento.

Confira se é ajustável no guidão e/ou no selim

De nada adianta investir em um bicicleta ergométrica, se ela não for confortável, certo? Para garantir o seu bem-estar, é importante observar os ajustes no guidão e no selim (banco). Se for possível ajustar o banco para cima e para baixo, por exemplo, será possível posicionar os pés nos pedais corretamente. Isso permite mais comodidade e segurança durante as pedaladas, evitando a sobrecarrega nos joelhos durante longos treinos.

Algumas marcas, inclusive, permitem ajustes para frente e para trás no banco - o que melhora a postura do usuário. Essas também são as vantagens dos ajustes no guidão: se certificar de que a sua postura na bicicleta ergométrica seja a mais confortável possível. Então, já sabe, né?! Evite modelos que não são ajustáveis pelo bem da sua saúde.

Pesquise o peso e a altura suportados

Por último, mas não menos importante a segurança é outro fator que deve ser considerado na bicicleta ergométrica. Para isso, é fundamental avaliar o peso e a altura suportados pelo equipamento. Geralmente, o peso máximo dos modelos chega a até 120kg, enquanto a altura varia entre 1,50 e 2m.

Vale ressaltar que observar a capacidade de peso da bicicleta ergométrica é a principal forma de evitar acidentes e garantir o seu máximo desempenho. Além disso, pedalar em uma bicicleta adequada para altura pode prevenir problemas no joelho e nas articulações. Por isso, fique atento e não compre fora das suas necessidades!

Quais são os benefícios de uma bicicleta ergométrica?

Agora que você já sabe como escolher uma bicicleta ergométrica, que tal conferir os principais benefícios desse equipamento? Lucas alega que ter uma bicicleta ergométrica em casa traz, principalmente, praticidade: "Muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas devido à falta de tempo, e ter um equipamento como esse em casa é prático".

A seguir, listamos as vantagens da bicicleta ergométrica para você nunca mais deixá-la de lado.

  • Aumenta a resistência física e contribui para tonificação das pernas
  • Melhora da função cardiorrespiratória
  • Protege e recupera as articulações
  • Diminui os impactos nas articulações
  • Reduz o estresse e a ansiedade
  • Oferece um alto gasto calórico que favorece o emagrecimento

Para tornar a sua decisão ainda mais fácil, temos uma lista com os melhores modelos de bicicleta ergométrica de 2021 que vale a pena conferir!