Entenda antes de comprar em Bicicleta

Qual a diferença entre bicicleta motorizada e elétrica?

Bicicleta elétrica ou motorizada? Conheça cada uma e faça a escolha certa.

Bicicleta elétrica ou motorizada
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Não é nenhuma novidade dizer que há diferentes modelos de bicicletas para você escolher. Além daqueles modelos tradicionais, como uma bicicleta de passeio, você pode optar na hora da compra por tipos mais modernos, como uma bicicleta elétrica ou motorizada.

Mas, você sabe tudo sobre a bicicleta motorizada e a bicicleta elétrica? Para não ter dúvidas entre os dois modelos, aqui você vai poder conhecer as principais vantagens de cada uma. Confira nossas dicas e faça a melhor escolha na hora da compra.

Bicicleta elétrica ou motorizada? Escolha a sua bike

A principal diferença entre a bicicleta motorizada e a elétrica é que a primeira utiliza motor com combustível, ou melhor, uma mistura de gasolina e óleo, enquanto que a segunda é alimentada com energia elétrica e não é poluente.

Bicicletas elétricas para você

No que diz respeito a velocidade, a elétrica não ultrapassa 25km/h, já a motorizada pode atingir até 50km/h.

Vale lembrar que essas bicicletas funcionam como uma bike normal. Então, está aí um ponto a favor para quem também faz da bicicleta (e suas pedaladas) uma aliada das atividades físicas. Aliás, enquanto você pedala em uma bicicleta elétrica, a bateria vai sendo recarregada.

E atenção: para a sua segurança e também para a segurança de pedestres e motoristas, é muito importante que você entenda as leis de trânsito. Sendo assim, olha só estas informações para você pedalar pelas ruas de forma consciente:

Fique atento às leis de trânsito ao escolher sua bicicleta

Menores de idade estão proibidos de dirigir bicicletas motorizadas. Embora existam muitas diferenças, aos olhos do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as duas linhas se enquadram como ciclomotores, o que quer dizer, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, que são 'veículos de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, [...] cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora'.

Sendo consideradas ciclomotores, estão passíveis de uma lei nacional, que torna obrigatório a regulamentação da bike e a posse de carteira de motorista para ambos os modelos de bicicletas.

Entretanto, é de responsabilidade municipal o controle e fiscalização. Independentemente do modelo, seja ela uma bicicleta elétrica ou motorizada, é necessário o uso de capacete e acessórios. Também precisam ter dois retrovisores, faróis dianteiro e traseiro, velocímetro e buzina. Assim, a dica principal é: antes de comprar uma das duas, é importante entrar em contato com o órgão que regulamenta o uso na sua cidade para não entrar em uma fria.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em bicicleta