Yoga em casa: o que você precisa ter para começar a prática

Praticar yoga em casa traz benefícios para o corpo e a mente; confira tudo o que você vai precisar

Letícia LamarcaRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma das vantagens da yoga é poder praticá-la em qualquer lugar – principalmente, em casa: sem pressa, distrações e até mesmo horários. Seja para reduzir o estresse, diminuir a ansiedade, aprimorar o condicionamento físico ou aliviar alguma dor crônica, a prática da yoga em casa traz benefícios diários ao corpo e à mente. No início, não é fácil. Mas, basta ter consistência, disposição e é, claro, um tapete de yoga, para manter-se em equilíbrio.

Ao contrário das demais atividades físicas, a yoga não exige um espaço grande ou equipamentos específicos. É possível realizá-la no conforto do seu lar, no chão da sala de estar, do escritório ou do quarto. Para te ajudar a entender o que é necessário para praticar yoga em casa, convidamos a professora de yoga Maria Clara (@varandayoga), que também dará dicas sobre como arrumar um tempo na rotina para se jogar de corpo e alma nesse universo. Confira abaixo!

Aproveite também para conhecer os principais tipos de yoga e escolher a ideal para você!

Veja tudo o que você precisa ter para praticar yoga em casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja tudo o que você precisa ter para praticar yoga em casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Por que começar a praticar yoga em casa?

A prática da yoga em casa traz benefícios para o corpo e a mente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A prática da yoga em casa traz benefícios para o corpo e a mente (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

De acordo com Maria Clara, as posturas da yoga funcionam em nossas estruturas como um todo: músculos, membros e articulações. Dentre os benefícios da yoga em casa, a professora também destaca o aumento da flexibilidade, a tonificação dos músculos, a melhora da postura, o aprimoramento da concentração, a redução do estresse e a sensação de serenidade.

Neste artigo, nós detalhamos um pouco mais sobre os benefícios da yoga. Explore já!

Como arrumar um tempo na rotina para praticar yoga?

Confira algumas dicas para manter a consistência na prática da yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira algumas dicas para manter a consistência na prática da yoga (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você quer começar ou começou recentemente, é normal se sentir um pouco desorientada na hora de encaixar a prática da yoga na sua rotina. A vantagem de fazê-la em casa é não precisar ir à academia ou correr o risco de perder o horário da aula. Além disso, a yoga pode ser praticada nos dias que você quiser – e na intensidade que você desejar. A professora de yoga é quem dá as dicas:

Entender os benefícios da yoga

No momento em que você se dá conta dos benefícios que a yoga pode trazer para o seu corpo e a sua mente, a prática se torna uma prioridade no seu dia a dia. "Assim que você começa a entender que essas mudanças são positivas, a yoga será a primeira atividade que você fará no dia", afirma Maria Clara.

"É mais fácil ajustar ao seu dia aquilo o que se torna uma prioridade. Entendendo a yoga como um exercício importante para você, você vai conseguir se organizar melhor", diz.

Respeitar o seu dia a dia

Para estabelecer um tempo possível de prática por semana, é fundamental conhecer (e respeitar) a sua rotina. Seus horários, demandas e o seu trabalho são importantes para que você consiga ser realista consigo mesma acerca não só do que você pode ou não fazer, mas do que você consegue ou não alcançar.

Seguir com metas alcançáveis

Dito isso, Maria Clara recomenda: "Manter metas possíveis nos deixam mais motivados". Não é todo mundo que consegue praticar yoga em casa por 1h. E está tudo bem. Promessas desse tipo podem causar frustrações e, mais tarde, desistência. "O ideal é estabelecer dias e horários fixos para firmar o compromisso", indica a professora de yoga.

O que é preciso ter em casa para praticar yoga?

Entenda o que é necessário ter para praticar yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda o que é necessário ter para praticar yoga em casa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de praticar yoga em casa, não é preciso ter nada além de um tapete de yoga, um espaço na residência, uma internet que funcione e uma faixa, cinto ou toalha – se você achar necessário. "Os únicos pré-requisitos são o corpo e a disposição", garante Maria Clara, que indica alguns acessórios para tornar a sua aula ainda mais agradável:

1. Tapete de yoga

"Arrumar um tapete de yoga vai tornar a sua prática mais confortável", comenta a professora de yoga. O tapete de yoga minimiza o impacto do corpo com o chão, o que auxilia na estabilidade dos movimentos. E a boa notícia é que não faltam opções no mercado! Eles variam em cor, material e, principalmente, preço.

Quer saber qual o tapete de yoga ideal para você? Nós selecionamos os melhores modelos neste artigo!

2. Espaço (tranquilo) em casa

É fundamental ter um espaço mais tranquilo em casa para praticar yoga. Um cantinho mais calmo faz com que você se concentre por mais tempo. Maria Clara completa "Não é necessariamente um espaço silencioso ou isolado. Mas, um canto que você deixe separado, organizado, limpo e montado pra você.

"É importante criar o seu ambiente da yoga", finaliza.

3. Internet

Caso você queira acompanhar aulas online, seja pela sua TV ou pelo seu smartphone, é essencial ter uma internet estável, certo? "Uma aula travando ou caindo toda hora pode te deixar desmotivada", complementa Maria Clara.

4. Faixa, cinto ou toalha

Para finalizar, vale manter por perto uma faixa, um cinto ou uma toalhinha. "Ter esses acessórios pode te ajudar nos primeiros momentos, para que você consiga adaptar as posturas que ainda são desafiadoras para você", aconselha a professora de yoga.

E para além desses itens, existem algumas informações que todo iniciante da prática da yoga precisa saber antes de começar. Pensando nisso, criamos um artigo sobre yoga para iniciantes. Clique no link e aproveite para pegar algumas dicas gerais da especialista e, assim, já iniciar a prática com mais informação!

Veja mais sobre o universo da yoga: