A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil. Por contar com diversas marcas, variedades e características, nem sempre é fácil escolher as melhores cachaças para o seu gosto. Caso esteja preocupado e não saiba escolher qual a melhor bebida diante de tantas opções, fique tranquilo, pois este artigo vai ajudar você.

Apesar de apresentarem pequenas peculiaridades, as cachaças têm características muito bem definidas. Algumas são consideradas artesanais, outras industriais, adocicadas, ácidas, perfumadas, entre outras. Neste artigo vamos listar as 7 melhores cachaças nacionais disponíveis no mercado para você poder escolher e satisfazer o seu gosto. Confira!

Diferenças Entre Cachaça Industrial E Artesanal

No Brasil, as cachaças industriais e artesanais possuem muitas diferenças, seja no modo de preparo, na matéria prima, na escala de produção e, obviamente, no próprio gosto. Além das grandes indústrias, há uma estimativa de que no país haja cerca de 40 mil produtores de cachaça artesanal espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

Cachaça Industrial

A cachaça industrial caracteriza-se por ter uma produção em grande escala e um custo mais baixo. Por causa da alta demanda, a bebida precisa manter a fermentação ativa. Para que o álcool possa ser produzido pelas leveduras, elas precisam do açúcar presente no caldo. Com isso, grande parte das indústrias utiliza aditivos químicos para manter as bactérias enérgicas.

As cachaças industriais são destiladas de forma simples através de colunas de destilação de aço inox. Este tipo de bebida também se caracteriza pela adição de açúcar para agregar mais sabor ao destilado.

Cachaça Artesanal

As cachaças artesanais são as bebidas que não são produzidas pelas grandes industrias. Geralmente são produzidas de maneira limitada, tornando os insumos mais escassos e, consequentemente, mais caros. A produção é pontual e caracteriza-se por ser feita durante um período específico do ano.

Por causa da baixa demanda, as artesanais se beneficiam de leveduras naturais ou selecionadas. A cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxicos. Sua fermentação ocorre naturalmente em um processo que pode durar de 12 a 18 meses. As cachaças artesanais são destiladas em alambiques de cobre, já que suas reações químicas são catalisadas por este material.

Categorias De Classificação Das Cachaças

Existem diferentes tipos de classificações de cachaças, seja por causa do processo de produção, armazenamento, aroma, coloração, entre outros fatores. Vamos mostrar alguns tipos de classificações para você entender melhor todo o processo de escolha da melhor cachaça para o seu paladar.

Pura

Este tipo de cachaça é a base para todas as outras. Ou seja, não sofre nenhuma interferência durante o seu processo de produção. Ela é padronizada e armazenada em dornas de aço inox. A cachaça pura tem aroma e paladar bem próximos da cana-de-açúcar. Este tipo deve ser bem filtrado, limpo e translúcido para ser considerado impecável.

Branco Ou Prata

Este tipo de cachaça tem um processo muito parecido com a pura, mas permanece em contato com algumas madeiras consideradas neutras antes de sua finalização. Em razão desse contato, não adquire coloração, mas consegue ter sabor e aroma peculiares. A cachaça branca é a mais utilizada para compor drinks e caipirinhas, pois quase não há interferência em seu sabor.

Ouro Ou Amarela

As cachaças deste tipo passam por um processo de envelhecimento e armazenamento. Com isso, adquirem novos aromas, sabores e coloração diferentes. Estas características variam de acordo com a madeira e o tempo em que a bebida permaneceu em contato com ela.

Tipos De Cachaça

7. Vale Verde

A cachaça Vale Verde é produzida na região de Betim, em Minas Gerais. É um excelente tipo que representa o grupo das cachaças envelhecidas. Apresenta uma acidez baixa, bem equilibrada e com toques frutados. Ótimo para beber com amigos e familiares em momentos tranquilos. Confira os preços de cachaças Vale Verde aqui.

  • Teor alcoólico: 40%
  • Maturação: 3 anos de carvalho

    6. Magnífica Reserva Soleira

    A cachaça Magnífica Reserva Soleira é produzida na região de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. É um tipo bem equilibrado, com aromas frutados e florais pouco marcantes. Excelente escolha para beber em comemorações e festas. Confira os preços da cachaça Magnífica Reserva Soleira aqui.

    • Teor alcoólico: 43%
    • Maturação: 3 anos de carvalho

    5. Companheira

    A cachaça Companheira é produzida na região de Jandaia do Sul, no Paraná. Tem origem em uma variedade de cana de alto teor de açúcar colhida no inverno. É um tipo muito equilibrado e franco. Boa pedida para beber junto com amigos e em momentos de descontração. Confira mais ofertas da cachaça Companheira aqui.

    • Teor alcoólico: 40%
    • Maturação: 8 anos de carvalho

      4. Weber Haus Extra Premium

      A cachaça Weber Hausé produzida na região de Ivoti, no Rio Grande do Sul. É um tipo muito consistente e com álcool suave. Seu aroma é tostado com especiarias e uma interessante nota vegetal. Ótimo para beber com amigos e familiares em momentos para relaxar. Para saber mais sobre a cachaça Weber Haus Extra Premium e ver os preços, clique aqui.

      • Teor alcoólico: 38%
      • Maturação: 5 anos de carvalho francês + 1 ano no bálsamo

      3. Canarinha

      A cachaça Canarinhaé produzida na região de Salinas, em Minas Gerais. Tem uma acidez moderada e álcool harmônico. É equilibrada, bastante encorpada e um aroma interessante. Ótimo para beber em locais frios e em momentos de tranquilidade. Confira aqui os preços e mais detalhes da cachaça Canarinha.

      • Teor alcoólico: 44%
      • Maturação: 2 anos no bálsamo

        2. Bento Albino Extra Premium

        A cachaça Bento Albinoé produzida na região de Maquiné, no Rio Grande do Sul. Sua acidez é equilibrada e o álcool, harmônico. É suave e bastante agradável. Excelente pedida para beber com familiares e amigos em momentos de lazer. Clique aqui e veja mais ofertas da cachaça Bento Albino Extra Premium.

        • Teor alcoólico: 40%
        • Maturação: 6 anos no carvalho

        1. Havaninha

        A cachaça Havaninha é produzida na região de Salinas, em Minas Gerais. É um tipo que fornece uma percepção alcoólica bem alta. Apresenta uma acidez alta no nariz e na boca. Boa opção para festas e reuniões com amigos. Veja aqui mais opções de preços da cachaça Havaninha.

        • Teor alcoólico: 48%
        • Maturação: 6 anos no bálsamo

          A escolha das melhores cachaças vai depender do paladar de cada pessoa. Alguns gostam de bebidas com alto teor alcoólico, outros preferem uma cachaça mais suave e equilibrada. A boa é escolher a que lhe dê mais prazer para beber com seus amigos, familiares, em comemorações ou sozinho.

          No Zoom você encontra as melhores opções do mercado. Pesquise, compare preços e escolha o melhor produto para o seu gosto.