Cadeira de escritório preta com detalhes em laranja próxima a mesa em escritório

Como escolher a cadeira de escritório ideal?

Montamos um Guia de Compras com tudo o que você precisa saber para comprar a melhor cadeira de escritório

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma dúvida que é compartilhada por milhares de pessoas, e que ficou ainda mais em evidência em tempos de home office, é: Como escolher uma cadeira de escritório? Mesmo a marca e o preço sendo partes fundamentais dessa escolha, elas não são as únicas e nem mesmo os principais fatores a serem levados em consideração. Nesse Guia de Compras, separamos as características mais importantes que você deve se atentar antes de comprar a melhor cadeira de escritório.

Como passamos grande parte do dia sentados nessas cadeiras de escritório, é mais do que essencial que elas sejam ergonômicas e funcionais. Por isso, descomplicamos a ergonomia, o encosto, os braços, a inclinação, a regulagem, as rodinhas, o material e os tipos de cadeira de escritório que existem no mercado.

Quer montar o escritório home office perfeito? Então confira a nossa lista com os melhores produtos!

Home office com cadeira de escritório bege
Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar uma cadeira de escritório! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ergonomia

Cadeira de escritório preto em fundo de parede de tijolos brancos
A cadeira de escritório precisa ser confortável para o home office (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

No processo de compra da melhor cadeira de escritório, devemos começar pelo mais básico: o conforto. De nada serve uma cadeira para home office esteticamente bonita, se ela provoca dores na sua lombar, por exemplo. E não são poucos os problemas que uma cadeira desconfortável e não ergonômica podem causar.

É possível desenvolver lesões na lombar, na cervical, no quadril, nos ombros e nos joelhos e tendinites nos punhos, além da fadiga e do estresse. Por fim, o desconforto ainda é um fator de perda de rendimento no trabalho, impactando diretamente na sua produtividade em casa.

De acordo com especialistas, uma cadeira de escritório ergonômica deve apresentar as seguintes características:

  • Cabeça: A cadeira para home office ergonômica precisa ter apoio para a cabeça, regulagem de inclinação e deve estar posicionada de forma que o monitor fique na linha de visão dos olhos.
  • Tronco: É imprescindível que, ao se sentar na cadeira de escritório, seja possível manter por todo o tempo a postura ereta, com o tronco apoiado em encostos reguláveis e que preservem as curvaturas da coluna, proporcionando conforto e segurança.
  • Ombros: Para evitar dores e lesões nos ombros, eles devem ficar posicionados de forma ereta, natural, sem qualquer tipo de elevação.
  • Cotovelos: Já os cotovelos devem ser mantidos a 90 graus em direção à mesa de trabalho, de forma que os antebraços fiquem confortavelmente apoiados, e sempre próximos ao corpo. Eles também devem estar alinhados aos punhos.
  • Punhos: Os punhos precisam estar alinhados aos cotovelos e na mesma altura do teclado, em posição neutra. Punhos em posições desconfortáveis e inadequadas podem causar lesões como tendinites, que são bem comuns em quem trabalha em escritório.
  • Quadril e Coxas: Para ter uma boa ergonomia em relação ao quadril e às coxas, o assento deve ter a borda arredondada e o quadril precisa estar alinhado e em posição confortável. As coxas devem ficar apoiadas totalmente no assento. E nunca se deve trabalhar com as pernas cruzadas, pois essa posição é bastante prejudicial à coluna.
  • Joelhos: A melhor posição para os joelhos é ligeiramente abaixo do quadril com curvatura de aproximadamente 90 graus.
  • Pés: Por fim, os pés devem estar totalmente apoiados no solo ou em apoio fixo que possua inclinação de até 20 graus.

Encosto

Cadeira de escritório preta em fundo com parede laranja
O encosto da cadeira e da cabeça são importantes para manter a postura ereta (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O encosto da cadeira de escritório é de extrema importância, principalmente para quem passa vários horas por dia sentado e precisa ter uma postura ereta e saudável. Para isso, o ideal é optar por cadeiras de home office com encosto alto.

Essas cadeiras vão desde a cintura até a parte mais alta dos ombros. Nesse caso, dê preferência para cadeiras com encosto para cabeça. Elas apresentam um apoio maior para a base do pescoço, o que ajuda a evitar problemas na cervical.

Encosto da cadeira

O encosto da cadeira de escritório precisa ser ergonômico, de forma a respeitar as curvaturas da sua coluna. Por isso, encostos de cadeira totalmente retos não são indicados. Com o uso prolongado, eles podem causar danos à saúde. O encosto da cadeira também precisa ser articulado e apresentar regulagem de altura.

É importante que o encosto seja alto, indo da altura da cintura até a altura dos ombros. Dessa forma, ele deve oferecer uma melhor sustentação para a sua coluna enquanto você estiver sentado. Sendo assim, quanto maior o encosto da cadeira, melhor.

Encosto da cabeça

O encosto da cabeça também é um ponto fundamental. O ideal é dar preferência a cadeiras de escritório que tenham encosto para a cabeça. Isso porque esse tipo de encosto oferece apoio total ao pescoço.

Outro ponto que você deve prestar atenção é se o encosto da cabeça conta com ajuste de altura e de inclinação. Se a cadeira conter esses dois tipos de ajustes, a ergonomia se torna ainda mais completa.

Braços

Outra pergunta que aparece na hora de comprar uma cadeira de escritório é: Devo comprar uma cadeira com apoio para os braços ou sem? Para responder a esse questionamento, é preciso entender a finalidade com a qual você pretende usar a cadeira. Para cada função pretendida, haverá uma necessidade diferente.

Se você deseja uma cadeira para home office, por exemplo, o ideal é escolher uma cadeira de escritório com braço, pois ela é mais ergonômica, confortável e funcional. Caso o seu interesse seja por uma cadeira para ser usada em uma recepção ou em outro local onde você não passará muitas horas do dia sentado, uma cadeira de escritório sem braço será igualmente eficiente.

Cadeira de escritório sem apoio de braço

A cadeira de escritório sem apoio de braço é indicada para quem não pretende permanecer sentado nela por muitas horas ao longo do dia, pois ela aumenta o esforço sobre os ombros, podendo gerar fadiga e dores.

Essa opção de cadeira também é aconselhada para lugares que contam com espaço reduzido, já que ela possui um tamanho menor em comparação com as cadeiras com braços. Ela também traz uma diversidade maior de modelos, estampas e cores.

Cadeira de escritório com apoio de braço

Os apoios de braço das cadeiras de escritório são importantes para contribuir para uma postura adequada, mantendo os cotovelos em uma posição confortável para trabalhar no computador, minimizando as dores na coluna.

Estas cadeiras são ainda melhores se contarem com a opção de regulagem de altura desses apoios. Como as pessoas possuem alturas diferentes, essa regulagem é essencial para que qualquer um encontre a posição ideal para trabalhar.

Inclinação

Cadeira de escritório branca em fundo com parede preta
A cadeira de escritório deve inclinar o suficiente para que você possa se alongar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Mesmo com essas dicas para escolher a melhor cadeira de escritório, ficar em uma mesma posição por muitas horas pode causar alguns problemas de saúde. Por isso, é importante se levantar de tempos em tempos para fazer alongamentos na coluna, nos pulsos e nos tornozelos.

No entanto, como nem sempre isso é possível, algumas cadeiras para home office contam com funções de inclinação. Esse tipo de característica em uma cadeira para trabalhar permite que você alongue a coluna sem a necessidade de se levantar para isso.

Separamos alguns dos mecanismos de inclinação mais presentes em cadeiras de escritório a seguir:

  • L Sanfonado: É um item que faz a ligação entre o encosto e o assento com revestimento sanfonado. Na maioria dos modelos, ele é fixo; em outros, ele faz uma leve inclinação do encosto da cadeira de escritório.
  • Relax: Esse é um mecanismo de inclinação encontrado, principalmente, nas cadeiras do tipo diretor e presidente. Ele possui uma alavanca para reclinar a cadeira e o esforço para fazer a inclinação pode ser ajustado através de uma manivela.
  • Back System: É mecanismo de regulagem também chamado de SRE. Ele faz, além da inclinação do encosto, uma regulagem de altura do assento. Conta com 12 posições de regulagem de inclinação do encosto.
  • Syncron: Esse mecanismo faz um movimento sincronizado entre o assento e o encosto. Ele conta com quatro estágios de regulagem e travamento da posição desejada do encosto.
  • A-Syncron: Já esse último mecanismo de inclinação faz o movimento independentemente do assento e do encosto.

Regulagem

Cadeira de escritório preta em fundo com parede branca
A regulagem da altura da cadeira é um ponto importante da compra (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A regulagem da altura da cadeira de escritório é fundamental para uma a ergonomia. Esse mecanismo faz com que diversas pessoas, de diferentes tamanhos, possam usar a mesma cadeira. No entanto, para muitos, a regulagem correta da altura pode ser uma dificuldade.

Para utilizar a cadeira para home office de forma correta, basta regular a altura de modo que os seus joelhos formem um ângulo de 90 graus, os seus pés toquem completamente no chão e os seus olhos fiquem posicionados de frente para o monitor, sem olhar para baixo ou para cima. Para fazer essa regulagem de altura, existem alguns mecanismos presentes na cadeira.

Mecanismo simples (Pistão a gás)

O mais comum entre eles é o sistema com pistão a gás, que se baseia em um mecanismo produzido em aço. Graças ao seu acionamento a gás, ele possui um deslizar mais suave ao ajustar a cadeira de escritório na altura ideal.

Ele traz uma alavanca posicionada na lateral, bem abaixo do assento da cadeira. Para descer, basta acionar a alavanca para cima, estando sentado no assento. Já para subir, você deve pressioná-la para cima, sem carga no assento.

Outros mecanismos de regulagem de altura

Mesmo o mecanismo de pistão a gás sendo o mais popular, ainda existem outros tipos de regulagem de altura como, por exemplo, os já mencionados no tópico anterior, Relax e Back System.

Eles possuem a regulagem de altura parecida com a do mecanismo simples de pistão a gás, mas contam também, em suas cadeiras para home office, regulagens de inclinação do encosto e dos apoios de braços e cabeça.

Rodinhas

Mais um item que não é essencial, mas que facilita o dia a dia são os rodízios – as populares rodinhas. Esses rodízios são bastante úteis, pois eles fazem com que os pés da cadeira de escritório não arrastem no chão, evitando danos ao piso e até mesmo aos pés da cadeira.

Existem diferentes tipos de rodízios. Por isso, é fundamental conhecer os mais importantes na hora de escolher a melhor cadeira para home office. São eles: rodízio tipo H e rodízio tipo W.

Rodízio tipo H

O rodízio tipo H apresenta rodas rígidas, que não absorvem tanto impacto, sendo recomendado para uso sobre pisos cobertos por tapete ou carpete. Ele traz um melhor preço, e os modelos de nylon ou polietileno são os mais vendidos no mercado. Seu ponto negativo é que ele não possui sistema antirrisco e antirruído.

Rodízio tipo W

O rodízio tipo W conta com rodas revestidas de material resistente, que apresentam rodagem macia, sendo recomendado para uso sobre pisos revestidos de pedra, madeira ou cerâmica. Ele é comumente produzido em poliuretano, gel ou silicone. Tem como ponto negativo o desgaste excessivo se usado em superfícies ásperas.

Material

Cadeira de escritório preta
O material da cadeira de escritório deve ser escolhido com atenção (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para optar entre um material de uma cadeira de escritório ou outro, é necessário buscar suas características para ter a certeza de se estar escolhendo o de melhor qualidade. Um item importante e que acaba sendo deixado de lado nesse momento é o tipo e a densidade da espuma utilizada na produção da cadeira.

A escolha da espuma do assento e do encosto é fundamental para que a cadeira para home office seja confortável. Espumas com baixa densidade (laminada) tendem a ser mais macias, mas são mais propensas a deformações. Já espumas com maior densidade (injetada) terão um efeito maior na ergonomia da cadeira.

Espuma injetada

A espuma injetada é a mais comum no mercado. Ela é desenvolvida no formato exato do assento e do encosto da cadeira de escritório. Por possuir uma maior resistência e durabilidade, ela torna a cadeira muito mais confortável para o uso prolongado.

Espuma laminada

A espuma laminada é produzida por camadas sobrepostas, de baixa densidade. Inicialmente, ela aparenta ser mais macia, mas, com o uso, cria deformidades, sendo desconfortável para o uso prolongado.

Sobre o material do revestimento da cadeira de escritório, existem diversas opções disponíveis no mercado. Cada uma delas tem seus prós e contras e, por isso, devemos observá-los com bastante atenção. Esse material pode facilitar na hora da limpeza, auxiliar na ventilação e interferir no preço, por exemplo.

Vamos conhecer os diferentes tipos de materiais de revestimento das cadeiras de home office:

  • Malha: É um dos materiais mais transpiráveis e, também, um dos mais baratos. A malha traz como ponto negativo sua baixa durabilidade em relação aos demais materiais.
  • Tecido: Com maior durabilidade que a malha, o tecido é bastante confortável, mas apresenta como ponto negativo o fato de sujar com maior facilidade.
  • Tela: É a opção com melhor ventilação, mas não é facilmente lavável. Os tipos de tela mais comuns encontrados no mercado são as de mesh, plástico e fibras de bambu ou madeira.
  • Couro sintético: Também conhecido como couro ecológico, é bastante usado no assento de cadeiras. Cadeiras com esse tipo de material podem ser facilmente limpas. Tem como pontos negativos o preço alto e a baixa ventilação, não sendo uma boa opção para o verão.
  • Couro: Com características quase idênticas à versão sintética, ele apresenta como grandes diferenças sua durabilidade e preço ainda maiores.

Tipos

Agora que você já sabe tudo sobre ergonomia, mecânica, materiais e acabamentos, chegou a hora de conhecer os tipos de cadeira de escritório: recepção, secretária, diretor, presidente e gamer. Depois disso, você vai estar pronto para escolher a melhor cadeira para home office! Confira:

Cadeira Recepção

A cadeira recepção é simples, sendo a cadeira de escritório mais barata disponível no mercado. Sua indicação é para uso não prolongado. Esse modelo é utilizado para atendimentos a clientes em recepções de escritórios e consultórios. Trata-se de um tipo de cadeira com uma boa estética e baixo conforto, com pouco ou nenhum ajuste. Ela não deve ser usada por muitas horas seguidas e, portanto, não é indicada para home office.

Cadeira Secretária

A cadeira secretária é uma cadeira de escritório ergonômica, indicada para uso prolongado. Esse tipo de cadeira conta com sistema de ajuste de altura e algumas têm apoio para os braços. Ela pode ser giratória, com rodízios (rodinhas) que facilitam a locomoção. No entanto, a cadeira secretária ainda se trata de uma cadeira de escritório simples, sem mais mecanismos de ajuste.

Cadeira Diretor

A cadeira diretor é uma cadeira de escritório ergonômica e ainda mais completa que a cadeira secretária. Ela possui opções de regulagem, é giratória e conta com assento e encosto maiores que o tipo de cadeira para home office anterior. Dessa forma, seu encosto permite apoiar as costas da forma mais correta possível. Esses modelos são produzidos em materiais mais resistentes.

Cadeira Presidente

A cadeira presidente é uma das opções com melhor ergonomia, sendo uma cadeira perfeita para o home office, já que é indicada para uso contínuo e de longa duração. Ela ainda conta com diversos ajustes de regulagens (altura do banco e encosto e inclinação). A maioria dos modelos traz apoio para cabeça, o que contribui ainda mais para o conforto. Um ponto negativo para quem dispõe de pouco espaço é o tamanho.

Cadeira Gamer

A cadeira gamer é uma opção para quem passa horas seguidas sentado, sendo desenvolvida para o público de jogadores de videogame. Elas têm apoio para os braços e cabeça e diversas regulagens e inclinações. Os modelos apresentam sua construção e design voltados para o conforto do usuário e, por isso, são os mais caros do mercado. A cadeira gamer traz como ponto negativo o alto preço. Além disso, alguns modelos são feitos em couro sintético, o que pode ser desconfortável para os dias de calor.

Leia também: