Cafeteira Philco Multicápsula PCF19VP vermelha em frente a parede de tijolos

Cafeteira Philco Multicápsula PCF19VP é boa? Descubra nesta avaliação

Cafeteira multicápsula da Philco permite usar cápsulas Nespresso e Dolce Gusto e promete agradar quem gosta de variedade de escolha

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

A cafeteira Philco Multicápsula PCF19VP é um modelo muito buscado em nosso site e recebe ótimos avaliações dos consumidores. Isso porque ela é uma cafeteira 3 em 1, ou seja, você pode usar cápsulas Nespresso, Dolce Gusto ou usar pó de café para fazer um expresso. Além disso, a Philco PCF19VP é compacta e tem preço acessível. Mas será que realmente vale a pena investir nessa cafeteira?

Para responder a essa pergunta, nós testamos a Philco Multicápsula e avaliamos a cafeteira 3 em 1 com base e cinco critérios: design e acabamento, capacidade do reservatório, usabilidade, cápsulas compatíveis e custo-benefício. Se você está pensando em comprar uma cafeteira nova, confira nosso review a seguir e descubra se esse é o modelo ideal para você.

Aproveite para conferir nossos critérios de avaliação de cafeteiras por aqui

Prós e contras da cafeteira Philco Multicapsula PCF19VP

Prós: essa cafeteira tem um tamanho compacto, consegue proporcionar um preparo rápido de cafés e ainda é multicápsula, ou seja, dá mais opções de escolha na hora de preparar bebidas.

Contra: seu reservatório é pequeno, não sendo indicada para famílias grandes ou escritórios.

Veja as melhores ofertas da Cafeteira Philco Multicapsula PCF19VP

O que vem na caixa da Philco PCF19VP:

A Philco Multicápsula vem com três suportes e uma colher dosadora (Foto: Mosaico)
A Philco Multicápsula vem com três suportes e uma colher dosadora (Foto: Mosaico)
  • Cafeteira;
  • Reservatório de água;
  • Suporte para xícaras;
  • Porta-cápsulas Dolce Gusto;
  • Porta-cápsulas Nespresso;
  • Suporte para filtro de café expresso;
  • Colher dosadora;
  • Bomba de plástico com êmbolo.

Ficha Técnica da cafeteira Philco Multicapsula PCF19VP:

Design e acabamento da Philco PCF19VP

Cafeteira Philco Multicápsula em frente a uma parede de tijolos
A Philco Multicápsula é uma cafeteira compacta e prática de usar (Foto: Mosaico)

A cafeteira 3 em 1 Philco PCF19VP é muito charmosa, com acabamento nas cores vermelho e preto. Além disso, ela é compacta e cabe facilmente em armários e prateleiras, fazendo com que seja ideal para quem não tem muito espaço na cozinha. Se preferir deixá-la em outro cômodo, essa cafeteira pode ser mantida sobre a mesa do escritório ou rack da sala e, além de não ocupar muito espaço, ainda vai compor a sua decoração.

O seu design é bem minimalista, mas muito funcional: o corpo é feito em plástico brilhoso, o reservatório fica na parte traseira da cafeteira e, no topo, ficam os botões de liga/desliga e de seleção do café longo ou expresso. Na parte da frente, ficam a alavanca usada para liberar o porta-cápsulas e o suporte para xícaras que, além de ser removível, tem altura ajustável de acordo com o tamanho da xícara usada - e do tipo de café escolhido, claro.

É importante destacar que, por esse ser um modelo compacto, não há reservatório para cápsulas usadas nele. Ou seja, toda vez que você usar a cafeteira Philco PCF19VP vai precisa levantar a alavanca para remover a cápsula usada e colocar uma nova. Para mim, isso não foi um problema, mas pode ser interessante ter uma lixeira - ou outro local para dispensar as cápsulas - próxima à cafeteira.

Se você curte esse visual, a gente te ajuda a montar uma cozinha vermelha com produtos variados.

Capacidade da cafeteira

Reservatório de água da cafeteira Philco Multicápsula, com a cafeteira aparecendo de lado ao fundo
O reservatório dessa cafeteira tem capacidade de 600 ml (Foto: Mosaico)

Um dos poucos pontos negativos do aparelho é a capacidade do seu reservatório. Ele tem apenas 600 ml, o que é suficiente para fazer até três cafés longos sem precisar reabastecê-lo, mas é menor que a maior parte das cafeteiras desse tipo. Por isso, a Philco Multicápsula não é indicada para ambientes com fluxo grande de pessoas, como escritórios, consultórios ou famílias numerosas.

Mas, se você procura uma cafeteira para a sua casa e mora sozinho ou com poucas pessoas, esse modelo dá conta do recado. Aqui em casa, como somos apenas duas pessoas, não tive problemas com o tamanho do reservatório. Os 600 ml são suficientes para fazer bebidas para duas pessoas sem precisar encher o reservatório novamente.

Usabilidade da Philco Multicápsula

A cafeteira Philco Multicápsula também pode ser usada com pó de café expresso (Foto: Mosaico)
A cafeteira Philco Multicápsula também pode ser usada com pó de café expresso (Foto: Mosaico)

Eu já tinha usado algumas cafeteiras com cápsulas antes, mas elas não fazem parte do meu dia a dia. Mesmo assim, não foi muito difícil entender como usar a Philco Multicápsula. Sua usabilidade é simples e intuitiva, e ela é bem prática. Para fazer seu café - ou outra bebida -, o primeiro passo é decidir qual tipo de cápsula quer usar ou se prefere usar pó de café expresso. Isso porque essa cafeteira tem três suportes distintos, um para cada marca de cápsula e um para café em pó.

Depois, é só inserir a cápsula no suporte, colocá-lo no local indicado e abaixar a alavanca, para fixar o suporte. Ao ligar a cafeteira, as luzes na parte superior vão piscar por aproximadamente 20 segundos e, em seguida, é só escolher o tipo de café que você quer - longo ou expresso - pressionando o botão em questão. Eu achei esse processo bem fácil e rápido. Inclusive, se você ligar a cafeteira antes de colocar a cápsula no suporte, nem é preciso esperar até que as luzes parem de piscar.

Se você optar por usar pó de café para preparar um expresso, é só usar o suporte adequado para isso, usar a colher medidora que acompanha o aparelho para colocar o pó no filtro e, em seguida, pressionar o pó com a base redonda do cabo da colher para deixá-lo mais compacto. Aí é só colocar o suporte do filtro na cafeteira e ligá-la, selecionando o tamanho do café de acordo com a quantidade de pó usado. A fabricante recomenda usar uma colher de pó pra fazer um café curto e duas colheres para fazer um café longo. Eu experimentei um expresso na Philco Multicápsula e ele foi aprovado! O resultado foi tão bom quando um expresso de cafeteria.

O tempo de preparo das bebidas também é bem rápido. Para fazer um café longo, a Philco PCF19VP leva aproximadamente 30 segundos. E, se você se preocupa com o consumo de energia, ela tem desligamento automático. Depois de 15 minutos de inatividade, a cafeteira desliga automaticamente, mesmo que ela esteja ligada na tomada. Eu testei deixá-la ligada após fazer um café e o desligamento aconteceu em 15 minutos cronometrados.

Se você decidir comprar a Philco Multicápsula PCF19VP, lembre-se de ficar atento à voltagem da cafeteira. Ela está disponível nas versões 127V e 220V. Além disso, a tomada é de 20 amperes, com pinos mais grossos que as tomadas comuns - como também costuma acontecer nos micro-ondas. Por isso, se sua tomada for comum, de 10 amperes, é preciso usar um adaptador.

Que tal aproveitar para aprender a fazer café em uma cafeteira elétrica? A gente conta o passo a passo!

Cápsulas compatíveis

A compatibilidade de diferentes cápsulas é o principal benefício da Philco PCF19VP. Você pode optar pelas cápsulas Nespresso ou Dolce Gusto e ambas têm uma grande variedade de bebidas quentes, como cafés expressos, bebidas variadas com café, chás e chocolates quentes. É claro que, para fazer um teste completo, eu testei opções das duas marcas e conto as minhas impressões sobre cada uma delas.

Cápsulas Dolce Gusto

Suporte para cápsulas Dolce Gusto (Foto: Mosaico)
Suporte para cápsulas Dolce Gusto (Foto: Mosaico)

As primeiras cápsulas que eu testei foram da Dolce Gusto. Comprei o caramelo macchiato, da linha em parceria da Dolce Gusto com a Starbucks, para experimentar. Mas fiquei surpresa ao ver que, para preparar a bebida, é necessário usar duas cápsulas: antes uma à base de café e, depois, outra à base de leite. Nas máquinas Dolce Gusto, você pode selecionar o tamanho do café em sete níveis diferentes, mas isso não é possível nesse modelo da Philco.

Por isso, foi difícil acertar no preparo da bebida, já que eu podia selecionar apenas o café curto ou longo. No fim das contas, o que deu mais certo foi optar pelo café curto tanto na cápsula de café, quanto na cápsula de leite. Assim, o caramelo macchiato ficou gostoso e cremoso, mas em um volume menor que o indicado na caixa. Por isso, eu achei que a cafeteira funciona melhor com as bebidas que usam apenas uma cápsula no seu preparo.

Cápsulas Nespresso

Suporte para cápsulas Nespresso (Foto: Mosaico)
Suporte para cápsulas Nespresso (Foto: Mosaico)

As cápsulas Nespresso funcionam perfeitamente nessa cafeteira Philco. É só usar o suporte adequado para elas, posicionar a cápsula e selecionar se você quer um café longo ou expresso, pressionando o botão indicado para cada tamanho de bebida. Ao contrário das cápsulas Dolce Gusto, todos os cafés Nespresso que eu experimentei usam apenas uma cápsula. Por isso, foi bem simples preparas as bebidas e acertar no tamanho do café. Isso garantiu que a bebida ficasse saborosa e com uma boa cremosidade.

Custo-benefício da cafeteira Philco

Atualmente, a Philco PCF19VP custa a partir de R$ 468, um valor que está na média para esse tipo de cafeteira. Existem opções mais baratas no mercado, para quem pretende usar apenas um tipo de cápsula. Mas se você preza pela variedade e também quer preparar café expresso, esse modelo é uma ótima escolha. Por isso, se o fator de decisão é o custo-benefício, essa cafeteira Philco vale muito a pena.

Produtos similares

Gostou desse modelo, mas quer conhecer outras cafeteiras similares antes de escolher a melhor opção para você? Separamos dois aparelhos, um Nespresso e um Dolce Gusto, que podem te agradar.

Conclusão

Analisando tudo o que a cafeteira Philco Multicápsula PCF19VP promete e o que ela, de fato, entrega, ela ganha nota 9. O fato dela aceitar cápsulas de duas marcas diferentes, além do pó de café expresso, é muito prático e ideal para quem quer ter mais possibilidades de escolha em um único aparelho.

Em relação às cápsulas Dolce Gusto, há uma pequena restrição nas bebidas que usam duas cápsulas, já que elas não funcionam tão bem nesse modelo quanto nas cafeteiras da própria Dolce Gusto. Mas ainda é possível usá-las, então o aparelho não perde muitos pontos. Quando o quesito é a praticidade do aparelho, a Philco Multicápsula ganha nota máxima e é muito indicada para quem curte tomar um cafezinho a qualquer hora do dia sem ter muito trabalho no preparo.

Se quiser conferir mais opções, conheça as melhores cafeteiras de cápsula de 2021.