Zoom indica em Cafeteira Elétrica

Como fazer um bom café

Escolha a cafeteira ideal e saiba como fazer um café ainda mais saboroso.

Como fazer café
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O famoso cafezinho é uma tradição brasileira muito saborosa. E se você adora a bebida, sabe que na hora de fazer café é preciso seguir alguns passos básicos para preservar o sabor e o aroma natural.

Há muitos modelos de cafeteira para você escolher. Seja uma cafeteira elétrica, expresso ou mesmo a cafeteira manual, é possível garantir uma boa bebida para o seu dia a dia. Sendo assim, saiba como fazer café com as nossas dicas:

Dicas para fazer café e saborear uma bebida de qualidade

• Sempre cheque a data de fabricação do café. Quanto mais novo, mais saboroso, pois o café se deteriora muito rápido, influenciando na sua qualidade;

• Para preservar o sabor do seu café em pó, o armazene em um recipiente fechado dentro da geladeira;

• Use sempre água filtrada ou mineral para garantir a pureza e o aroma do seu café;

• Para cada 1 litro de água, use de 80 a 100g de café em pó (5 a 6 colheres de sopa). Dentro desse limite, ajuste a quantidade de acordo com o seu gosto pessoal e lembre-se: quanto mais café, mais amargo.

• O grão de café deve ficar menos tempo em contato com a água. Em média, o grão moído deve passar de 4 a 6 minutos na água. Se estiver muito grosso, aumente para 9 minutos.

• A água para fazer café não deve estar fervendo, pois a perda de oxigênio interfere no gosto do café. A temperatura ideal é bem quente, por volta dos 90°C e não mais que isso.

• Se você por acaso optar por fazer café com filtro de papel, jogue a água em fio, pelas beiradas, indo devagar em direção ao centro do papel. Mas não demore mais de 6 minutos para seu café não ficar amargo.

Preços de cafeteiras elétricas

• Para a cafeteira elétrica, a medida e o tempo são os mesmos, mas é sempre importante você ler o manual e, claro, preparar o café de acordo com o seu gosto.

• Tenha atenção quando for fazer café em grandes quantidades. O tempo longo de preparo pode amargar o café, então vá fazendo na quantidade de 12 em 12 xícaras pequenas, em média.

• Para a cafeteira com moedor, prefira grãos moídos na hora, com torragem mais clara para preservar o aroma. Use 7g de café para preparar 30ml ou 50ml, lembrando que quanto mais água, mais suave o sabor.

• A cafeteira expresso deve ter boa pressão e seguir a mesma regra da água a 90° C. Uma dica para checar a qualidade é a espuma do expresso: ela deve ser bege escura e consistente, do tipo que fica presa na borda da xícara. Estando assim, é só mexer um pouco para sentir o aroma.

Então, deu para perceber como fazer um bom café pode ser bem prático, não é mesmo? Com todas essas dicas, seu cafezinho do dia a dia vai ganhar muito mais aroma e sabor.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em cafeteira elétrica