Como fazer café na cafeteira italiana?

Veja, em 7 passos, como fazer um bom café na cafeteira italiana

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Segundo uma pesquisa realizada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L'OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo a primeira posição apenas para a água. Mas com tantas formas de fazer café, você sabe, por exemplo, como fazer café na cafeteira italiana?

A cafeteira italiana, ou Moka, é muito difundida e utilizada na Europa, principalmente na Itália, local de sua origem; mas no Brasil, a Moka também possui muitos admiradores. Se você ficou com curiosidade, o Zoom te ajuda nessa missão. Que tal dar um break e correr para aprender como fazer café na cafeteira italiana? Dê um Zoom e confira o passo a passo!

Dá uma olhada nessa matéria aqui para conhecer as diferentes variações do café que você pode preparar!

Como fazer café na cafeteira italiana?

Para quem é fã de um café mais artesanal e mais forte, o café feito na cafeteira italiana é a melhor opção.

Antes de você aprender como fazer o café na cafeteira italiana, você precisa entender sobre os compartimentos dessa cafeteira. A parte inferior da cafeteira armazena a água e fica em contato direto com o fogo, já a parte superior tem um formato octagonal com um furo no meio, é para essa região que vai o café.

Passo 1: Adicione água no compartimento inferior da cafeteira. Não ultrapasse a válvula de segurança.

Passo 2: Coloque o filtro em forma de funil.

Passo 3: No filtro, coloque o café moído até encher, de preferência com moagem mais grossa, mas sem transbordar de café.

Passo 4: Coloque um pouco de água fria na parte de cima da Moka. Isso evitará com que a bebida não “queime” ao tocar as paredes de alumínio.

Passo 5: Enrosque a parte de cima girando no sentido horário.

Passo 6: Coloque a cafeteira em fogo baixo.

Passo 7: Fique atento à cafeteira. De tempos em tempos, levante a tampa da cafeteira para verificar se o café já está saindo. Preste atenção: quando o café já estiver quase todo saído para o recolhedor, retire a cafeteira italiana do fogo.

Pronto! Seu café já pode ser degustado. Vale lembrar que como a cafeteira não é térmica, o ideal é beber imediatamente ou passar para uma garrafa.

Você não gosta da cafeteira manual, como a cafeteira italiana? Não tem problema! Atualmente, existem diversos tipos de cafés no mercado e diversas formas de prepará-lo. Uma opção é usar a cafeteira em cápsulas. A cafeteira Nespresso, por exemplo, é ideal para quem não quer perder tempo fazendo café. Em poucos passos, e com alguns cliques, você pode selecionar uma cápsula de sabor intenso que é tão saboroso e gostoso quanto o Moka. Confira!

Leia também: