Zoom indica em Câmera Digital

5 dicas de como fotografar paisagens

Com dicas simples, fotografar paisagens será bem mais fácil.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quando se vai registrar uma foto de um grande campo aberto, uma praia ou uma cadeia de montanhas, o resultado satisfatório salta logo aos olhos. Por que será? Por que o mais amador dos fotógrafos (e seu público) consegue identificar uma boa foto de paisagem?

Simples: porque a natureza é criada com harmonia. Mas como aprender a "linguagem da natureza" em nossas fotos?

Primeiro você precisa conhecer alguns princípios fundamentais quando se fala em composição da imagem, as dicas abaixo valem tanto para uma câmera digital profissional quanto para câmeras digitais automáticas e até mesmo para uma câmera digital infantil Existe uma linguagem fotográfica construída pelo observador, que envolve todo um conjunto de aspectos e facilita a composição da imagem. São eles: equilíbrio, proporção, ritmo, ponto de vista, enquadramento e fundo.

Equilíbrio: aparece quando é possível distribuir harmoniosamente no quadro da imagem elementos semelhantes, como cor, textura, forma e tamanho. Entretanto se faz necessário reservar um espaço visual para que o fotógrafo possa ali determinar seu assunto principal.

Proporção: procura-se nas dimensões dos elementos que compõem da imagem a mesma proporção que há no visor da câmera, entre base e altura.

Ritmo: é o que dá o movimento para a imagem. Ocorre quando alguns elementos se sucedem, repetindo-se, porém, em harmonia, combinando.

Ponto de vista e enquadramento: caracteriza-se pela capacidade que o fotógrafo possui de escolher e distribuir elementos que farão parte da foto.

Fundo: dependendo do que se quer registrar ele pode valorizar ou distrair o observador da foto. Uma dica é a mudança de ângulos. Varie os ângulos. Procure fazer com que o fundo também participe da foto.

Agora que você conhece o básico da composição fotográfica, vamos dar algumas dicas rápidas para você melhorar a qualidade das fotos que produz:

1. A regra dos nove quadros. É uma das práticas mais clássicas para compor belas fotografias. Ao olhar uma imagem você a divide mentalmente em três colunas por três linhas e procura localizar o "tema" de sua foto na intersecção das linhas. Assim:

como tirar foto de paisagem

2. Mire no horizonte e mantenha-o nivelado. A linha do horizonte deve ficar paralela à imagem. Outra dica bacana é subir ou descer esta linha, caso o céu ou o chão tenham elementos mais interessantes.

3. De olho na sombra. O perigo de sua sombra aparecer na foto é maior no início ou no final do dia, quando a imagem projetada é maior. Dica de ouro: direcione sua sombra em locais já sombreados no local!

4. Avalie os detalhes da cena. Alguns elementos isolados podem abrilhantar ou estragar a sua foto. Antes de fazer o clique, dê uma olhada geral para elementos isolados e sua função na cena.

5. Trazendo para frente um elemento. Nem sempre conseguimos focalizar toda a imagem para representar uma paisagem. Quando isso acontece, procure representar aquele momento por partes da paisagem que a representem. Assim você consegue uma composição mais harmônica.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital