Zoom indica em Câmera Digital

Aprenda a usar os recursos de sua câmera

Funções simples que ajudam muito nas suas fotos.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

As câmeras compactas hoje já apresentam boas funções que podem ajudá-lo a não errar nas suas fotos. Conheça algumas delas para não perder aquele momento único com uma foto ruim.

Redução de olhos vermelhos:

O brilho vermelho nos olhos aparece nas fotos em que o ambiente apresenta pouca luz, ou luz muito fraca, devido à abertura das pupilas para enxergar melhor.

O modo mais fácil de resolver essa situação é pedir para que as pessoas que serão fotografadas fixem os olhos em um foco de luz mais forte. Se a pessoa que será fotografada fixar os olhos por alguns segundos o para uma luz mais intensa, a pupila se fecha, devendo assim ser fotografada logo em seguida para que a pupila não se abra novamente.

Outra possibilidade é o uso do recurso chamado pré–flash. Popularmente conhecido em algumas câmeras como redutor de olhos vermelhos.

Esta função se apresenta da seguinte forma: quando se aperta o botão de disparo, esse recurso emite curtos disparos de luz em sequência. Desta forma as pupilas se fecham, aproximadamente meio segundo antes de a foto ser feita, e evitando o surgimento do brilho vermelho nos olhos.

Fotos sequenciais:

Esta função se apresenta com o nome de função buster. É um comando automático das câmeras digitais. Com ela pode-se fazer várias fotos uma após a outra enquanto o botão de disparo estiver pressionado, não precisando aguardar a câmera armazenar a foto para tirar outra.

Redutor de tremidos:

Geralmente utilizada em situações de pouca luz, esta tecnologia apresenta-se em algumas câmeras como função automática e recebe o nome de estabilizador de imagens e ajuda a fotos tremidas.

A tecnologia pode funcionar de três maneiras:

  • No sensor da câmera: um dispositivo mecânico mantém o sensor estável mesmo quando a câmera balança;
  • Na lente: alguns elementos da lente apresentam movimentos que compensam as tremidas que prejudicam a imagem;
  • Por processamento de imagem: o sistema mais comum nas compactas, fotografa a mesma cena três ou mais vezes e combina as imagem em uma só, sem tremidas.

Detector facial:

Você já deve ter ouvido falar do rosto humano na superfície de Marte, que na verdade era apenas uma montanha com sombras semelhantes a olhos e boca.

O reconhecimento facial funciona de maneira semelhante, com o processador de imagem da câmera identificando olhos, boca e nariz a partir do formato do rosto na imagem. Com isso, manter a foto focada no retratado é muito mais fácil.

Detector de sorrisos:

Funciona similarmente ao detector facial. Como a expressão do rosto e o formato do sorriso possuem um formato padrão (guardadas as devidas diferenças) a câmera consegue identificar e focar os sorrisos, fazendo o disparo automaticamente quando detectados.

Muitas câmeras compactas já utilizam esse recurso.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital