Zoom indica em Câmera Digital

Como funciona o recurso detector de faces?

Sorria: sua câmera quer tirar uma foto!

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O rosto humano, apesar das variações de pessoa para pessoa, possui uma composição básica que não se altera, lida pelos aplicativos como pontos em comum. Assim, o processador de imagem da câmera digital identifica sempre olhos, boca e nariz, formando um "desenho" com pontos fixos de identificação.

Com isso, manter a foto focada no retratado é muito mais fácil, pois ao utilizar a detecção de faces, a câmera processa automaticamente algumas funções como controle de flash e balanço de branco, o que permite capturar os rostos com precisão e qualidade.

O detector de face pode ser utilizado de forma complementar em outras fotos também. Este recurso é capaz de focalizar o objeto mais próximo da cena, podendo ser utilizado como disparador automático.

Assim, essa função auxilia o fotógrafo pouco experiente em condições mais extremas com excesso ou a falta de luminosidade, pouca intimidade com o uso do flash ou em condições em que o objeto a ser fotografado encontra-se em movimento. Usando o detector de faces é possível inclusive estabilizar a imagem automaticamente.

Quais as marcas que tem este recurso?

A Sony patenteou o nome, Face Detection, entretanto praticamente todas as grandes marcas do mercado, como a Canon, Nikon e Samsung, oferecem o mesmo recurso só que com nomes diferentes.

Essa função normalmente aparece sempre na descrição principal do produto ou então, confira nas especificações técnicas se a câmera que você escolheu conta com o recurso de detecção de faces.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital