Zoom indica em Câmera Digital

Descubra como funciona a Macrofotografia

Saiba como transformar pequenos detalhes em grandes fotos.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Reparou como algumas pessoas conseguem tirar fotos de flores, pequenos objetos ou até insetos, com qualidade e de uma forma com que eles literalmente parecem gigantes? Não se trata de magia ou de alguma técnica extremamente avançada da fotografia. Estamos falando da macrofotografia, uma maneira diferente de utilizar sua câmera digital, seja ela portátil ou profissional.

Como funciona a macrofotografia?

Começar a fotografar pequenas imagens é mais fácil do que se imagina. Grande parte das câmeras automáticas possui uma programação de macrofotografia. Geralmente, este recurso é representado pelo ícone de uma pequena flor. Ao ativá-lo, o usuário passa a ter a habilidade de aproximar a lente da câmera até uma distância consideravelmente pequena do objeto a ser fotografado. O mesmo vale para algumas câmeras semiprofissionais ou câmeras profissionais. Mas antes de começar, é preciso levar em conta que:

  • Nem todas as câmeras digitais possuem uma capacidade realmente grande de aproximação. Confira o zoom óptico da sua.
  • Muitas vezes o uso do flash se torna necessário, já que a própria sombra da câmera digital pode prejudicar a iluminação.
  • O uso do foco automático se torna primordial nas câmeras portáteis, enquanto o foco manual passa a ter mais valor nas câmeras semiprofissionais e profissionais.

Não consigo chegar muito perto sem perder o foco. Tem como melhorar?

Por incrível que pareça, as câmeras automáticas portáteis são ideais para aqueles que querem explorar ainda mais o mundo da macrofotografia. Mas se mesmo assim você não consegue chegar perto o suficiente, saiba que existem alternativas na hora de conseguir boas fotos deste tipo.

Existem sites e lojas especializadas que oferecem inúmeros acessórios que diminuem a distância máxima de foco das lentes, sejam elas profissionais ou não. No caso das automáticas, é possível adquirir um anel de inversão, que permite a instalação de uma segunda lente invertida na câmera digital. Apesar do uso curioso, a técnica permite uma aproximação ainda maior do assunto fotografado, mantendo uma grande fidelidade de detalhes, resultando em fotografias macro incríveis.

Este mesmo recurso está presente nas câmeras semiprofissionais e profissionais, e, assim como nas automáticas, é o mais indicado pelos entendidos no assunto. No entanto, também é possível adquirir um kit de filtros chamado close-up. Instalados na extremidade da lente objetiva, estes anéis de vidro também permitem uma maior aproximação do assunto fotografado, apresentando bons resultados.

Dica: Antes de adquirir um kit close-up, é necessário saber o exato diâmetro da lente objetiva presente em sua câmera profissional ou semiprofissional. O mesmo vale para o anel de inversão, que precisa ser compatível com a lente da câmera e a lente que será invertida.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital