Zoom indica em Câmera Digital

Dicas para imprimir sua foto digital

Saiba o que você pode fazer para alcançar um resultado ainda melhor.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Dicas para imprimir fotos digitaisFim das férias: hora de levar o cartão de memória da sua câmera digital para uma loja de confiança e fazer um belo álbum com suas melhores recordações. O problema é que nem sempre o resultado fica tão bom quanto o esperado, independente se a sua máquina for uma câmera digital compacta ou uma câmera digital semiprofissional.

Mas será que a culpa é toda do local onde a revelação foi feita ou é possível fazer algo para remediar a situação?

Uma das principais vantagens da impressão de foto digital é fazer alguns pequenos ajustes nos arquivos antes de imprimir. E não estamos nos referindo à chamada edição pesada, onde elementos inexistentes são adicionados à cena, enquanto alguns são retirados ou até alterados. Existem alguns parâmetros básicos, geralmente presentes nos principais programas de edição, que podem garantir um resultado ainda melhor.

Para garantir uma boa qualidade ao imprimir foto digital, fique de olho nestas dicas:

  • EXPOSIÇÃO: altera, de maneira artificial, a iluminação presente na foto. Com este tipo de ajuste é possível clarear ou escurecer as fotos, um problema bastante comum até para profissionais.
  • SATURAÇÃO: define quão vivas são as cores da foto. Em alguns programas é possível alterar o nível de saturação de cores específicas, permitindo, assim, um céu de azul mais vivo ou uma grama mais verde. Também é possível usar valores negativos, chegando ao extremo de tornar a fotografia totalmente preta e branca.
  • CONTRASTE: ao modificar este parâmetro para valores altos, a pessoa faz com que as partes claras fiquem ainda mais claras e as escuras ainda mais próximas do preto total. Quando ele é diminuído, esta diferença vai ficando cada vez menor, tornando a fotografia pálida.

 

Vale lembrar que alguns modelos de câmeras fotográficas permitem que este tipo de edição seja feito no próprio equipamento, o que ajuda na hora da impressão de impressão de foto digital. Para isso, o monitor LCD é utilizado como referência durante as alterações. Mesmo que este recurso seja mais prático, é recomendado que estas alterações sejam feitas no computador, já que os softwares dedicados a este tipo de modificação costumam ser mais poderosos e precisos.

DICA SOBRE FORMATO E QUALIDADE DA FOTO DIGITAL

Se a sua câmera possui a opção de salvar as fotos no formato RAW (comum em câmeras profissionais), então você deveria experimentá-lo. Os arquivos gravados nesse formato acumulam uma quantidade superior de informações em relação ao tradicional JPEG. Assim, a alteração das cores parece mais natural, principalmente quanto aos ajustes de exposição, que podem apresentar verdadeiros milagres após alguns minutos de experimentação na frente do computador.

 

Também é importante frisar que alguns laboratórios especializados na revelação digital utilizam softwares e procedimentos que alteram as cores apresentadas nos arquivos, mesmo após eles terem sido editados. É recomendado que antes da revelação, qualquer dúvida quanto ao processo de tratamento realizado internamente seja esclarecida. Se possível, peça para que as fotos não sofram alterações deste tipo, informando que elas já foram previamente tratadas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital