Zoom indica em Câmera Digital

Dicas para tirar fotos no escuro

Saiba como melhorar suas fotos em ambientes escuros.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Hoje o mundo está muito mais midiático, tecnológico e digital e isso beneficiou, e muito, a fotografia, pois a aproximou de muito mais gente. Porém para ter bom resultados nas fotos, precisamos de iluminação, já que fotografia significa “escrever com a luz”. Então, como fazer quando estamos sem flash ou em situações que não podemos usá-lo, como espetáculos, cinema e museus? Ficar com as fotos escuras não dá, então vamos a algumas dicas:

Dica para as máquinas compactas, semiprofissionais e profissionais

Aumente o ISO da sua câmera fotográfica e ela ficará mais sensível à luz. O ISO vem desde a fotografia analógica e designa a quantidade de sensibilidade do filme ou no caso, da câmera.

Quanto maior o ISO maior a sensibilidade e entrada de luz, só que como nada é perfeito, com isso, você perde qualidade, aumentando o ruído na imagem (granulação). Se você tem uma máquina compacta, essa é a única chance que você tem de salvar a sua foto. Agora, se você tem uma máquina semi ou profissional, você ainda tem mais duas chances pra tirar fotos no escuro.

Câmeras semiprofissionais com correção automática

Nas máquinas com mais tecnologia temos a opção de controlar a exposição para não fazer feio na hora do click. Algumas câmeras semiprofissionais dão essa opção automaticamente, tentando corrigir a falta de luz. As semiprofissionais também podem ter lentes intercambiáveis que podem dar um ganho a mais na entrada de luz. Já nas profissionais chamadas de SLR/DSLR a história muda totalmente com relação à luz.

Máquinas fotográficas profissionais: melhor controle das imagens

Além do ISO hipersensível que as máquinas fotográficas profissionais possuem, seu controle da exposição é totalmente manual: você pode diminuir a velocidade, deixando o obturador aberto por mais tempo para entrar mais luz e/ou abrir o seu diafragma para entrar também mais luz.

Nas profissionais, para tirar foto no escuro são indicadas as lentes mais claras, aquelas que possuem o diafragma mais aberto, como f1.2/f1.4/f1.8. Infelizmente elas são bem caras, mas valem a pena. Para velocidades menores, é indicada a fotografia sobre um tripé para as fotos não ficarem tremidas, a não ser que essa seja a intenção do fotógrafo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital