Zoom indica em Câmera Digital

Dicas para usar o flash na sua câmera digital

Fotos bem iluminadas são sinônimos de boas fotos.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Boa iluminação é a chave para as fotos bonitas. Para obter os melhores resultados utilizando flash, você precisa respeitar algumas regrinhas básicas, além de conhecer as limitações de sua câmera digital.

Para os amadores, as câmeras automáticas do tipo "point & shoot" (apontar e disparar) oferecem com grande variedade de recursos. Vários modelos satisfazem muito bem neste quesito, como a Sony Cyber Shot DSC-WX100 ou a Nikon Coolpix S6200.

Dicas sobre flashPorém, para obter os melhores resultados, em qualquer câmera, existem algumas dicas que podem ser seguidas e aplicadas em diversas ocasiões. Veja algumas que selecionamos para você.

Evitando reflexos

Vidraças, espelhos, óculos... todas essas superfícies são capazes de produzir reflexos indesejados quando se fotografa usando o flash apontado diretamente para eles. A solução é colocar-se em ângulo ao fotografar esses objetos. No caso de óculos, uma leve rotação da cabeça pode solucionar o problema. Para vidros ou janelas, tente chegar um pouco para os lados e alterar o ângulo de direcionamento do flash da câmera.

 

Respeitando distâncias

Não se aproximar muito do assunto ou modelo da sua foto pode evitar problemas com o uso do flash. Além de "cegar" o retratado você ainda corre o risco de "estourar" a foto, devido ao excesso de luz. Uma olhadinha no manual da sua câmera digital vai orientá-lo quanto aos limites de distância recomendados para o seu caso.

Fotografando grupos

Fazer com que as pessoas se posicionem, aproximadamente, à mesma distância do flash da câmera, evita que sejam atingidas por quantidades diferentes de luz, o que costuma produzir um efeito de coloração estranho no resultado final.

Eliminando os indesejáveis olhos vermelhos

Acenda todas as luzes possíveis no momento da fotografia. Isso reduz o tamanho das pupilas e evita o efeito avermelhado nos olhos de pessoas e animais. Afastar-se um pouco do objeto a ser fotografado também ajuda a evitar este problema.

Evitando o efeito artificial

Difundir a luz do flash da câmera (que pode ser excessiva em algumas situações e causar um efeito artificial) é um efeito que pode ser conseguido utilizando um difusor à frente dele. Papel vegetal e até um pequeno pedaço de plástico branco, semitransparente, são recursos que podem ser utilizados para minimizar o contraste das sombras e deixar a luz mais suave.

Agora que você já sabe mais sobre o uso do flash, compare preços, escolha a sua câmera digital e siga nossas dicas para fotografar cada vez melhor.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital