Zoom indica em Câmera Digital

Dicas para utilizar o tripé

Como aproveitar melhor suas fotos com o tripé.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Veja ofertas de tripés e monopés para câmerasA função principal do tripé é proporcionar maior estabilidade às câmeras digitais. Livres da respiração ou do suave tremer da mão dos fotógrafos, as câmeras no tripé captam melhor a cena que está à sua frente. Além disso, essa estabilidade permite ao usuário, determinar com maior precisão qual a profundidade de campo necessária para aquela composição.

Existem no mercado não só tripés como também os monopés, que possuem a mesma função de fixar a câmera. Os dois são indicados na produção de fotos de longa exposição, fotos noturnas, fotos de paisagens e fotos que exijam uma exposição mais lenta.

Características

A altura da maioria dos tripés varia entre 100 cm e 180 cm. Intensamente estudada e pesquisada, a altura padrão dá maior liberdade de movimento ao fotógrafo. Quanto ao material em que são confeccionados, estes acessórios são bem variados, passando de madeira à modernas ligas de alumínio.

Uma opção de escolha são os tripés dobráveis que cabem em sua mochila ou mala.

DICA: existem os modelos de tripé em que se pode inverter o eixo central e assim posicionar a câmera a poucos centímetros do chão. Excelente para fotos com a lente macro.

Como utilizar o tripé

- Observe bem o piso onde você vai montá-lo. Nem sempre você estará sobre um chão nivelado ou livre de imperfeições. Regule as pernas do tripé de forma a manter o nível.

- Se a sua câmera for pesada e o tripé não tiver muita resistência, force as pernas do acessório um pouco para fora, para que ele ganhe mais estabilidade e sua câmera não caia.

- Aliás, mantenha as pernas do tripé as mais abertas dentro do possível. É melhor ter estabilidade do que altura.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital