Entenda antes de comprar em Câmera Digital

Nikon e Canon: entenda mais sobre as principais marcas do mercado

Canon e Nikon têm câmeras para todos os bolsos e necessidades, confira!

Nikon
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quem é apaixonado por fotografia já deve ter lido sobre duas das marcas mais famosas do mercado a Nikon e a Canon. Ambas são reconhecidas pela alta qualidade de suas câmeras fotográficas, que inclusive são materiais de trabalho de grandes fotógrafos.

Neste artigo mostraremos um pouco mais da história dessas marcas, mas também as especificidades que as diferenciam para que você possa encontrar aquela que melhor se encaixa em suas necessidades!

O surgimento das marcas

A Canon foi fundada em 1937 pelo Dr. Takeshi Mitarai junto de uma equipe vinda do Laboratório de Instrumentos de Precisão, que surgiu em 1933, que produzia câmeras fotográficas. Até então, tais itens eram muito caros e importados. O primeiro produto veio com a marca Kwanon (nome de uma deusa asiática), só então que ele foi transformado em Canon, visando uma modernização.

Por sua vez, a Nikon foi criada em 1917 sob o nome de Nippon Kōgaku Kōgyō Kabushikigaisha. Ela só foi rebatizada 71 anos depois como Nikon Corporation, devido à inserção de suas câmeras fotográficas no mercado. Antes a empresa era especializada basicamente em equipamentos ópticos, tais como microscópios e instrumentos de medidas.

As diferenças entre a Canon e Nikon

Antes de falarmos especificamente sobre algumas diferenças entre as câmeras, é importante ressaltar que o principal fator que leva um usuário a escolher uma ou outra é impactado diretamente pelo que o usuário sente ao usar o equipamento e também pelo seu estilo de fotografia.

Ambas as marcas têm uma ampla variedade de câmeras e acessórios que podem potencializar as suas funcionalidades. Tanto a Canon quanto a Nikon lançam produtos constantemente, por isso, há sempre um embate sobre qual é a melhor, pois enquanto uma perde a outra ganha e assim sucessivamente.

Canon x Nikon: acessórios

Uma das principais diferenças entre elas é a intercambialidade dos seus acessórios. As lentes Canon, por exemplo, podem ser usadas em diferentes modelos da marca. Por outro lado, a Nikon não tem essa facilidade, o que faz com que ela tenha acessórios específicos para cada um de seus modelos.

Canon x Nikon: tipo de fotografia

Outra diferença entre as marcas é o tipo de fotografia para o qual elas estão preparadas. Se você gosta de detalhes, focando nas fotografias macro, a Canon oferece lentes capazes de aumentar o tamanho de um objeto em até 5 vezes. Já se o seu interesse é por astrografia, como a fotografia de estrelas, a Nikon tem uma solução mais apropriada.

Canon x Nikon: design

Para fazer um comparativo mais claro do design, é importante considerar as câmeras de entrada tanto da Canon quanto da Nikon, que são a Canon T5i e Nikon D5300, respectivamente.

Design Nikon

No caso do modelo da Canon, o LCD é sensível ao toque e tem 3 polegadas, além disso, o visor é giratório. Por outro lado, a Nikon tem um visor de cristal líquido um pouco maior, de 3,2 polegadas, também giratório, mas que não é sensível ao toque.

O peso delas é de 545g e 480g, respectivamente. Ambas têm saída A/V, além de HDMI e USB.

Canon x Nikon: lentes

Outro diferencial entre as marcas é que, apesar de muitas funcionalidades semelhantes, elas não produzem exatamente os mesmos modelos de lentes. Logo, para aqueles que desejam fotografar em nichos específicos, esse ponto precisa ser levado em consideração.

Lente Canon

Independentemente disso, a linha de produtos oferecidos pela Canon e Nikon é bastante vasta, o que permite maior tranquilidade na hora de escolher o seu modelo.

A melhor opção para a sua necessidade

A Canon e a Nikon oferecem boas opções para fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores. As câmeras DSLR das duas marcas são consideradas as melhores do mercado e apresentam muitas semelhanças, o que faz com que o comprador tenha que procurar detalhes para poder de fato diferenciá-las.

Nesse caso, podemos destacar três aspectos que são a acessibilidade do menu, a quantidade de pontos de foco e também o número de disparos por segundo.

O fato é que a escolha varia conforme a necessidade, tal como já destacamos. Existem fotógrafos que têm ambos os modelos, pois preferem um para determinadas ocasiões enquanto o outro serve a propósitos distintos do primeiro.

Um detalhe importante e negligenciado em muitas ocasiões de compra é o fato da câmera ser uma ferramenta e não o único fator responsável pela boa qualidade da fotografia. No caso, a habilidade do fotógrafo conta mais pontos, por isso, alguns dizem que a Canon é melhor, enquanto outros apontam a Nikon. Ou seja, é uma questão de preferência em relação à usabilidade.

A performance também precisa ser levada em consideração. É essencial comparar alguns fatores-chave, entre os quais estão o sistema de autofoco, barulho, megapixels, peso, mas também a aderência de acessórios. Existem áreas em que a Canon é melhor, enquanto em outras a Nikon ganha.

Por exemplo, existem modelos da Nikon na mesma faixa da Canon com menos pixels, mas com preços mais em conta. Tal número importa se você precisar ampliar a imagem, mas ele não interfere na qualidade fotográfica enquanto estiver em seu tamanho normal.

É necessário ter afinidade com o equipamento. Não adianta escolher um modelo que tem mais funções se você não sabe como manuseá-los. Uma dica para comparar é sempre colocar as câmeras da mesma categoria de cada uma delas no comparativo. Uma câmera da categoria top de linha de uma, com certeza, será bem melhor do que uma DSLR de entrada.

Logo, não podemos deixar de destacar que é sempre bom fazer uma comparação entre modelos de categorias semelhantes e levando sempre em consideração as suas necessidades. Canon e Nikon são marcas reconhecidas que têm equipamentos de alta qualidade. É possível obter o melhor dos seus equipamentos, independentemente de qual for a sua escolha.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital