Zoom indica em Câmera Digital

O que é distância focal?

Saiba por que diferentes lentes objetivas possuem “medidas” diferentes.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Acompanhar o ramo de fotografia profissional pode ser um grande desafio para quem está começando. Isso ocorre porque existem inúmeros termos técnicos aparentemente confusos, mas que na verdade são bem simples de entender. Um deles é a distância focal das lentes objetivas, termo que dá o sentido para estes estranhos números.

Uma das grandes vantagens das câmeras profissionais e algumas poucas câmeras semiprofissionais é a possibilidade de trocarmos suas lentes objetivas. Esta necessidade ocorre justamente por conta das diferentes distâncias focais de cada uma delas. Dependendo da medida utilizada, é possível conseguir resultados distintos, alguns bastante específicos.

O tamanho das lentes objetivas é expresso por conta da sua distância focal. Por exemplo, uma lente 100mm tem na verdade esta distância entre o seu centro focal e o sensor da câmera fotográfica. Esta medida influência não somente o ângulo de visão alcançado pelo fotógrafo, mas também o nível de zoom máximo.

Existem três tipos básicos de lentes objetivas:

- LENTE NORMAL: são as objetivas cujo valor é fixo, geralmente apresentando uma distância focal que ofereça uma visão sem distorção do assunto fotografado.

- LENTE GRANDE ANGULAR: objetivas que podem ou não variar em sua distância focal e sua principal característica é distorcer a visão ao ponto em que um grande ângulo possa ser fotografado de uma só vez (como uma foto panorâmica de grandes dimensões). O extremo deste tipo é também chamado e lente olho-de-peixe, pois alcança ângulos incrivelmente amplos, como se fossem olhos focados em lados opostos, por isso, o nome.

- LENTE TELE-OBJETIVA: da mesma maneira que o tipo grande angular pode, ou não, variar em sua distância focal, mas tem como foco oferecer grandes níveis de aproximação entre o fotógrafo e o assunto principal. Ideais para fotos do céu ou paisagens que necessitem zoom específico em algum detalhe.

É importante saber que quanto maior a medida, maior é o zoom oferecido por uma câmera lente objetiva. Paralelo a isso, números menores garantem um ângulo de visão maior. É correto dizer que uma objetiva de 50mm ofereça uma visão "normal", algo próximo ao visto pelo olho humano.

Também é necessário levar em consideração o fator de corte ou crop da câmera utilizada. Este valor pode variar bastante, mas é comum, principalmente nas câmeras profissionais, observar um crop de 1.5 ou 1.6. Isso significa que, uma objetiva de 50mm em uma câmera com corte de 1.6, será tratada como se tivesse na verdade 80mm (50x1.6). Para não sofrer com esta alteração, é necessário que a câmera seja do tipo fullframe, uma característica destinada aos modelos mais caros e que corrige essa distorção.

Agora você já conhece uma das principais vantagens das câmeras profissionais e alguns modelos semiprofissionais. Expandir seu "arsenal de equipamentos" é um dos grandes focos dos fotógrafos mais avançados, conseguindo assim resultados diferentes em qualquer situação.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital