O que é o formato de imagem RAW?

Saiba o que você está perdendo ao deixar de usar este poderoso formato de lado.

Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 1 min. de leitura.

Para a grande maioria dos donos de câmeras fotográficas, gravar seus registros no formato JPEG é mais do que suficiente. Afinal, o que é mais prático do que gravar o maior número possível de fotos em seu cartão de memória e ainda por cima enviá-las pela internet ou abrir em qualquer computador? Pois saiba que existe outro formato de arquivo bastante útil, principalmente para quem é adepto das edições digitais.

O arquivo RAW, também chamado de negativo digital, contém uma quantidade de informações muito superior ao tradicional JPEG. Ainda que estas informações não sejam totalmente visíveis em uma primeira vista, basta abrir as imagens em um bom programa de edição para que as possibilidades de melhorias comecem a surgir.

Com formato de imagem RAW é possível:

  • Resgatar mais informações de luz e sombra, corrigindo fotografias com pouca ou muita luz;
  • Deixar as cores mais vivas, sem que haja uma perda considerável de qualidade;
  • Transformar fotos coloridas em preto e branco, com a possibilidade de conseguir resultados próximos aos dos clássicos filmes analógicos deste tipo;
  • Provar a autenticidade e autoria de uma foto, já que não é possível alterar um arquivo RAW.

Vantagens e desvantagens do formato RAW

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Maior poder de edição das fotosOs arquivos ocupam mais espaço na memória
Poder garantir a autoria dos seus registrosPara abri-los, é necessário um software de edição
Menor quantidade de ruído totalVocê precisa conhecer algumas técnicas de edição avançadas

Vale lembrar que cada câmera digital possui sua própria extensão de arquivos RAW. Outro ponto importante é que, antes de comprar uma máquina que grave neste formato, é necessário saber se ela possui algum programa em seu pacote que permita a manipulação dos arquivos, tal como os processos de edição mais básicos como saturação de cores, conversão para preto e branco, controle da exposição e redução de ruído.