Zoom indica em Câmera Digital

Qualquer câmera pode fazer boas fotos?

Profissionais ou não, uma boa foto também depende de você.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

O fotógrafo publicitário americano Chase Jarvis é um ferrenho defensor do iPhone como câmera para o dia a dia. Em seu blog, é comum encontrar imagens poderosas e de altíssima qualidade obtidas pelo smartphone da Apple. Segundo Jarvis, a melhor câmera que existe é aquela que você tem em mãos.

Tirar boas fotos também depende do fotógrafoAssim como ele, muitos outros profissionais da fotografia também carregam equipamentos mais simples consigo para que, em caso de necessidade, não percam uma imagem pela ausência de uma câmera mais potente.

Isso significa que – guardadas as devidas proporções – muito da qualidade que você encontra em fotos é resultado do fotógrafo, e não do equipamento utilizado. Mesmo as câmeras de celular ou câmeras compactas são capazes de obter resultados interessantes, desde que respeitadas as suas limitações.

Existem várias formas de melhorar uma imagem, independente da câmera digital e das lentes utilizadas na captura, e a maioria delas não passa nem perto do Photoshop.

Conhece-te a ti mesmo

A primeira coisa que todos deveriam fazer na hora de usar a sua câmera é saber o que gostam de fotografar. Se não há prazer na hora do clique, a chance da foto ser boa diminui consideravelmente. Ou seja, você não precisa ser um fotógrafo profissional, mas a criatividade pode fazer toda a diferença.

Se você gosta de observar imagens da natureza, por exemplo, sabe analisar detalhes que para muitos são insignificantes. Se você observa as paisagens, entende melhor a distância, a luz, o enquadramento e até quando é importante mudar o ângulo, para dar uma nova visão de uma mesma imagem.

O mesmo acontece quando encontramos um fotógrafo, seja ele profissional ou não, que gosta de fotografar pessoas. Com uma máquina fotográfica na mão e muita inspiração, o fotógrafo consegue captar muito mais que uma simples imagem: ele passa, por meio de uma foto, toda ação ou emoção de quem foi fotografado.

Para uma boa foto, é preciso conhecer o tema que quer fotografar, mesmo que superficialmente, para conseguir bons resultados, e é muito mais fácil – e agradável – saber algo sobre aquilo que se gosta.

Quer dizer, se você não gosta de cachorros, não adianta fotografar os animais brincando no parque – seja com o celular ou com uma poderosíssima câmera Canon EOS 5D MarkII – porque a chance da foto não sair boa é bem alta.

Leia o manual da câmera

Toda câmera, independente da tecnologia envolvida, tem limitações e particularidades. Em muitos casos, conseguir uma boa foto é justamente aproveitar essas limitações e usá-las para favorecer a imagem desejada.

Para saber quais são as vantagens e desvantagens da sua câmera digital, ler o manual é obrigatório. Conhecendo esses parâmetros, conseguir boas fotos torna-se um exercício de criatividade e perseverança.

De novo!

Treine. Estude. Treine. Estude. Sem dúvida alguma, a dica mais valiosa que pode ser dada a um fotógrafo que utiliza qualquer câmera disponível é: fotografe sempre. Quando chegar em casa, veja as fotos – no computador, não no LCD da câmera – e analise o que cada imagem tem de bom e de defeito.

Com o tempo, isso fará com que você consiga imagens mais marcantes e com maior qualidade, independente da câmera utilizada.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital