Saiba tudo sobre a linha Canon EOS

Descubra por que a Canon é a preferência de inúmeros fotógrafos profissionais.

Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Existe hoje no mercado de fotografia uma grande quantidade de profissionais que têm como preferência os equipamentos desenvolvidos pela Canon. Mais precisamente, estamos falando da linha EOS, que agrega o que há de mais avançado em câmeras digitais, seja profissionais ou semiprofissionais. Dividida em três segmentos distintos, ela é hoje considerada uma das mais populares, tanto entre iniciantes do ramo quanto profissionais experientes. E a seguir você vai descobrir o motivo.

Conforme comentamos, existem três segmentos distintos dentro da linha de câmeras digitais Canon EOS: Rebel, EOS D e Mark. Cada uma possui suas próprias particularidades, assim como vantagens e desvantagens, além de serem destinadas a públicos específicos dentro do universo da fotografia.

Canon EOS Rebel

Mais baratos, os modelos desta linha são tratados como modelos de entrada. A definição é dada às câmeras que possuem qualidade profissional, mas que ainda assim contam com uma construção e presença de recursos limitada. São destinadas a um público que está começando agora no mercado fotográfico, e que nem sempre pode investir muito dinheiro em suas primeiras compras.

Suas principais características são:

  • Resolução que pode ir até 18 Megapixels;
  • Captura de imagens em RAW;
  • Gravação de vídeos em alta resolução;
  • Corpo construído em plástico de alto impacto, sem contar com vedação contra poeira e água;
  • Alta sensibilidade ISO, mas com uma quantidade considerável de ruído;

Principais modelos: Canon EOS Rebel T2i, Canon EOS Rebel T3, Canon EOS Rebel T3i

Canon EOS D

A linha intermediária da Canon tem como público alvo profissionais do seu mesmo nível: fotógrafos com mais experiência, que já contam com um nível maior de exigência quanto à qualidade de captura, mas que ainda assim não sentem a necessidade de resoluções muito elevadas ou a robusta construção do corpo das câmeras top de linha. São bastante utilizadas na cobertura de eventos sociais de médio porte, fotojornalismo e também na elaboração de trabalhos para a publicidade mais simples.

Suas principais características são:

  • Resolução que varia entre 15.1 a 18 Megapixels;
  • Sensibilidade ISO que pode chegar até 12.800, apresentando ainda uma quantidade menor de ruídos em relação à série Rebel;
  • Alguns modelos apresentam vedação contra poeira e umidade;
  • Sistema de sincronia com Flashs profissionais, utilizados em estúdio;
  • Captura de vídeos em Full HD.

Principais modelos: Canon EOS 60D, Canon EOS 7D

Canon EOS Mark

Repletas de importantes recursos, as câmeras profissionais top de linha da Canon são destinadas aos profissionais mais experientes e exigentes. Dispostas a apresentar a melhor qualidade de imagem, elas geralmente são utilizadas na cobertura de eventos de grande porte, fotojornalismo pesado, cuja necessidade de alta durabilidade é essencial, além de trabalhos de publicidade de alto nível, incluindo fotos para manipulação e trabalhos com modelos e produtos. O alto preço dos modelos que fazem parte desta linha acaba as tornando alvo de desejo de profissionais mais experientes, que desejam elevar ainda mais a qualidade de seus trabalhos fotográficos.

Suas principais características são:

  • Sensor CMOS Full Frame, que permite a realização de trabalhos em resoluções que podem chegar até 16.1 Megapixels (EOS 1D Mark IV), mas apresentando uma quantidade mínima de ruídos e altíssima fidelidade de cores e detalhes;
  • Captura de vídeos em Full HD de altíssima qualidade;
  • Alta resistência à poeira e umidade, além de construção reforçada do corpo do equipamento, garantindo longa vida útil, mesmo em situações extremas;
  • Sistema de autofoco apurado e rápido, garantindo uma operação rápida e resultados com qualidade ainda maior;
  • Sensibilidade ISO que podem chegar a até absurdos 102,400.

Principal modelo: Canon EOS 5D Mark II

Independente se você é experiente ou iniciante, se trabalha com publicidade ou fotojornalismo, ou simplesmente tornou-se um entusiasta pela fotografia, as câmeras Canon da linha EOS garantem qualidade e variedade em suas três séries de equipamentos. Vale lembrar ainda que muitos acessórios são compatíveis entre diferentes modelos e séries, aumentando ainda mais o valor de compra câmeras desta linha.