Zoom indica em Câmera Digital

Vale a pena filmar com a câmera digital?

Descubra se a função vídeo é uma boa opção na sua câmera.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Foi-se o tempo em que gravar lembranças e momentos especiais em vídeo exigia um equipamento grande e pesado, além de muitas fitas e adaptadores para poder assistir a cada segundo normalmente.

A união de vídeo e fotografia no mesmo equipamento é uma tendência já estabelecida no mercado e, recentemente, até mesmo os equipamentos profissionais se renderam à capacidade de filmagem. Bem diferentes das filmadoras, as câmeras digitais com capacidade de vídeo contam com vantagens e desvantagens sobre os equipamentos específicos e ganham cada vez mais espaço entre os usuários.

Entre os problemas que as câmeras digitais que filmam apresentam, um dos principais é a instabilidade. Por serem menores e mais leves que a maioria das filmadoras, é mais difícil mantê-las paradas em uma posição, o que pode causar uma dificuldade maior na estabilidade das imagens. Mas se você faz questão de integrar as duas funções, o ideal é compar uma câmera com estabilizador de imagem.

Além disso, a qualidade de captação – mesmo câmeras Full HD – não é tão boa quanto as câmeras de vídeo, especialmente em condições ruins de iluminação.

Câmera digital que filmaTambém, graças às diferenças de construção entre as câmeras de vídeo e fotográfica, um defeito nos filmes feitos com estas últimas prejudica o registro de algumas ações. Conhecido como rolling shutter (obturador rotativo), este problema faz com que movimentos muito rápidos sejam "truncados" no vídeo, como se o vídeo congelasse em alguns instantes. Esse problema por prejudicar a filmagem de esportes, por exemplo.

Outra questão importante, é a capacidade de armazenagem dos vídeos. Enquanto câmeras de filmagem têm todo o espaço de seus cartões de memória dedicado aos clipes, câmeras fotográficas frequentemente dividem sua capacidade entre fotos e vídeos. Por isso, cartões de memória de alta capacidade, ou memória extra, acabam sendo muito importantes para quem quer filmar com seu equipamento.

Porém, mesmo com alguns problemas, a filmagem usando câmeras fotográficas também tem seu espaço, tanto para amadores quanto para profissionais. A principal vantagem de se gravar vídeos em uma câmera fotográfica é a portabilidade. Além de combinar tudo em apenas um equipamento, as câmeras são normalmente menores e mais leves do que as filmadoras.

Seguindo o mesmo raciocínio, é mais fácil obter ângulos diferentes ou brincar com enquadramentos, graças à facilidade de manuseio das câmeras digitais. Essa praticidade, aliada à criatividade, podem render peças únicas e de alta qualidade. Além disso, mesmo que a câmera que você escolheu não permita um controle total sobre as configurações de vídeo, a operação do equipamento também deve ser mais simples, uma vez que você já está acostumado com os botões e menus da câmera. Com isso, sobra mais tempo para exercitar a criatividade e desenvolver boas ideias para a filmagem.

Hoje, as filmadoras já são encontradas com preços bem em conta. Porém, no custo-benefício final, ainda fica mais barato optar por uma câmera digital com uma boa função de filmagem, em alta definição (HD) ou altíssima definição (Full HD).

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital