Entenda antes de comprar em Câmera de Segurança

Como instalar câmera de segurança

Faça você mesmo a instalação de um circuito de segurança para monitorar sua casa ou empresa.

como instalar uma câmera de segurança
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Instalar câmera de segurança é uma maneira segura e relativamente barata de monitorar sua propriedade e também de intimidar pessoas que possam ter a intenção de roubar ou danificar a sua casa ou empresa.

Apesar de simples, a instalação desse circuito requer alguns cuidados e, por isso, nós aqui do Zoom resolvemos fazer esse tutorial que ensina a como instalar uma câmera de segurança de forma prática.

Preparado? Então, vamos lá!

Etapa 1: Faça uma compra bem planejada

Como instalar Câmera de segurança passos

Antes de qualquer coisa, é importante planejar bem qual o tipo de câmera que você vai comprar e a quantidade. Existem diversos modelos de câmera de segurança disponíveis no mercado, cada um com a sua finalidade.

É muito importante também analisar minuciosamente o local que será vigiado. Anote quantas câmeras serão necessárias para não deixar nenhum ponto cego. E não se esqueça de comprar a quantidade adequada de cabos e um gravador DVR para deixar todas as filmagens salvas.

Etapa 2: Decidindo a localização e a rota dos cabos

O próximo passo é planejar o posicionamento exato das câmeras de segurança, bem como a rota que os cabos percorrerão para chegar até o DVR, computador e fontes de alimentação. Nesse ponto existem três alternativas:

  • Passar os cabos por dentro da parede (mais segura e mais cara)
  • Passar os cabos por canaletas ou tubos (menos segura e mais barata)
  • Usar câmeras de segurança sem fio (mais prática)

Escolha a alternativa que melhor atender às suas necessidades.

Etapa 3: Montando as câmeras de segurança

Como instalar Câmera de segurança passo a passo

Chegamos ao momento de instalação das câmeras. Faça os furos nas paredes por onde vão passar os cabos. Se não souber fazer esse serviço, contrate uma mão de obra especializada.

Depois de passar todos os cabos, faça a montagem das câmeras nos seus respectivos suportes. Como cada tipo de câmera possui tamanho e peso diferente – aqui, o nosso conselho é que você siga as instruções de montagem do manual à risca, nunca usando um número de parafusos menor do que o especificado.

Etapa 4: Conectando cabos e dispositivos

Como instalar Câmera de segurança terceiro passo

Depois de fixar o suporte para as câmeras e encaixá-las corretamente, é a hora de ligar os cabos coaxiais e de alimentação elétrica. Aqui não tem segredo, basta ligar os cabos em seus devidos lugares, conforme indicado no manual.

Você também deve conectar os cabos coaxiais no DVR, que pode então ser conectado a um computador ou a um monitor para que você possa sempre ficar de olho na movimentação do ambiente vigiado. Os DVRs mais modernos suportam conexão com televisores de última geração.

É importante lembrar também que o DVR deve estar com um disco rígido (HD) instalado, para que você possa salvar as imagens.

Etapa 5: Teste, teste e teste

Como instalar Câmera de segurança quarto passo

Depois que todas as câmeras de segurança estiverem instaladas e devidamente configuradas, é hora de fazer os devidos testes. O recomendado é que você faça três testes em cada período do dia. Com isso você vai descobrir se o campo de visão está adequado e se o sol ou outras fontes de luz não estão atrapalhando as câmeras de segurança.

Muitas câmeras de segurança também oferecem aplicativos para que você acompanhe tudo pelo celular. Faça os testes também pelo smartphone para ver se está tudo funcionando direitinho.

 

Leia também: Melhores Câmeras Profissionais do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!