Entenda antes de comprar em Capacete para Moto

Quais os itens de segurança do seu capacete?

Segurança acima de tudo. Não importa o tipo de capacete.

Os capacetes para moto evoluíram muito nos últimos anos. De simples cascas de metal e plástico, hoje são o resultado de anos de pesquisa envolvendo o trabalho de especialistas como engenheiros, designers e técnicos em segurança. Em função disso, os capacetes apresentam diversos recursos extras que visam aumentar o conforto e a proteção dos motociclistas.

Um dos mais interessantes são os recursos voltados a aumentar a circulação de ar no interior dos capacetes para moto. Isso porque, em lugares quentes, os motociclistas sofrem com o calor e umidade produzidos no interior dos capacetes. Esses dutos, localizados no topo e na nuca, promovem a captura do ar externo, fazendo-o circular e baixando a temperatura. Aproveitam assim a movimentação da moto para resolver um incômodo. Vale notar que em modelos top de linha existem diversas entradas de ar localizadas ao longo de toda a estrutura.

Já os capacetes com fechos de engate rápido, uma exigência da NBR 7471, promovem o travamento e destravamento rápido e seguro e são, em sua maioria, compostos de corpo principal metálico, mola e parte plástica. Com um simples toque o motociclista pode acionar e destravar o capacete.

Outro recurso é o capacete com cinta jugular de sistema de retenção Double D. Consiste basicamente de duas argolas pelas quais a alça passa. É considerado um dos mais seguros que existe. Aqui no Brasil não é um recurso muito presente, mas fundamental nos EUA para que o modelo seja homologado.

Já o capacete com fecho micrométrico é um mecanismo aplicado a cinta jugular considerado bem seguro e com engate preciso. Foi desenvolvido com base nos fechos utilizados nas botas para a pratica snowboard. Costuma-se aplicar camadas e compostos macios como o neoprene para aumentar o conforto da parte que fica em contato com a pele, dentro do capacete.

Existe ainda o capacete com queixeira. Mais do que um recurso esse tipo de estrutura é uma necessidade, uma vez que pesquisas comprovam que 35% das pancadas e raspadas em acidentes acontecem na área do queixo. Ou seja, pilotar com um capacete sem este recurso é estar 65% exposto a um ferimento grave.

Outros recursos também estão presentes e fazem parte de toda a segurança que os capacetes para moto precisam ter. Eles são itens mais do que fundamentais para qualquer distância e pista. Fique ligado nos itens de segurança primordiais para você e não erre na compra.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em capacete para moto