Celular A52 e A72, um ao lado do outro, exibindo parte frontal

A52 vs A72: qual dos celulares Samsung vale mais a pena?

Celulares empatam em vários pontos, mas possuem diferenças em tela, câmera e bateria; veja qual é o melhor no combate A52 vs A72

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A72 vs A72, qual o melhor intermediário premium da Samsung? Essa é uma dúvida que muitos usuários possuem, já que os dois celulares são parecidos em vários pontos de suas fichas técnicas. No entanto, o A72 possui alguns diferenciais em câmera, bateria e tela que podem ser cruciais na escolha final.

Nós preparamos um comparativo entre os dois aparelhos da Samsung para te mostrar suas semelhanças e diferenças em pontos como o design, tela, desempenho, câmeras e bateria. No final, ainda vamos te indicar os melhores preços de cada um dos modelos para te auxiliar em sua escolha.

Celulares A72 preto em cima do celular A52 azul molhados
A52 vs A72: compare os dois celulares da Samsung (Foto: Shutterstock)

A52 vs A72: especificações

Ficha técnica do Galaxy A52

  • Tela: 6,5 polegadas com resolução Full HD+, tecnologia Super AMOLED e 90 Hz de taxa de atualização;
  • Processador: Snapdragon 720G octa-core;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansível;
  • Câmera traseira quádrupla: Principal de 64 MP (f/1.8) + Ultra-wide de 12 MP (f/2.2) + Macro de 5 MP (f/2.4) + Sensor de profundidade de 5 MP (f/2.4);
  • Filma em 4K;
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2);
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento turbo de 25W;
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI 3.1;
  • Outras características: Certificação IP67, alto-falantes estéreos, leitor biométrico integrado à tela e Bluetooth 5.0.

Ficha técnica do Galaxy A72

  • Tela: 6,7 polegadas com resolução Full HD+, tecnologia Super AMOLED e 90 Hz de taxa de atualização;
  • Processador: Snapdragon 720G octa-core;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB expansível;
  • Câmera traseira quádrupla: Principal de 64 MP (f/1.8) + Teleobjetiva de 8 MP com zoom óptico de 3x + Ultra-wide de 12 MP (f/2.2) + Macro de 5 MP (f/2.4)
  • Filma em 4K;
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.2);
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo de 25W;
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI 3.1;
  • Outras características: Certificação IP67, alto-falantes estéreos, leitor biométrico integrado à tela e Bluetooth 5.0.

A72 é um pouco maior, mas design é parecido

Celular Galaxy A72 na cor preta sendo segurado por uma mão
A52 vs A72: os dois celulares possuem o mesmo design e aparência (Foto: Shutterstock)

O primeiro ponto do nosso comparativo do A52 vs A72 é o design. Aqui temos um empate técnico. Os dois celulares possuem a mesma aparência, com visual mais quadrado e quinas arredondadas. Na parte traseira, é totalmente lisa e possui uma "armadura" para as câmeras.

Até as cores são iguais: preto, branco, violeta e azul. O Galaxy A52 e Galaxy A72 também compartilham do mesmo acabamento em plástico. Na parte frontal, ambos usam apenas um furo para a câmera de selfies.

Lado a lado, é possível perceber a diferença em tamanho, já que o Galaxy A72 é um pouco maior. Os dois aparelhos ainda possuem proteção contra água, entrada para fones de ouvido e alto-falantes estéreos.

Ambos têm tela Super AMOLED com 90Hz

Foto de uma mão segurando o celular A52 com a tela ligada
Tanto o A52 quanto o A72 possuem telas Super AMOLED com 90 Hz (Foto: Shutterstock)

Conforme citamos anteriormente, o Galaxy A72 possui uma tela um pouco maior, de 6,7 polegadas, enquanto o A52 tem um display de 6,5 polegadas. No restante das especificações, novamente temos um empate no comparativo do A52 vs A72, pois ambos usam a tecnologia Super AMOLED, resolução Full HD+ e 90 Hz de taxa de atualização. Eles também contam com leitor biométrico integrado à tela.

A tecnologia Super AMOLED garante cores mais vívidas, brilho alto e contrastes melhores, e isso aliado a alta resolução oferece uma ótima qualidade de imagem. A cereja do bolo são os 90 Hz de taxa de atualização, que fazem com que as imagens atualizem mais rapidamente, deixando a navegação natural e fluida. É um excelente recurso para quem joga no celular.

Desempenho similar com o Snapdragon 720G

Foto de um celular A52 rodando um jogo e sendo segurado por uma mão
O A52 e A72 usam o mesmo processador, o Snapdragon 720G (Foto: Shutterstock)

As semelhanças no comparativo do Galaxy A52 vs A72 não param na tela. Os celulares da Samsung também usam o mesmo processador, o Snapdragon 720G. É um chip intermediário com potência o suficiente para rodar qualquer app ou jogo da Play Store com ótimo desempenho.

É válido ressaltar que o A52 também é vendido aqui no Brasil em uma versão com 5G, cujo processador é o Snapdragon 750G. Ele é levemente mais potente que o 720G, mas a sua principal vantagem é o suporte às conexões 5G.

Tanto o Galaxy A52 quanto o Galaxy A72 são vendidos na mesma variante, que tem 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Os dois celulares aceitam cartão de memória, caso o usuário queira aumentar o espaço para armazenamento de arquivos.

Outra semelhança é no sistema operacional, pois tanto o A52 quanto o A72 já chegam com o Android 11 de fábrica. Além disso, eles usam a One UI 3.1, interface personalizada da Samsung que adiciona ferramentas e recursos exclusivos.

A72 leva a melhor no quesito câmera

Homem segurando o celular Galaxy A72 preto na horizontal para tirar fotos
O Galaxy A72 leva a melhor nas câmeras por ter uma lente teleobjetiva com zoom óptico (Foto: Shutterstock)

O que vai desempatar o nosso comparativo do A52 vs A72 são justamente as câmeras desses aparelhos. O A52 tem um conjunto quádruplo, cujo sensor principal tem 64 MP e estabilização óptica. A câmera secundária tem 12 MP e lente ultra-wide. Por fim, as outras duas têm 5 MP cada, sendo uma macro e a outra um sensor de profundidade.

O Galaxy A72 usa o mesmo sensor principal com 64 MP e estabilização óptica, mas aposta em uma câmera teleobjetiva de 8 MP, com zoom óptico de 3X, como destaque. O aparelho também tem câmera de 12 MP com lente ultra-wide e outra de 5 MP com lente macro. Essa última também faz o efeito de profundidade nas fotos, o modo retrato.

Foto de uma mão segurando o A52 lilás na horizontal para tirar fotos
Os dois celulares fazem filmagens em 4K (Foto: Shutterstock)

A qualidade das câmeras principais é a mesma. Por isso, ambos os celulares vão entregar fotos ricas em detalhes inclusive em ambientes com pouca iluminação, já que possuem modo noturno. A diferença é que em fotos com zoom, o A72 leva uma larga vantagem graças à sua lente dedicada, algo que o A52 não possui.

Na parte frontal, os dois celulares usam um sensor de selfies de 32 MP, que, além de excelentes retratos, ainda conta com o modo de desfoque no fundo. Os aparelhos também fazem filmagens em 4K com a câmera traseira e câmera frontal, excelente para criadores de conteúdo.

Bateria levemente maior no A72

Foto de um celular A52 carregando sua bateria
O Galaxy A72 também leva a melhor na bateria (Foto: Shutterstock)

Outro quesito que pode ajudar a desempatar o comparativo do A52 vs A72 é a bateria. O A52 tem 4.500 mAh de capacidade, enquanto o A72 tem uma bateria de 5.000 mAh, que deve lhe render boas horas a mais que seu irmão mais novo. Segundo estimativas da própria Samsung, o Galaxy A52 aguenta até 17 horas de uso no 4G, enquanto o Galaxy A72 atinge 19 horas. Os dois celulares possuem suporte a carregadores turbo de até 25W.

A52 vs A72: qual vale mais a pena?

Os dois celulares são bem parecidos, sendo que a diferença fica para uma das câmeras secundárias, tamanho de tela e também da bateria, pontos em que o Galaxy A72 leva vantagem. No entanto, no momento da publicação deste comparativo, ambos custam na faixa de *R$ 1.899, então obviamente o A72 acaba sendo a melhor escolha.

*Valores coletados no dia 10/09/2021.

Caso os preços já estejam diferentes, vale a pena investir até R$ 300 a mais para ter o A72 em mãos. Porém, se ele estiver com uma diferença maior do que essa para o A52, então recomendamos a compra do modelo mais "humilde" mesmo.

Os dois celulares buscam atingir o mesmo público-alvo, que são aqueles consumidores que procuram por um intermediário premium moderno, com recursos que estamos acostumados a ver nos melhores celulares da Samsung. Caso você seja mais exigente com bateria e goste de usar o zoom da câmera, o A72 é a melhor opção, senão o A52 já é o suficiente.

Veja abaixo os melhores preços do Galaxy A72 e Galaxy A52, inclusive em sua versão com 5G:

Não gostou de nenhum dos dois? Veja o nosso compilado de indicações e comparativos de celulares da Samsung.