Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Android 10 Q pode ter recurso para tela dobrável e Modo Escuro aprimorado

Sucessor do Android 9 Pie chega em 2019; saiba o que esperar da nova versão.

Android 10 Q
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Ainda nem deu tempo de todos os celulares previstos para atualização receberem o Android 9 Pie, e o Android 10 já tem seus primeiros sinais de vida. Desde o último evento Android Developer Summit, que aconteceu ainda em 2018, o novíssimo sistema operacional do Google, que deve ser chamado de Android 10 Q, ou Android Q, começou a dar as caras.

Como era de esperar, a versão deve acompanhar uma das tendências previstas para 2019, o celular de tela dobrável. Outros recursos que podem chegar na próxima versão do sistema também incluem um Modo Tela Escura mais eficiente e mais opções de configurações de privacidade.

Ficou curioso? Veja, neste artigo, mais detalhes sobre o que esperar do Android Q.

Android Q para tela dobrável e tela dividida

Uma das primeiras novidades do Android Q é o que a empresa chamou de "screen continuity" ou continuidade de tela, uma adaptação que foca no surgimento dos smartphones com tela dobrável que devem chegar ainda em 2019. Segundo a empresa, o sistema vai oferecer suporte nativo para adaptação dos aplicativos ao novo design.

Outra novidade prevista é a ferramenta nativa de tela dividida, ou seja, que permite a exibição e navegação de dois aplicativos diferentes exibidos ao mesmo tempo. Isso já existe em alguns smartphones, como nos modelos Samsung Galaxy com App Pair, mas nem todos os apps são compatíveis.

Ao que parece, o Android Q vai aumentar o acesso ao recurso. Como as telas dos smartphones estão cada vez maiores, é uma excelente forma de aproveitar melhor o visor em atividades que vão além da exibição de filmes ou games.

Também é previsto um alerta para quando um aplicativo desenvolvido para versões anteriores do sistema for instalado. Assim, os donos dos smartphones com Android Q podem ter certeza de baixar apps compatíveis com os novos recursos.

Modo Escuro do Android Q

Android Q

Alguns rumores e notícias sugerem que, assim como acontece no Android 9 Pie, a nova versão do sistema inclui os modos de tela mais clara ou escura. Porém, o Dark Mode do Android Q deve ir além da tela inicial e notificações, e você vai poder navegar com a tela mais escura em outras tarefas do sistema e até em alguns aplicativos.

Sistema de privacidade e segurança mais desenvolvidos

O Android Q também deve oferecer mais opções nas configurações de privacidade, com a alternativa de permitir acesso ao microfone, câmera e outros dados apenas com o aplicativo em uso. Até o Android 9 Pie, só era possível permitir ou não o acesso, inclusive nas tarefas rodando em segundo plano.

Alguns vazamentos mostram, ainda, uma evolução das ferramentas de melhor gerenciamento de tempo e uso do smartphone, já presentes no Android 9 Pie.

Os relatórios sobre tempo gasto e consumo de dados de cada um dos aplicativos deve ficar mais detalhado, assim como informações sobre quando e quais acessos permitidos são utilizados pelos apps.

Mais controle das operadoras?

Nem todas as expectativas para o Android Q são positivas. Algumas descobertas indicam que as operadoras de telefonia podem ter mais controle no uso dos cartões SIM, definindo quais operadoras podem ou não funcionar nos smartphones. Isso pode influenciar, até, no uso da função dual chip.

Atualmente, é possível comprar um celular em qualquer empresa e colocar o cartão SIM que você preferir, tanto no primeiro, quanto no segundo slot. Se a notícia for confirmada, vai valer para os aparelhos comprados nas próprias operadoras, mas não deve fazer diferença nos smartphones desbloqueados.

Lançamento do Android Q: versão pode chegar mais cedo

Aparentemente, os desenvolvedores devem começar a adaptar seus aplicativos para o Android Q mais cedo que o normal, e uma possível versão rodando no Pixel 3 já foi exibida pelo site XDA Developers.

Até o Android 9 Pie, a versão para desenvolvedores começava a ser liberada em março, e as primeiras versões Beta apareciam entre maio e junho. Depois, os novos Android eram liberados para modelos de maior integração com os recursos da empresa, como os smartphones Google Pixel ou celulares com Android One. Só então o sistema começavam a chegar nos modelos das demais fabricantes.

Ainda não foram divulgadas datas de lançamento do Android Q, mas algumas afirmações de representantes do Google dão a entender que esse calendário pode ser antecipado.

E, caso você esteja se perguntando, ainda não há indicações do que significa o "Q" do Android Q. As versões do sistema operacional costumam ser seguidas de nomes de doces, como o Android 8 Oreo e o Android 9 Pie. Resta imaginar qual doce começa com a letra Q na língua inglesa. Qual é o seu palpite?


Com informações: The Verge, XDA Developers e CNET

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone