Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Android M: tudo sobre a nova versão do sistema operacional do Google

Ainda nem teve o lançamento da nova versão Android M. Mas aqui você confere montão de novidades!

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A versão mais recente que temos hoje no mercado é a Android Lollipop. Acontece que, na prática, essa versão só está presente em cerca de 10% de dispositivos que contam com esse sistema operacional.

Ainda falta bastante para o Android Lollipop chegar, realmente, a muitos consumidores que usam smartphones com Android, mas o Google já está desenvolvendo uma nova versão, a Android M.

O Google deve apresentar o novo Android M no Google I/O, evento direcionado a desenvolvedores e que vai acontecer entre os dias 28 e 29 de maio. E assim: o evento ainda nem aconteceu, mas muitos rumores já surgiram em torno do Android M. Enquanto não acontece o lançamento dessa versão do sistema operacional, confira algumas novidades aqui.

Nome: qual doce será desta vez?

Por enquanto, essa nova versão está sendo chamada apenas de Android M, mas a gente sabe que ficou faltando um nome de doce, como já é costume no mundo Android: KitKat, Lollipop e por aí vai...

A letra "M" sugere muitos doces. M&M´s, Milkshake, Marshmallow, Muffin... além disso, qual será o número que o Google vai usar? 5.2, 6.0... vamos aguardar!

Android para o mundo corporativo

Depois que o Android M for lançado, provavelmente a gente vai passar a ler muito sobre este termo: Android for Work. O que podemos esperar é um local no dispositivo específico para armazenar todas as notificações do seu trabalho.

Mas ok, em um smartphone com Android, por exemplo, você já recebe várias notificações no dia a dia. Acontece que pode ficar tudo misturado: é notificação que você recebe quando alguém envia mensagem no Facebook, quando chega na caixa de entrada do seu e-mail pessoal uma nova mensagem... tudo isso pode ficar misturado com suas tarefas do trabalho, o que pode não ser tão prático.

A proposta do Android M seria ter uma tela única para o uso corporativo: deixar ali apenas suas mensagens do trabalho.

Permissões de aplicativos

Aqui está um recurso que, se realmente estiver presente no Android M, será muito bem-vindo. Grande parte das pessoas que baixam apps com um dispositivo com Android simplesmente não olham aquela lista de permissões dos aplicativos – ou, se leem, depois esquecem, o que é até normal.

Mas, depois de um app já instalado, várias pessoas reclamam que não é uma tarefa simples verificar quais dos seus dados foram utilizados. Ou seja: você acaba tendo pouco controle sobre o aplicativo.

Com o Android M, é previsto que os consumidores tenham um maior controle, podendo recusar algumas permissões antes mesmo de o app ser instalado.

Aplicativos com controle de voz

Esta funcionalidade pode ser bem útil para desenvolvedores: criar apps que sejam controlados por meio da voz, sem precisar usar os dedos no display touchscreen. O recurso foi chamado de Voice Acess e promete ser mais um dos diferenciais do Android M. Vamos esperar o lançamento, para conferir mais detalhes sobre ele.

Android M pode ser um avanço para pagamentos

É esperado, ainda, que a nova versão do Android chegue também a dispositivos com uma vantagem: possibilidade de realizar pagamentos digitais.

Muito já foi falado sobre o pagamento digital por meio de dispositivos com Android, principalmente se você levar em conta que já são vários os modelos de smartphones Android e com NFC. Além disso, smartphones mais modernos contam com leitor biométrico. Porém, na prática, o pagamento digital ainda precisa tomar força para ser destaque nos aparelhos com esse sistema operacional.

A chegada do Android M pode ser um passo à frente. Mas é claro que aí também entra a questão de segurança e também a parceria com operadoras de cartão de crédito. Com o lançamento do Android M, no final de maio, é que vamos ter a certeza se, para essa nova versão, o Google realmente vai oferecer maiores vantagens para o pagamento digital.

Quais smartphones vão receber o Android M?

Geralmente, os primeiros smartphones que recebem a atualização do sistema operacional são os modelos da linha Google Nexus. Mas também vale ficar de olho nesta informação: pode ser que smartphones de entrada também sejam um dos primeiros que vão receber a atualização para o Android M.

Mas por que logo os smartphones de entrada? Isso pode ser visto como uma estratégia do Google, de testar como está sendo a nova versão do Android em um segmento de aparelhos específicos. Caso dê algum erro, os desenvolvedores podem aprimorar a nova versão, entregando um sistema operacional mais eficiente.

Já sobre os tablets...

A gente aqui está falando muito sobre os smartphones com Android. Mas a gente não pode se esquecer de que a maioria dos tablets disponíveis no mercado são modelos de tablets com Android.

Porém, quando assunto é atualização do sistema operacional, o caminho é diferente. Desde o Android 4.0, o Google desenvolveu uma mesma versão, que serviu tanto para celulares quanto para tablets. Isso pode até parecer mais prático, acontece que, na prática, não foi bem assim.

Desenvolvedores focaram em aplicativos pensados para smartphones. Ou seja: se você tiver um tablet em mãos, muitos dos apps não foram feitos para ele. Você pode até conseguir baixar, mas o resultado não será satisfatório.

Conclusão: seria interessante ter uma nova versão do Android pensada, inclusive, para tablets. Será que, finalmente, vamos ter novidades também para os tablets, com a chegada do Android M?

Agora é aguardar o lançamento

Como a gente deixou claro para você, por enquanto essas informações são apenas rumores, ok? Vamos esperar os dias 28 e 29 de maio, pois o Google vai anunciar mais novidades. Assim a gente conhece a nova versão do Android – e todas as vantagens para dispositivos móveis.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone