Logo Buscapé
Logo Buscapé

Com o lançamento do iPhone X, em 2017, a Apple deixou os emojis mais interativos com os Animojis, animações com expressões faciais personalizáveis. Pouco depois, um recurso parecido chegou aos celulares top de linha da Samsung, como o Galaxy S9: os AR Emojis – chamados também de My Emojis, no Brasil.

Em uma análise rápida, pode parecer que as duas tecnologias são iguais, já que permitem o uso das suas expressões faciais para personalizar fotos, vídeos e GIFs com os emojis. Mas algumas diferenças entre as funções disponíveis no iOS e no Android devem ser observadas – desde o visual até os níveis de personalização e como criar cada animação.

Leia também: Os Melhores Celulares do Momento

Se esse é um ponto decisivo para você escolher entre um celular da Apple e Samsung, veja as principais diferenças entre os Animojis e AR Emojis no artigo abaixo antes de decidir qual smartphone comprar.

Animojis e Memojis da Apple usam o Face ID

Os Animojis adicionam expressões faciais aos emojis já existentes – aqueles desenhos de bichinhos e outras criaturas como dinossauros e até fantasmas. O recurso funciona por meio do Face ID, da câmera frontal TrueDepth da Apple, que faz um mapeamento em 3D das expressões de quem utiliza o aparelho.

Outra alternativa da Maçã é o uso dos Memojis, nos quais você "monta" os avatares de acordo com as características oferecidas, como tons de pele, cores e textura do cabelo, formato do rosto, nariz e olhos e escolha de acessórios, como bonés, brincos e óculos.

Vale ressaltar que a fisionomia dos bonequinhos é montada de acordo com a escolha de cada um, mas sem utilização do Face ID, que só entra em ação na hora de gravar as expressões faciais, assim como nos Animojis.

Apesar de, em um primeiro momento, a tecnologia da Apple não parecer tão exclusiva, já que não captura as feições de quem usa o celular, o mapeamento 3D permite que as expressões gravadas sejam super acentuadas e com bom nível de fidelidade, mesmo que apareçam em gatinhos ou em um avatar com a pele verde.

Como usar o Animoji no iPhone:

  • No aplicativo de mensagens da Apple (o iMessage), selecione uma das conversas.
  • Toque no ícone de inserir Emojis.
  • Escolha um dos Emojis e posicione seu rosto no quadro.
  • Aperte "Gravar" e faça a expressão facial que você quer adicionar. Grave por até 30 segundos.
  • Você pode trocar o Emoji escolhido sem fazer uma nova gravação.
  • Salve o Animoji ou envie em conversas, GIFs ou stickers.
  • Você também pode usar Animojis em fotos e vídeos no aplicativo de câmera do iPhone.

Como criar um Memoji no iPhone:

  • No app de mensagens da Apple (iMessage), abra uma conversa.
  • No ícone de Emojis, selecione "Novo Memoji".
  • Escolha as características do seu Memoji e toque em “OK” para salvar.
  • Use seu Memoji personalizado seguindo os mesmos passos dos Animojis.

AR Emojis da Samsung são criados com captura das feições em 2D pela câmera frontal

A Samsung trabalha de forma um pouco diferente com seus AR Emojis, ou My Emojis, já que usa a câmera frontal para capturar suas características e feições e, através delas, criar um avatar exclusivo, com algumas personalizações possíveis nesse primeiro emoji, como tom de pele, estilo de cabelo ou até um visual mais "desenho animado".

Depois de salvar seu emoji personalizado, você pode criar GIFs com expressões faciais diferentes ou usar os adesivos (stickers) salvos automaticamente pela ferramenta. Segundo a marca, as opções de stickers oferecidas tendem a aumentar com o tempo.

Você também usar alguns dos Emojis já definidos, com direito a personagens da Disney, e só adicionar as expressões faciais, recurso parecido com os Animojis.

Mas vale destacar que, diferente da Apple, a Samsung não tem mapeamento 3D do seu rosto, o que reduz a fidelidade das expressões faciais adicionadas aos avatares.

Como criar um AR Emoji no celular Samsung:

  • Abra a câmera frontal do celular.
  • Selecione o ícone “Avatar” e, sem seguida “Criar Avatar”.
  • Posicione seu rosto e siga as instruções.
  • Faça a personalização a partir do novo avatar criado e salve seu AR Emoji.
  • Crie GIF personalizados com expressões faciais para usar em mensagens, imagens e vídeos.
  • Em aplicativos de mensagens, escolha um dos sticker criados com eu AR Emoji sempre que quiser.

Quais celulares são compatíveis com os Animojis e Memojis da Apple?

Como foi dito, os Animojis surgiram com a Câmera Frontal TrueDepth, do iPhone X. Por isso, os recursos estão disponíveis nesse modelo e nos lançamentos seguintes:

Quais celulares são compatíveis com os AR Emojis, ou My Emojis, da Samsung?

Na Samsung, os Animojis são ainda mais recentes, já que chegaram no Samguns Galaxy S9, de 2018. Como eles utilizam recursos de softwares, não estão restritos somente aos modelos posteriores ao Galaxy S9.

Veja as ofertas do iPhone X e Galaxy S9 no Buscapé:

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!