Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Apple registrou patente para desbloquear tela do iPhone por meio de selfie

Selfie no iPhone para desbloqueio de tela. É isso que promete uma patente da Apple.

Selfie iPhone
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Como você desbloqueia a tela do seu smartphone? Deslizando o dedo na tela? Digitando uma senha? Ou você faz de um jeito mais moderno, com o uso de um leitor digital? A gente sabe que tem várias maneiras de desbloquear o celular enquanto ele está bloqueado para proteger os nossos dados. Mas você já pensou na possibilidade de desbloquear a tela por meio de uma selfie?

Foi isso que a Apple pensou: selfies para desbloquear a tela de um iPhone, tanto que a empresa registrou sua patente para desbloqueio do display por meio de autorretratos.

Essa patente foi registrada na organização United States Patent and Trademark Office (USPTO), mas não parece ser complicada para usar no dia a dia. Caso essa tecnologia passe a fazer parte de um iPhone, deve funcionar assim: você se posiciona para a câmera frontal do aparelho detectar o seu rosto, como em uma selfie mesmo. A foto capturada vai ser sincronizada com outra foto sua já armazenada nas configurações do dispositivo. O iPhone reconheceu você? Ótimo, tela desbloqueada!

E nem adianta, caso outra pessoa tente fazer uma selfie para desbloquear a tela com o seu iPhone: a tecnologia vai "entender" que não é você... e a tela continua desbloqueada.

Mas, por outro lado, parece que a Apple se preocupou se mais de uma pessoa precise usar o mesmo aparelho. Isso pode acontecer, por exemplo, com celulares que você usa no trabalho ou mesmo em casa: se o seu filho já tem celular, mas está naquela idade que você controla tudo, é importante que a tela não fique bloqueada para você, né? Sendo assim, nesses casos, vai ser possível alterar as configurações e inserir mais pessoas (e seus rostos) ao recurso.

Se o iPhone não detectar que você está perto da câmera ou não reconhecer outro rosto na câmera, você vai poder ficar tranquilo, pois a tela volta a ficar bloqueada.

Ah, e parece que a Apple não se limitou em usar essa tecnologia apenas no iPhone. Pode ser que outros dispositivos, como um iPad, também ganhem esse recurso nas próximas gerações.

Selfie para desbloquear tela: você já viu isso?

Se você já ouvir falar ou mesmo usou o reconhecimento de rosto para desbloquear o aparelho, pode não estar achando essa patente da Apple uma grande novidade, certo? Hoje, por exemplo, você pode baixar apps em um smartphone com Android que permitem o desbloqueio de tela por meio do reconhecimento facial.

Porém, a gente precisa levar este ponto em consideração: é interessante saber que a Apple tem acompanhado essa tendência de selfies, claro, mas também enxerga a câmera frontal como um item bem útil para outras funções, como o desbloqueio de tela. Sendo assim, também seria um avanço para os próximos modelos de iPhone, já que eles iriam passar a oferecer mais uma vantagem.

O que você precisa lembrar é isto: aqui estamos falando sobre uma patente, ok? Inúmeras patentes são registradas, no entanto não saem do papel. As patentes são importantes pois elas são um jeito seguro das marcas protegerem as suas criações, evitando, por exemplo, que outras marcas copiem suas invenções. Agora é aguardar, para saber se os próximos modelos de iPhone ou até outros dispositivos da Apple vão oferecer o desbloqueio da tela por meio de selfies.

Para você que curte um smartphone para selfies, interessante saber que selfie tirada também pode ser sinônimo de desbloqueio de tela.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone