Logo Buscapé
Logo Buscapé

Até alguns anos, era comum ouvir que a bateria de celular vicia. Muitas pessoas, inclusive, tinham duas baterias, para não ficarem na mão na hora que a carga acabasse. No entanto, esses problemas ficaram no passado. Hoje, os smartphones têm baterias de Li-Ion (as famosas íon de litio). Elas são capazes de armazenar mais energia e não necessitam tanto de recarga. Outra vantagem é que essa bateria de celular é mais leve, o que possibilita ter modelos mais modernos, e aparelhos cada vez mais finos.

Mesmo assim, muita gente ainda se pergunta se a bateria de celular vicia. Para você entender como isso funciona, preparamos uma explicação rápida. De qualquer forma, se você precisa de um smartphone com bastante autonomia, recomendamos que dê uma olhada na nossa lista de modelos com maior capacidade para comprar em 2021. Vale conferir também o artigo sobre carregamento rápido, que traz sugestões de aparelhos cuja bateria carrega em poucos minutos. Além disso, se você quiser garantir bateria para o dia, vale apostar em um power bank. Aqui no Buscapé, você encontra carregadores portáteis em diversas faixas de preço.

Os primeiros celulares tinham baterias de níquel cádmio (NiCd), o primeiro modelo de pilha ou bateria recarregável desenvolvido. O componente representava muita evolução para a época, mas, logo a insatisfação tomou conta, e ele saiu de linha, dando lugar à bateria de níquel (NiMH). Essa segunda era um pouco melhor, mas as duas sofriam de um problema conhecido como "efeito memória", em que a bateria viciava: ela perdia a carga depois de passar por várias recargas incompletas. Isso acontecia quando, por falta de tempo e paciência, a pessoa colocava o aparelho na tomada sem a bateria de celular estar totalmente descarregada.

Baterias dos celulares atuais não sofrem com efeito memória (Foto: Shutterstock)

Sem tempo a perder, o consumidor exigente ganhou uma bateria de celular que atende às necessidades de uma vida corrida. Foi aí que as baterias de lítio (Li-Ion) chegaram ao mercado.

Esse componente não sofre com o "efeito memória", e pode ser recarregado a qualquer hora, sem precisar esperar pela carga total. É raro encontrar modelos novos com baterias NiCd, mas ainda pode acontecer. No entanto, os smartphones mais conhecidos no mercado possuem baterias de lítio, como os Samsung Galaxy, iPhones ou os modelos da Xiaomi e Motorola.

As baterias de lítio foram uma grande evolução para o mercado de smartphones, mas não para por aí. As fabricantes estão sempre inovando e trazendo melhorias para os aparelhos. Com relação às baterias, não é diferente, visto que os usuários sempre buscam componentes de longa duração. Uma novidade que deve chegar ainda em 2021 é o carregador GaN, que promete revolucionar a indústria.

Esse tipo de acessório usa nitreto de gálio (GaN) e consegue ser mais potente dos que os carregadores tradicionais, chegando a 100W, além de esquentarem menos. Por enquanto, o dispositivo ainda é caro, mas a expectativa é que os preços diminuam conforme as grandes fabricantes forem aderindo.

Baterias de lítio são responsáveis pela melhora na carga dos celulares atuais (Foto: Shutterstock)

Dicas para aumentar a vida útil da bateria

Mesmo assim, é aconselhável seguir alguns cuidados para prolongar o tempo de vida útil. O ideal é fazer ciclos reguláveis de carga e descarga. Porém, não existe mais a necessidade da primeira recarga da bateria para celular durar 24h. Essa regra era usada para as baterias de NiCd. As de lítio fogem dessa prática, mas é sempre bom conferir no manual do aparelho o que a fabricante sugere.

Outro ponto importante é sobre os próprios smartphones. Como os recursos desses aparelhos aumentaram muito, com internet, jogos, vídeos em alta definição e variedade de aplicativos, é normal que a bateria do celular dure menos. Os modelos mais avançados do mercado, como celulares com 4G, tela com resolução Quad HD e processadores poderosos, possuem baterias com duração média de 1 dia de uso. Algumas dicas, como ligar a internet e o GPS somente quando for usar ou desativar as notificações constantes das redes sociais, podem ajudar a economizar a carga. De qualquer forma, vale lembrar que qualquer bateria de smartphone tem duração não muito longa.

Leia também:

Confira os vídeos do Buscapé no YouTube para saber mais sobre baterias de celulares:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!