Zoom indica em Celular e Smartphone

As operadoras influenciam nos aplicativos?

Como escolher um celular com bons aplicativos para você.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se ao comprar um celular você optar por um smartphone de alguma operadora brasileira, qualquer que ela seja, sabe que o aparelho virá com aplicativos básicos. 

Dependendo da marca do seu smartphone, esses aplicativos para celulares se diferenciam. Geralmente, as operadoras ainda incluem algum aplicativo próprio nos quais podemos consultar serviços oferecidos pela operadora (como toques de celular, papel de parede etc).

Aplicativos dependem das operadoras tambémNo caso dos celulares Android, as operadoras podem fazer pequenas modificações, retirando alguns aplicativos que são padrão no aparelho. A Claro, especialmente, retira alguns aplicativos para usar o padrão da operadora. No iPhone, isso não é possível: os aplicativos que vêm no aparelho não podem ser alterados ou retirados previamente.

Como um smartphone novo vem apenas com aplicativos básicos, é interessante que você baixe aqueles que mais combinarem com os seus interesses e explorar novas funcionalidades do aparelho. São centenas de milhares de opções cobrindo quase todos os estilos e necessidades.

Ah, um dado importante: para acessar esses aplicativos para celular, você precisa usar o sistema de compras do seu aparelho, as chamadas lojas de aplicativos. Para os nativos do sistema Android, ela se chama Android Market e para a turma dos smartphones iOS (iPhone), App Store. Essas lojas de aplicativos são um dos aplicativos básicos que já vem no seu celular.

Nesse mercado, que é como um programa dentro do seu celular, você encontra aplicativos pagos ou gratuitos e pode baixá-los direto para o seu aparelho, independente da operadora. Os encargos são debitados do cartão de crédito do usuário.

Ou seja, os aplicativos para smartphone são baixados diretamente pelo aparelho, não tendo nenhuma ligação direta com a operadora e, por isso, ela não interfere na quantidade e em quais programas você irá baixar no seu aparelho.

Vale lembrar que o download dos aplicativos depende de uma conexão de internet, que pode ser celular 3G, nesse caso você depende de um plano de dados da operadora, ou celular Wi-Fi, que você depende de uma rede de internet sem fio disponível no local onde você estiver acessando a internet.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone