Zoom indica em Celular e Smartphone

Atrix, Xperia Arc ou Galaxy S: o duelo dos Androids

Confira qual Android combina mais com você.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Nesse comparativo, temos três celulares sensíveis a toque, que acessam a Internet sem fio e 3G, repletos de recursos multimídia e que ainda são celulares Android. Você não pode deixar de conhecer o Motorola Atrix, Sony Ericsson Xperia Arc e o Samsung Galaxy S.

 

 

Motorola Atrix

Sony Ericsson Xperia Arc

Samsung Galaxy S

Design

Tela

Conectividade

Multimídia

Redes sociais

Armazenamento

 

Design

O modelo de smartphone da Motorola é um aparelho sóbrio em design, que não exibe nada de especial por fora. Inclusive, o Motorola Atrix é o celular mais pesado deste comparativo: tem 135 gramas. Não que isso tire sua qualidade de portabilidade, mas isso conta muito quando você o carrega no bolso por dias inteiros.

Entre os três celulares analisados, o Xperia Arc tem o design mais arrojado. Ele tem uma curvatura traseira côncava, que facilita a empunhadura. O Arc também tem duas opções de cores: azul e prata. O Xperia Arc é quase tão leve quanto o Samsung Galaxy S. Ele tem apenas 117 gramas.

Já o Samsung Galaxy S é o celular mais largo de todos (tem 69 mm de largura versus 63mm do Arc e 63,5mm do Atrix) e tem mais ou menos o mesmo peso do Arc, com 118 g. Com a dimensão lateral grande, fica mais difícil de segurá-lo na mão. Seu desenho é muito convencional e pouco arrojado. O plástico das peças fica muito evidente e dá a aparência de um celular de brinquedo.

 

Tela

Entre os celulares Motorola, o Motorola Atrix tem a tela de 4 polegadas de alta resolução qHD. Esse é o nome que a Motorola dá para seu display e quer dizer quarter HD (em português: um quarto de alta definição). O resultado é uma das telas mais avançadas do mercado, capaz de gerar imagens muito nítidas.

O Xperia Arc tem a tela LCD de 4.2 polegadas retroiluminada por LED. Esse tipo de tela é comum de ser encontrada em notebooks. A Sony apresenta ainda, neste aparelho, o recurso de imagem Mobile BRAVIA Engine, que melhora a qualidade das imagens significativamente.

O Samsung Galaxy S ganhou nessa: tem a melhor qualidade de todos os smartphones analisados. Trata-se de um display de 4 polegadas Super AMOLED, uma excelente tecnologia e um avanço sobre as telas AMOLED. Essas telas reproduzem cores intensas e vívidas, refletem menos luz e costumam ter mais contraste do que outras tecnologias.

Conectividade

O Motorola Atrix e o Sony Ericsson Xperia Arc seguem empatados na disputa, oferecendo uma saída mini-HDMI, para conexão em monitores e TVs de alta definição. Completam o pacote, acesso à rede Wi-Fi, Bluetooth para conectar seus periféricos sem fio e GPS turbinado pelo Google Maps que aceita comandos por voz e que dá para usar no carro. O Arc pode ser utilizado como hotspot, ou seja, para distribuir o sinal 3G como se fosse um provedor de acesso para seu notebook.

E lá atrás, temos o Galaxy S. Apesar de ele ter acesso à rede 3G e Wi-Fi, uma outra desvantagem do celular é que ele não acessa as redes wireless do tipo "n" (Atrix e Arc conseguem). Esse tipo de conexão é o padrão mais recente de transmissão de dados sem fio. Se você tiver uma moderna rede Wi-Fi no escritório, corre o grande risco de não conseguir usá-la para transferir arquivos rapidamente. Mas ele funciona como hotspot, assim como o Arc.

Multimídia

Entre os celulares Sony Ericsson, com o Xperia Arc, você não tem problema para ver vídeos pesadíssimos. E dá pra gravar vídeos em alta definição também com a câmera traseira, que ainda tira as ótimas fotos com 8 megapixels de resolução. O Motorola Atrix também faz vídeos em HD, porém, perde um pouco na resolução total da sua câmera, que tem 5 megapixels, o que não deixa de ser uma boa resolução para celulares.

O Galaxy S perde um pouco neste quesito. Em sua câmera traseira, a Samsung , inexplicavelmente, não colocou flash para iluminação das fotos. Não dá para fotografar à noite ou em ambientes escuros! Só não fez feio pois apresenta TV Digital com gravação!

Redes Sociais

Quando o assunto é interagir com os amigos, o Galaxy S apresenta a função Social Hub, uma espécie de central digital que deixa seu perfil conectado o tempo inteiro na Internet. O Xperia Arc também não faz feio. Ele foi todo desenvolvido para ser totalmente integrado ao Facebook. Nos primeiros ajustes do telefone, você já coloca sua senha da rede social e o telefone se encarrega do resto. Você nem precisa abrir o aplicativo específico do Facebook para usar a rede social.

Como o Motorola Atrix vem com Android, você pode baixar aplicativos para utilização de redes sociais na Android Market, loja de aplicativos do sistema operacional.

Armazenamento

Para guardar suas fotos, músicas, vídeos e documentos, o Motorola Atrix vem de fábrica com 16 GB de memória interna, mais do que os outros celulares comparados aqui e mais do que muitos celulares à venda no mercado. Você pode expandir a memória usando um cartão Micro SD de até 32GB, o que dá explosivos 48GB de capacidade de armazenamento.

Entre os celulares Samsung, o Galaxy S tem a capacidade de armazenamento interna de 8GB, expansível a 32GB com o cartão de memória micro SD, totalizando 40GB de espaço.

E o Sony Ericsson Xperia Arc? Perdeu feio. Vem com 1GB de memória interna, a menor capacidade dos três celulares. Se você quiser mais espaço, precisa comprar um cartão Micro SD adicional, o que aumenta o preço de um aparelho já um pouco caro.

Conclusão

Infelizmente, o Samsung Galaxy S tem defeitinhos impossíveis de serem ignorados, o que o coloca atrás dos concorrentes. Sem dúvida, o Motorola Atrix é um celular mais "parrudo", mais moderno e possui uma tela de qualidade ímpar. Mas o Xperia Arc, também tem saída HDMI, o que aumenta ainda mais a possibilidade de entretenimento em qualquer lugar. Os dois celulares estão na mesma faixa de preço. A decisão fica a seu critério: seja o Arc ou seja o Atrix, você leva pra casa uma verdadeira estação de entretenimento digital e um excelente companheiro para o trabalho.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone