Logo Zoom
Logo Zoom

O Black Shark 4 é o celular gamer mais recente da Xiaomi. Lançado em abril de 2021, o aparelho se destaca pelo bom custo-benefício em relação a rivais da mesma linha. O modelo da gigante chinesa conta com um processador potente, mas com configurações de memória mais modestas, por exemplo.

O aparelho da Xiaomi ganhou uma série de usuários desde o seu lançamento. Ficou interessado? Aqui, vamos analisar a ficha técnica do Black Shark 4 e apresentar todos os detalhes do aparelho.

Black Shark 4 tem processador potente

O Black Shark 4 conta com processador Snapdragon 870. O chipset da Qualcomm não é o mais potente, mas é um dos mais avançados do mercado e torna o aparelho uma boa opção para quem gosta de jogar. A versão Pro do modelo já conta com a versão mais recente do processador, o Snapdragon 888. A escolha da Xiaomi de não adotar a versão mais atual se justifica pela tentativa de tornar o Black Shark 4 um celular gamer não tão caro.

Black Shark 4 possui um dos processadores mais avançados do mercado (Foto: Divulgação/Xioaomi)

O aparelho conta com opções de 6GB, 8 GB ou 12 GB de memória RAM. Além disso, também tem versões com armazenamento interno de 128GB ou 256GB. Ainda que não sejam capacidades tão avançadas, dão conta do uso mais pesado do celular.

Black Shark 4 conta com carregamento em cerca de 15 minutos

A bateria do Black Shark 4, em um primeiro momento, pode até não impressionar. Com capacidade de 4.500 mAh, fica até um pouco abaixo de seus principais rivais, como o “Legion Duel” e o “Rog Phone 5”. O aparelho da Xiaomi, porém, conta com um carregador de 120W. Isso garante uma carga completa em cerca de 15 minutos. Ou seja: caso a bateria acabe, você não vai precisar esperar tanto tempo para voltar a jogar.

O Xiaomi Black Shark consegue isso de maneira interessante. O celular tem uma bateria dividida em duas partes, com um uma espécie de “cooler” entre elas. O acessório permite que a bateria, então, aguente uma carga maior em menos tempo. Por isso, o carregamento completo em tão pouco tempo.

Tela é um dos destaques do Black Shark 4

Tela é um dos diferenciais do Black Shark 4 (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Black Shark 4 Xiaomi traz na tela alguns de seus principais destaques. O aparelho conta com um display do tipo AMOLED, com 6,77 polegadas, com HDR10. O maior diferencial, no entanto, é a taxa de atualização de 144 Hz. O número é, inclusive, maior que o de seus rivais.

Quanto maior a taxa de atualização, maior a rapidez de resposta. Isso faz uma diferença e tanto nos games. Os smartphones mais simples, por exemplo, costumam ter apenas 60Hz de taxa. A resolução da tela é Full HD, o que dá ainda mais qualidade aos gráficos dos jogos. O Black Shark 4 ainda conta com 1.300 Nits de capacidade de brilho, número também maior que a maioria dos outros celulares no mercado.

Xiaomi Black Shark 4 conta com botões “escondidos” para jogos

O Xiaomi Black Shark 4 conta com um design atrativo na tentativa de ganhar a atenção dos gamers. Ainda que seja discreto em alguns pontos, conta com uma versão com a pintura em “X” na parte traseira que remete à temática dos jogos. Uma outra opção é a pintura mais simples, sem o detalhe em “X”.

O modelo ainda conta com um diferencial e tanto na sua montagem. O Black Shark 4 tem botões mecânicos específicos para jogos que ficam escondidos na carcaça do celular. Para ativá-los, basta deslizar a superfície ao lado, na lateral do celular. Os botões ainda podem ser usados como atalhos para outras funções fora dos jogos, como capturas de tela.

Black Shark 4 conta com câmeras eficientes

Black Shark 4 tem conjunto de câmeras eficiente (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Ainda que não seja seu maior objetivo, o Black Shark 4 Xiaomi conta com um bom conjunto de câmeras. Na parte da frente, conta com uma lente de 20 MP na parte superior. Bem pequeno, o sensor não atrapalha durante os jogos. A localização, porém, poderia ser melhor. O local escolhido pela marca chinesa não favorece para quem gosta de fazer gravações enquanto joga.

Na parte de trás, o Black Shark 4 conta com três câmeras. A principal conta com 48 MP no sensor. As outras duas também contam com configurações interessantes, com 8MP em uma Ultra-Wide e outra com 5MP para fotos macro.

Ficha técnica

  • Tela: 6,67 polegadas, resolução Full HD+, AMOLED, taxa de atualização de 144 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 870
  • Memória RAM: 6 GB, 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 48 MP (principal, f/1.79) + 8 MP (ultra grande-angular, f/2.4) + 5 MP (macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 20 MP
  • Peso: 210 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh, com suporte a carregamento rápido de 120 watts
  • Cores disponíveis: Preto, Cinza, Ciano, Azul e Rosa
  • Sistema operacional: Android 11, sob a interface JoyUI 12.5

Preço e custo-benefício

O Black Shark 4 foi desenvolvido para se destacar como um celular gamer mais em conta que os rivais. O preço não chega a ser baixo. A versão com as configurações mais baixas, com 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, sair por cerca de R$ 2.500. O valor, porém, pode chegar a até quase R$ 7 mil em sua versão mais completa. É um celular, no entanto, que oferece boas características para quem busca um jogo ágil e com funcionalidades específicas para os games.