Logo do Canva sendo exibida na tela de um notebook com fundo desfocado

Canva: o que é e como usar o editor de imagens online

O Canva é uma plataforma para criar peças visuais de forma descomplicada. Veja ainda celulares para usar o app e notebooks para editar imagens

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Canva é uma solução excelente para quem precisa criar imagens digitais, seja uma arte para divulgar seu trabalho nas redes sociais, um cartão de visitas, cartazes, ou até mesmo um currículo com impacto visual.

E, com a explosão de conteúdos audiovisuais em redes sociais, muita gente quer editar fotos e vídeos para compartilhar online. Independentemente de qual é eu caso, aprender como usar o Canva pode resolver suas necessidades. E é bem simples. Neste artigo, você vai saber tudo que precisa sobre essa plataforma!

O que é Canva?

O Canva é um editor de conteúdo gráfico online e gratuito, que serve para criar diversos tipos de imagens: de cartões de visita e etiquetas a posts para redes sociais. Caso você tenha alguma intimidade com produção de conteúdo digital, com certeza já ouviu esse nome, mas talvez não saiba exatamente o que é Canva e como usar o Canva. E nós vamos te explicar!

O Canva oferece muitos recursos de edição de imagens com a vantagem de ser simples e didático. A plataforma disponibiliza layouts prontos, gifs, ilustrações e várias opções para facilitar a criação de uma peça visual por um amador. Caso você seja profissional, o Canva Pro, versão por assinatura da plataforma, também dispõe de vários recursos que podem torná-lo uma ferramenta de trabalho interessante.

O final desse artigo ainda tem indicações de celulares com boa capacidade de processamento e memória RAM, o que faz diferença para editar imagens.

O que eu posso criar com o Canva?

As possibilidades do Canva podem soar vagas, mas assim que você der uma olhada no site da plataforma, tudo vai ficar bem simples. Logo na página inicial, o site apresenta opções de formatos para criação de imagens.

Canva apresenta possibilidades de criação de imagens na página inicial do site
O Canva é um editor gráfico didático e fácil de usar, com muitas possibilidades de criação (Foto: Reprodução)

Clicando na aba "Templates", o Canva dá diversas opções de layouts prontos para criar imagens de caráter variado, apenas inserindo as informações.

 Canva exibe menu de templates em sua página inicial
Canva disponibiliza diversos Templates para você criar artes com facilidade (Foto: Reprodução)

A aba "Recursos" é outro meio para começar a explorar as possibilidades do Canva. Ela apresenta, de forma mais abrangente, os serviços que a plataforma oferece.

Canva apresenta seus serviços na aba "recursos" da página inicial
O Canva tem um resumo das suas funcionalidades na aba "Recursos" (Foto: Reprodução)

Alguns exemplos de conteúdos que você pode criar com o Canva:

  • Apresentações de slides
  • Posts para redes sociais em formatos variados
  • Logotipos
  • Marcas d'água
  • Vídeos em formatos variados
  • Cartazes
  • Cartões
  • Estampas de roupas e objetos
  • Placas
  • Convites
  • Panfletos

E muitos outros! Até capas para livros e papéis de parede.

Registre-se no Canva: login e senha para a plataforma

Para desfrutar ao máximo do Canva, login e senha são necessários, mas qualquer um pode criar uma conta na plataforma. O passo a passo é bem simples.

  • Passo 1. Clique em "Registre-se", no canto superior direito da tela.
Canva tem botão para criação de conta na página inicial
Registre-se no Canva: login e senha são as únicas informações solicitadas (Foto: Reprodução)
  • Passo 2. Escolha a opção de registro: pela conta Google, pelo Facebook ou por um e-mail.
Canva dá opções de login pelo Google, pelo Facebook ou por e-mail
Crie conta no Canva a partir da sua conta Google, do Facebook ou de um e-mail (Foto: Reprodução)
  • Passo 3. Caso escolha a opção e-mail, basta inserir seu nome e o e-mail, criar uma senha e clicar em "Comece agora".
Canva solicita nome, e-mail e senha para criar conta
Sexto passo para criar conta no Canva, se optar pelo login com um e-mail (Foto: Reprodução)

Nos próximos acessos, basta abrir o site do Canva, clicar em "entrar" no canto superior direito da tela e inserir suas informações de login.

Como usar o Canva

As possibilidades de criação com o Canva são quase infinitas, então seria impossível incluir nesse artigo um passo a passo para produzir cada tipo de peça visual. Portanto, vamos apresentar os elementos da página de criação e edição para que, conhecendo as ferramentas, você consiga produzir a arte que quiser, de acordo com o seu objetivo.

Para começar, selecione o formato da arte que você deseja criar. Nós selecionamos um Story do Instagram, e a plataforma já apresentou uma tela com formato vertical, na medida certa para publicação. O Canva também abre pop-ups com pequenos tutoriais sobre as etapas recomendadas para criar uma arte.

Canva exibe tela de produção de uma nova arte
O Canva disponibiliza tela no formato desejado e tutorial para produção das artes (Foto: Reprodução)

A barra vertical à esquerda apresenta os recursos que o Canva disponibiliza para a produção da sua arte.

Atenção! Todas as ferramentas do Canva disponibilizam alguns recursos gratuitos e outros exclusivos para assinantes. Quando for escolher templates, elementos, fontes ou qualquer outro recurso visual, observe se é uma das opções gratuitas.

Ferramentas do Canva

  • Templates

Clique na primeira opção da barra, "Templates", e o Canva apresenta artes já diagramadas. Elas podem ser estáticas ou até mesmo animadas (com movimento). Clique em um template para selecioná-lo e você pode editá-lo inserindo as informações adequadas para a sua arte.

Para editar um template do Canva, basta clicar sobre os elementos que compõem a arte, como o texto ou as imagens. Você pode manter a diagramação e simplesmente reescrever o texto, por exemplo, ou pode substituir tudo usando as ferramentas que o Canva disponibiliza.

Canva: opções e seleção de templates
Canva disponibiliza templates gratuitos e editáveis (Foto: Reprodução)

Caso você escolha um template animado, pode ser que precise "desmembrar" os elementos da arte para editar só as partes que quiser. Não se preocupe, porque os pop-ups do Canva apresentarão surgirão com as orientações corretas.

Canva orienta usuário para edição de template animado
O Canva pode exigir que você desmembre os elementos da arte para editar um template animado (Foto: Reprodução)

Outro recurso muito prático que o Canva oferece é a possibilidade de criar pastas com referências a partir das imagens que você usa.

Clicando no ícone "i" logo acima da tela de criação, um pop-up apresenta algumas informações sobre a arte selecionada: se é gratuita, e as palavras-chave para encontrá-la na busca. Logo abaixo, as seguintes opções:

  • "adicionar às imagens curtidas", o que cria uma espécie de catálogo das imagens que despertaram seu interesse.
  • "Adicionar à pasta", onde você pode salvar imagens que queira usar novamente ou sirvam de inspiração para criar outras artes.
  • E "ver itens parecidos", alternativa que vai te apresentar artes semelhantes à que você escolheu. Essa opção é bem útil se você busca artes que se enquadrem na identidade visual da sua empresa, por exemplo.

Recursos como esse, semelhantes ao Pinterest, tornam o Canva um editor e uma fonte de material. Por isso a plataforma é tão prática: você não precisa criar nada do zero.

Canva mostra opções de salvamento de arquivos na própria plataforma
No Canva, você pode criar pastas para salvar imagens usadas e referências (Foto: Reprodução)
  • Elementos

Essa categoria agrupa vários recursos que o Canva oferece para compor sua arte. Figurinhas estáticas e animadas, formas geométricas, gráficos, fotos e até vídeos e áudios. Basta clicar no elemento desejado, e ele será transferido para a sua tela. Em seguida, ajuste o tamanho e a posição do elemento de acordo com a sua arte.

Canva exibe guia de elementos, que são recursos audiovisuais para compor artes
Os elementos do Canva são recursos variados para compor sua arte (Foto: Reprodução)
  • Uploads

O terceiro recurso da barra é o de "upload", ou seja, você pode subir arquivos do seu computador, celular ou de outras plataformas para o Canva e usá-los nas suas edições. Clique no botão roxo "fazer upload" e escolha de onde você deseja importar o arquivo, de acordo com as opções apresentadas.

Canva permite fazer upload de arquivos para a plataforma (Foto: Reprodução)
Canva permite fazer upload de arquivos para a plataforma (Foto: Reprodução)

Todos os arquivos que você subir para o Canva permanecerão nessa aba. Assim, se você precisar usar um deles novamente, não precisa fazer outro upload. Caso queira excluir um arquivo, basta clicar com o botão direito sobre ele (no desktop) ou pressioná-lo (no mobile) e, em seguida, clicar em "lixeira".

Canva mostra opções de plataformas que podem disponibilizar conteúdos para upload
O Canva aceita upload de arquivos salvos na máquina ou de outras plataformas (Foto: Reprodução)
  • Texto

Assim como as opções de template, o recurso de texto do Canva tem formatações pré-prontas e personalizáveis, mas também é possível criar seu lay-out de texto do zero. Escolha a fonte, a cor, o espaçamento e todas as configurações de acordo com a sua preferência.

Canva mostra opções de personalização de texto
Personalizar o texto da sua arte é parte de como usar o Canva (Foto: Reprodução)
  • Fundo

No Canva, você pode selecionar um template pronto ou escolher um fundo para montar a sua arte. O fundo é a primeira camada da imagem, sobre a qual todos os outros elementos visuais serão organizados.

Canva tem opções de fundo para imagens
Escolha um fundo para aplicar sobre a sua tela ou alterar um template do Canva (Foto: Reprodução)

Como tirar o fundo de uma imagem no Canva

Essa é uma das funcionalidades mais procuradas em editores de imagens. Em programas de edição profissionais como Photoshop e Illustrator, remover o fundo de imagens requer habilidade, paciência e conhecimento da ferramenta.

Sabendo disso, os desenvolvedores descomplicaram como tirar o fundo de uma imagem no Canva: de forma automática, basta um clique. Super prático, não é? O problema é que só os assinantes da plataforma têm acesso a esse recurso.

Para driblar essa inconveniência, sugerimos usar o site remove.bg. É gratuito e basta fazer o upload da imagem para remover o fundo. Em seguida, baixe a imagem recortada para o seu computador ou celular e a exporte para o Canva por meio da ferramenta "upload", mencionada anteriormente no texto.

Canva tem botão para tirar fundo de uma imagem automaticamente exclusivo para assinantes
Como tirar o fundo de uma imagem no Canva: recurso é exclusivo para assinantes (Foto: Reprodução)

Como fazer marca d'água no Canva

Em compensação, o processo de como fazer marca d'água no Canva é, além de simples, acessível para todos os usuários. Veja o passo a passo:

  • Passo 1. Faça o upload da imagem que será sua marca d'água - normalmente uma logo.
  • Passo 2. Na galeria dos arquivos importados, clique na imagem para que ela seja adicionada à sua arte.
  • Passo 3. Selecione a imagem que será a marca d'água na arte.
  • Passo 4. Selecione o ícone xadrez na parte superior direita da tela - é a ferramenta de transparência.
Canva tem ferramenta para fazer marca d'água
Como fazer marca d'água no Canva (Foto: Reprodução)
  • Passo 5. Regule a transparência da imagem até que ela fique com a opacidade adequada para uma marca d'água.
Canva oferece recurso para fazer marca d'água
Regule a opacidade da imagem para fazer uma marca d'água no Canva (Foto: Reprodução)

Como usar o Canva no celular

O Canva não tem só a versão web: você pode baixar o aplicativo na Play Store do Android ou na App Store do iOS. Quando o download estiver completo, abra o aplicativo e faça login na sua conta. Os recursos disponíveis no app são praticamente os mesmos do Canva online. A propósito, temos uma lista de celular com tela grande para melhorar essa experiência também.

Canva Pro

Quais as diferenças entre o Canva Pro e o Canva gratuito?

O Canva Pro é a versão paga da plataforma e oferece vários recursos especiais para os assinantes. Fontes personalizadas, acesso a recursos gráficos restritos para os usuários da versão gratuita do Canva, download em melhor qualidade e a famosa ferramenta para retirar o fundo da imagem são alguns deles.

A taxa para assinar o Canva Pro atualmente é de R$24,15 por mês no plano anual, mas a plataforma oferece um período de teste de 30 dias, inteiramente gratuito.

Vale a pena assinar o Canva Pro?

Você precisa produzir imagens constantemente, mas não domina as ferramentas profissionais ou gostaria de uma alternativa mais prática e barata? Então definitivamente vale a pena assinar o Canva Pro.

A assinatura libera acesso a privilégios como mais de 75 milhões de fotos profissionais, elementos gráficos espeiciais, mais de 420 mil templates atualizados diariamente, criação de Kit de Marca para empresas e empreendedores, uso ilimitado do removedor de fundo e opções de redimensionamento de imagem.

Outra vantagem é que o Canva Pro oferece 100 GB de espaço na nuvem para que você armazene seus projetos, enquanto a versão gratuita da plataforma oferece apenas 5 GB.

Canva Pro: página inicial para assinatura de plano
Canva Pro oferece privilégios aos assinantes (Foto: Reprodução)

Produtos para trabalhar com edição de imagens

Editar imagens pode demandar muito do aparelho, então é importante ter um celular com boa quantidade de memória RAM e um bom processamento para dar conta do recado. Veja a seguir algumas opções de celulares para usar na edição de imagens.

Quer ver mais opções de celulares para trabalhar com edição de imagens? Nessa lista, você encontra os melhores celulares com 6GB de memória RAM.

Alguns deles também estão na lista de melhores celulares de 2021, que pode te interessar. Caso prefira fazer isso no computador, vale a pena ver nosso artigo com melhor notebook para edição de fotos.