A tecnologia de carregamento sem fio, como o próprio nome já entrega, permite alimentar a bateria do seu celular sem o uso de cabos entre a base do carregador e o aparelho. E, apesar de ser bastante prático em alguns casos, esse recurso tem algumas limitações e desvantagens no dia a dia.

A seguir, entenda como funciona o carregador wireless e descubra modelos de celulares compatíveis para além dos populares iPhone X e Galaxy S9.

Leia também: Os Melhores Carregadores Sem Fio do Momento

Como é feito o carregamento sem fio?

Quando os celulares foram lançados, há duas décadas, eles tinham que ser colocados em uma base parecida com a do telefone fixo para retomar o nível da bateria. Depois, surgiram os carregadores com fio, os quais ainda são os mais populares.

Carregador wireless no Galaxy S8

O carregador wireless é mais recente. Eles funcionam graças a uma pequena base — normalmente, circular. Ela é conectada à tomada, e o celular deve ser deixado descansando sobre ela.

O processo acontece com a transferência por meio da indução eletromagnética. O próprio mecanismo converte esses “pacotes” em energia elétrica, a qual dá potência para a bateria. Após o tempo necessário para cada modelo, é só tirar o celular de cima e voltar a usá-lo.

Existem vários padrões de carregamento por indução. Um dos mais populares é o Qi, lançado pela primeira vez em 2008 e adotado por empresas como Apple, Samsung, Asus, Google, Motorola e Xiaomi.

Quais são as vantagens do carregamento sem fio?

Depois de entender como funciona o carregador wireless, chegou a hora de descobrir seus benefícios e se ele é útil para você. Em primeiro lugar, é uma ótima alternativa para os apaixonados por tecnologia. É o que há de mais moderno atualmente, então estará de acordo com as tendências.

Também é um elemento prático, já que você não precisará se preocupar com cabos frágeis e que quebram rapidamente. Se for bem cuidado, o carregador terá uma duração bem maior.

Outro ponto positivo é o visual. Ter um dispositivo do tipo em sua mesa é muito mais bonito do que lidar com vários fios embolados, por exemplo.

E as desvantagens?

Porém, não dá para desconsiderar que há alguns pontos negativos. O primeiro é em relação ao material dos aparelhos. Um celular com carregamento sem fio, normalmente, tem a parte de trás feita de plástico ou vidro. Isso acontece porque o metal impede a transferência de energia.

Também pode ocorrer de ele não carregar através de algumas capas. As mais robustas ou com elementos de metal têm que ser retiradas.

Carregador wireless sobre a mesa

A velocidade de carregamento é outro fator determinante. No geral, o carregamento sem fio é sempre mais lento do que com o fio, apesar de já existiram tecnologias de carregamento wireless rápido. Ainda assim, se comparado ao carregamento com fio rápido, o carregador wireless fica em desvantagem.

Para completar, não é possível utilizar o smartphone enquanto carrega. Embora isso não seja recomendável em nenhuma situação, muitos usuários aproveitam a conexão ao cabo e deixam o aparelho ativo. Sem o contato físico, o celular não vai ver o nível da bateria crescer.

Conheça alguns modelos de celulares compatíveis com carregamento sem fio:

Smartphone Samsung Galaxy S9 SM-G9600 128GB

Smartphone Samsung Galaxy S8 SM-G950 64GB

Smartphone Samsung Galaxy Note 9 SM-N9600Z 128GB

Smartphone Samsung Galaxy Note 8 SM-N950F 64GB

Smartphone Apple iPhone XS 64GB 4G

Smartphone Apple iPhone X 64GB 4G

Smartphone Apple iPhone 8 64GB 4G

Smartphone LG G7 ThinQ 64GB 4G Android

Com informações: The Guardian | The Verge


Leia também: Os Melhores Celulares do Momento

Mais sobre o /deumzoom: