Celular com 4GB de RAM: veja melhores opções em 2021

Preparamos uma listagem com os melhores modelos de celular com 4GB de RAM.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

Na hora de escolher um smartphone novo é importante ficar atento à sua ficha técnica. Um dos quesitos mais importante para usar seu sistema com tranquilidade, além do processador, é a memória RAM. Modelos de celular com 4GB de RAM vão garantir uma experiência sem travamentos e “engasgos” do aparelho ao rodar os aplicativos do dia a dia, como redes sociais, jogos, entre outros.

Felizmente, essa quantidade de memória RAM já está se tornando comum até nos modelos de entrada, que são os mais baratos do mercado. O Zoom preparou uma lista completa com alguns dos melhores modelos de celular com 4GB de RAM para comprar no Brasil em 2021.

Todas essas opções de celular com 4GB de RAM são bons para o uso no dia a dia e até em alguns jogos populares mas, se você quer ainda mais potência, dê uma olhada na nossa seleção com os melhores modelos que possuem 6 GB de RAM, que terão ainda mais fluidez.

Não deixe de conferir também os melhores smartphones de 2021 e os dispositivos com bom custo-benefício.

Philco Hit P10

Os 128 GB de armazenamento interno se destacam nesse celular com 4GB de RAM

O Philco Hit P10 é uma das opções mais baratas com 128 GB de armazenamento interno, e a boa notícia é que ele também é um celular com 4GB de RAM. Seu processador, o A55, consegue rodar apps do dia a dia e jogos leves com bom desempenho.

O Hit P10 ainda traz conjunto triplo de câmeras, com sensor ultra-wide e de profundidade, para realizar o efeito do modo retrato e deixar as fotos ainda mais estilosas (entenda mais sobre lentes de celulares).

Esse celular com 4GB de RAM possui uma tela de 6,2 polegadas com resolução HD+, o que é normal em aparelhos de entrada. A bateria é de 4.000 mAh e tem autonomia estimada de um dia completo em uso moderado, mas caso você jogue bastante, precisará carregá-lo duas vezes ao dia. Veja o nosso review do celular da Philco após dias de teste.

Prós e contras do Philco Hit P10

Prós:

  • Possui 4 GB de memória RAM
  • Armazenamento interno é de 128 GB
  • Tem três câmeras traseiras

Contras:

  • Tela com resolução apenas em HD+
  • Bateria de 4.000 mAh é de baixa autonomia

Moto E7 Plus

Um celular com 4GB de RAM e preço baixo

O Moto E7 Plus é uma opção baratinha de celular com 4 GB de memória RAM. Seu processador é o Snapdragon 460, um chip indicado para o uso de redes sociais e outros apps leves, mas que não é tão potente se quiser exigir mais dele (saiba mais sobre esses processadores). Ao todo, são 64 GB de armazenamento interno e espaço para cartão de memória.

Ele tem duas câmeras traseiras, mas o destaque fica para a principal que conta com 48 MP e tecnologia quad-pixel, que a deixa quatro vezes mais sensível à luz. Esse aparelho tem um a bateria de 5.000 mAh que dura até dois dias de acordo com a Motorola.

Prós e contras do Moto E7 Plus

Prós:

  • Os 64 GB de armazenamento interno guardam muitos arquivos
  • Chega com Android 10 de fábrica
  • Bateria de 5.000 mAh oferece boa autonomia

Contras:

  • Processador Snapdragon 460 não é muito potente
  • Tela com resolução apenas HD+

Samsung Galaxy A12

Esse celular com 4GB de RAM tem quatro câmeras traseiras

O Galaxy A12 também é uma opção baratinha de celular com 4 GB de memória RAM. Ele está equipado com o processador Helio P35, que não é tão potente, mas tem bom desempenho no uso do dia a dia e consegue rodar jogos leves. Ao todo, são 64 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória.

Esse celular tem conjunto quádruplo de câmeras, e o destaque fica para a principal que possui 48 MP e foco automático. Além dela, ele possui dois sensores de 5 MP (macro e ultra-wide) e um de 2 MP que é usado como sensor de profundidade. Na parte frontal a câmera de selfies tem 8 MP.

A sua tela tem 6,5 polegadas, resolução HD+ e proporção 20:9, que a deixa mais esticada e confortável de segurar o A12. A bateria também tem 5.000 mAh e suporte a carregadores turbo de até 15W. O Galaxy A12 será vendido nas seguintes cores: preto, branco, azul e vermelho.

Prós e contras do Moto E7 Plus

Prós:

  • Possui quatro câmeras traseiras
  • Câmera principal tem 48 MP
  • Bateria de 5.000 mAh oferece boa autonomia

Contras:

  • Processador Helio P35 não é muito potente
  • Tela com resolução apenas HD+
  • O carregamento turbo de 15W ainda é um pouco lento

LG K62

Celular com 4GB de RAM e resistência militar

O LG K62 se destaca pelo conjunto quádruplo de câmeras, cuja principal tem 48 MP e tecnologia quad-pixel, que transforma quatro pixels em um e deixa o sensor mais sensível à luz. Além dessa câmera, ele possui uma de 5 MP (ultra-wide) e outras duas de 2 MP (macro e sensor de profundidade). Na parte frontal, a câmera é de 13 MP e faz selfies com HDR.

Ele tem uma tela de 6,6 polegadas de resolução HD+. A fabricante destaca a certificação militar, que significa que o LG K62 passou por testes de choque térmico, quedas, vibração, entre outros. Sua bateria é de 4.000 mAh e oferece autonomia para um dia completo de uso conforme cita a LG.

O LG K62 é um celular com 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória. Ele usa o processador Helio P35, e já chega com Android 10 instalado de fábrica.

Prós e contras do KG K62

Prós:

  • Possui 64 GB e espaço para cartão de memória
  • Possui quatro câmeras traseiras
  • É resistente graças a certificação militar

Contras:

  • Tela com resolução apenas em HD+
  • Processador Helio P35 pode deixar a desejar
  • Bateria de 4.000 mAh não dura mais que um dia

Motorola Moto G10

Esse celular com 4GB de RAM tem uma excelente bateria

Lançado em 2021, o Moto G10 é a nova proposta da Motorola para o mercado intermediário e também entra na nossa lista de celular com 4GB de RAM. Ele usa o processador Snapdragon 460 e é vendido em dois modelos, com 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno.

Ao todo, são quatro câmeras traseiras, mas o destaque fica para a principal de 48 MP com recurso quad-pixel, que a deixa quatro vezes mais sensível à luz. Além dela, o celular tem um sensor de 8 MP com lente ultra-wide e outros dois de 2 MP cada, (macro e sensor de profundidade).

O Moto G10 é um celular com tela grande, de 6,5 polegadas e proporção 20:9, que a deixa mais “esticada”. A bateria tem 5.000 mAh de capacidade e a fabricante promete até dois dias de duração em uso moderado.

Prós e contras do Moto G10

Prós:

  • Opções com 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno
  • Possui quatro câmeras traseiras com a principal de 48 MP
  • Tem bateria de 5.000 mAh

Contras:

  • Tela com resolução apenas em HD+
  • Processador Snapdragon 460 não é muito potente
  • Sem carregamento turbo com boa velocidade

Huawei P30 Lite

Esse celular com 4GB de RAM tem um ótimo espaço de armazenamento interno

Se você curte os aparelhos da Huawei, o P30 Lite é uma opção bacana de celular com 4GB de RAM. Ele usa o processador Kirin 710, tem 128 GB de armazenamento interno e ainda conta com suporte aos sistemas Google.

Sua tela usa a tecnologia LTPS IPS, tem 6,1 polegadas e resolução Full HD! No entanto, a bateria deixa a desejar, já que são apenas 3.340 mAh, capacidade abaixo até mesmo de modelos de entrada mais recentes.

Ao todo, são três câmeras traseiras: 24 MP (principal), 8 MP (ultra-wide) e 2 MP (sensor de profundidade). Esse celular possui carregamento turbo, leitor biométrico e entrada para fone de ouvido.

Prós e contras do P30 Lite

Prós:

  • Possui 128 GB de armazenamento interno
  • Processador Kirin 710 entrega bom desempenho
  • Tela com resolução Full HD

Contras:

  • Bateria com apenas 3.340 mAh de capacidade
  • Câmera não filma em 4K

Moto G9 Power

Esse celular com 4GB de RAM tem uma bateria gigante!

Quer jogar o dia todo? O Moto G9 Power é uma excelente opção de celular com 4GB de RAM e boa capacidade de bateria. Ao todo, são 6.000 mAh de capacidade e autonomia para mais de dois dias de uso, segundo a Motorola. Ele também possui carregamento turbo de 20W.

Seu processador é o Snapdragon 662, chip que une bom desempenho e economia de bateria. O Moto G9 Power ainda conta com 128 GB de armazenamento interno e uma tela gigante, de 6,8 polegadas!

O conjunto de câmeras não decepciona, com o sensor principal tendo 64 MP e tecnologia quad-pixel, que transforma quatro pixels em um e capta mais luz, melhorando as fotos em ambientes com baixa iluminação. Ele também possui outras duas câmeras de 2 MP, sendo uma ultra-wide e outra macro. O sensor de selfies possui 16 MP. Veja o nosso review do celular da Motorola após dias de teste.

Prós e contras do Moto G9 Power

Prós:

  • A tela de 6,8 polegadas tem um bom tamanho para jogos
  • Bateria de 6.000 mAh tem uma ótima autonomia
  • 128 GB de armazenamento interno é suficiente para centenas de arquivos
  • Câmera de 64 MP registra boas fotos

Contras:

  • Filma apenas em 4K
  • Tela com resolução apenas em HD+
  • Processador Snapdragon 662 não é tão bom para jogos ou apps muito pesados

Xiaomi Redmi Note 8

Um dos melhores custo-benefício entre modelos de celular com 4GB de RAM

O Redmi Note 8 é um celular com 4GB de RAM que sempre aparece na nossa lista de celulares mais vendidos do mês justamente por ser um excelente custo-benefício. Esse aparelho usa o processador Snapdragon 665, um chip octa-core que combina desempenho e boa economia de bateria. O armazenamento interno é de 64 GB ou 128 GB, dependendo da versão escolhida.

Outro destaque do Redmi Note 8 é a sua boa qualidade de imagem, já que ele possui tela de 6,3 polegadas, resolução Full HD e proteção Gorilla Glass, para evitar aqueles arranhados cotidianos. Sua bateria tem 4.000 mAh e suporte aos carregadores turbo de 18W.

Ao todo, são quatro câmeras, sendo que a principal tem 48 MP e recurso quad-pixel, que a deixa quatro vezes mais sensível à luz e melhora fotos no modo noturno. Além dela, ele possui uma de 8 MP (ultra-wide), uma de 2 MP (macro) e outra de 2 MP (sensor de profundidade). Na parte frontal a câmera de selfies tem 13 MP.

Prós e contras do Redmi Note 8

Prós:

  • Tem bom custo-benefício
  • Tela de 6,3 polegadas com resolução Full HD
  • Quatro câmeras traseiras com a principal sendo de 48 MP
  • Opções com 64 GB e 128 GB de armazenamento interno

Contras:

  • Bateria de apenas 4.000 mAh
  • Seu Bluetooth é 4.2

Motorola Moto G30

Esse celular com 4GB de RAM possui tela de 90 Hz

Lançado em 2021, o Moto G30 é uma excelente opção de celular intermediário e se destaca pela sua tela, com 90 Hz de taxa de atualização. Isso faz com que as imagens atualizem mais rápido, tornando a navegação ainda mais fluída.

Esse celular usa o processador Snapdragon 662, um chip octa-core que consegue apps leves e jogos tranquilamente. Ao todo, são 4 GB de RAM e armazenamento interno de 64 GB ou 128 GB, dependendo da versão escolhida. A bateria do Moto G30 também impressiona pelos 5.000 mAh de capacidade, com suporte aos carregadores turbo de 20W.

O Moto G30 tem quatro câmeras traseiras: 64 MP (principal), 8 MP (ultra-wide), 2 MP (macro) e 2 MP (sensor de profundidade). A câmera frontal tem 13 MP, recurso de HDR e faz gravações em Full HD!

Prós e Contras do Moto G30:

Prós:

  • Possui 90 Hz de taxa de atualização
  • Possui opções com 64 Gb ou 128 GB de armazenamento interno
  • Quatro câmeras traseiras com a principal de 64 MP
  • Bateria de 5.000 mAh com boa autonomia

Contras:

  • Tela com resolução apenas em HD
  • Gravação de vídeo "apenas" em Full HD

Samsung Galaxy A32

O Galaxy A32 é um celular com 4GB de RAM e tela AMOLED

Assim como o modelo anterior, o Galaxy A32 também é um celular com 4GB de RAM que aposta em uma tela com maior taxa de atualização. Esse painel tem 6,4 polegadas, resolução Full HD, tecnologia AMOLED e 90 Hz de taxa de atualização, recurso que deixa a navegação mais fluída.

Esse celular usa o processador MediaTek Helio G80, um chip com desempenho excelente, seja para redes sociais, navegação na internet ou mesmo jogos. Ao todo são 128 GB de armazenamento interno e Android 11 já instalado de fábrica. A bateria não fica para trás, com 5.000 mAh e duração para mais de um dia em uso moderado.

Um dos grandes destaques do Galaxy A32 é o seu conjunto quádruplo de câmeras, cujo sensor principal tem 64 MP. Além dele, o celular também tem câmeras auxiliares de 8 MP (ultra-wide), e duas de 5 MP (macro e sensor de profundidade). A câmera de selfies tem 20 MP e HDR integrado.

Prós e contras do Galaxy A32

Prós:

  • Tela AMOLED com resolução Full HD e 90 Hz oferece ótima qualidade
  • Processador Helio G80 tem bom desempenho
  • 128 GB de armazenamento interno é um bom espaço
  • Quatro câmeras traseiras com a principal de 64 MP
  • Bateria de 5.000 mAh tem boa autonomia
  • Já chega com o Android 11 de fábrica

Contras:

  • Sem proteção contra água
  • Não filma em 4K

Samsung Galaxy A51

O Galaxy A51 é um celular com 4GB de RAM e conjunto bem completo

O Galaxy A51 é uma excelente opção de celular com 4GB de RAM e possui um hardware bem completo por um preço acessível. Ele usa o processador Exynos 9611, preparado para rodar apps do dia a dia, redes sociais, ferramentas de produtividade e até jogos com bom desempenho. Ao todo, são 128 GB de armazenamento interno com espaço para cartão.

Sua tela é boa para assistir vídeos e filmes, já que tem 6,5 polegadas, Full HD e tecnologia Super AMOLED, com direito a leitor biométrico integrado. É válido ressaltar que o modelo intermediário da Samsung tem uma bateria de 4.000 mAh com suporte ao carregamento turbo.

O Samsung Galaxy A51 também é um ótimo aparelho para quem gosta de tirar fotos, já que tem quatro câmeras traseiras. A principal de 48 MP e filma em 4K; a secundária de 12 MP (ultra-wide); a terceira de 5 MP (macro) e a última, que também é de 5 MP (sensor de profundidade). Na parte frontal, ele possui uma câmera de 32 MP e recurso HDR, para melhorar as cores das selfies.

Prós e contras do aparelho

Prós:

  • Possui tela de 6,5 polegadas com resolução Full HD
  • Processador Exynos 9611 bom para uso no dia a dia
  • Tem 128 GB de armazenamento interno
  • Conjunto quádruplo de câmeras com gravação de vídeos 4K

Contras:

  • Bateria de "apenas" 4.000 mAh

Xiaomi Redmi Note 9S

O Redmi Note 9S é um celular com 4GB de RAM bom para jogos

O Redmi Note 9S é um dos melhores smartphones chineses para comprar em 2021, por isso não é surpresa que ele apareça na nossa lista de celular com 4GB de RAM. O aparelho da Xiaomi se destaca por ter um conjunto completo e preço acessível, o que o torna um dos melhores custo-benefício do Brasil.

Esse celular usa o processador Snapdragon 720G, chip octa-core que é otimizado para jogos. Sua bateria tem 5.020 mAh e oferece autonomia para até dois dias completos de uso conforme cita a Xiaomi.

A tela tem 6,67 polegadas, proteção Gorilla Glass contra arranhões e não decepciona quando o assunto é qualidade, já que possui resolução Full HD! Um dos destaques do Redmi Note 9S é o conjunto quádruplo de câmeras, sendo a principal de 48 MP, a secundária de 8 MP (ultra-wide), a terceira de 5 MP (macro com foco a laser) e última 2 MP (sensor de profundidade).

Prós e contras do aparelho

Prós:

  • Processador Snapdragon 720G, bom para jogos
  • Tela de 6,67 polegadas com resolução Full HD
  • Tem opção com 6 GB de memória RAM
  • Armazenamento interno de 64 GB ou 128 GB
  • Bateria de 5.020 mAh com boa duração
  • Câmeras traseiras com a principal de 48 MP

Contras:

  • Sem proteção contra água
  • Tela com tecnologia de tela “apenas” IPS
  • Câmera frontal de apenas 16 MP

Apple iPhone 12

Um ótimo iPhone com 4 GB de RAM

Apesar de não ser informado oficialmente pela Apple, sabe-se que o iPhone 12 é um celular com 4GB de RAM, pois ele já passou por vários testes de hardware mundo afora que revelaram essa informação. A diferença é que o chip Apple A14 Bionic faz com que esse celular entregue um dos melhores desempenhos atualmente, conseguindo rodar qualquer app ou jogo da App Store.

Sua tela tem 6,1 polegadas, usa a tecnologia XDR OLED e tem resolução maior que Full HD. Para melhorar ainda mais a imagem ela tem HDR10 e True Tone, uma função que adapta a tonalidade conforme o brilho do ambiente. Sua bateria chega a durar 17 horas em uso contínuo para mídias.

Ao todo, são duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP. Enquanto a principal foco dual-pixel e estabilização óptica, a secundária possui lente ultra-wide para enquadramentos maiores. Esse celular tem um ótimo modo noturno e faz vídeos em até 4K a 60 FPS. A câmera frontal tem 12 MP e também faz vídeos em 4K.

Prós e Contras do iPhone 12:

Prós:

  • Processador Apple A14 Bionic é super rápido
  • Tem opções com 64 GB, 128 GB e 256 GB de armazenamento interno
  • Tela XDR OLED entrega excelente qualidade de imagem
  • As duas câmeras de 12 MP são excelentes para fotos e vídeos
  • Bateria com boa autonomia, carregamento turbo e carregamento sem fio
  • Possui proteção contra água

Contras:

  • É um celular caro
  • Não tem slot para cartão de memória (assim como os outros iPhones)

Escolheu seu celular com 4GB de RAM? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele chegar no valor que deseja pagar ou perto disso. Veja como abaixo!

Leia também: